Jump to main page content
Loading...

Project Portugal 2020

Melhoria das condições de acolhimento nas paragens de transporte coletivo rodoviário

Project sheet

Name

Melhoria das condições de acolhimento nas paragens de transporte coletivo rodoviário .

Funding amount

466,18 thousand € .

Value executed

158,7 thousand € .

Operation code

NORTE-05-1406-FEDER-000091 .

Conclusion date

31.12.2023 .

Summary

Em 2013, a Câmara Municipal da Maia concluiu a elaboração do designado Plano de Mobilidade Sustentável do Concelho da Maia (PMSCM), cuja elaboração teve como principais objetivos: • A promoção da mobilidade sustentável, fomentando a utilização de modos de transporte mais ecológicos para as deslocações, tais como os transportes públicos e os modos suaves; • A articulação entre planeamento territorial e o planeamento de transportes; • A interoperabilidade entre os diferentes modos de transporte e ainda entre os diversos componentes da cadeia de transportes; • O reforço da informação urbana. No domínio da caracterização e diagnóstico do Plano de Transportes Públicos Coletivos dos PMSCM, a análise da cobertura territorial dos serviços permitiu concluir que: Existe um eixo central entre a Maia e o Castelo da Maia, onde há uma maior densidade de serviços; A sudeste deste eixo, e prolongando-se até ao sul do concelho (na Freguesia de Pedrouços) e a poente da A3 existe uma larga área onde a cobertura territorial dos serviços de transporte coletivo é no geral, mais elevada; A zona norte do concelho (freguesias de Folgosa e São Pedro de Fins) apresenta baixos níveis de cobertura territorial do transporte coletivo. Estas zonas correspondem grosso modo às áreas de menor densidade populacional e com um carater marcadamente mais rural; Nas freguesias de Pedrouços e Nogueira e num conjunto de zonas a nordeste das freguesias de Gueifães e de Águas Santas, verificam-se os níveis mais elevados de densidade dos serviços de TC rodo no concelho; Nestas zonas de maior cobertura territorial dos serviços, verifica-se a existência de zonas com muito baixas densidades de serviços (frequências reduzidas), destacando-se, na freguesia da Cidade da Maia, a zona envolvente à ex-EN13 que se constitui como um dos mais importantes polos de concentração de emprego, que não se encontra servido por serviços regulares de transporte público; De um modo geral o concelho apresenta uma boa cobertura territorial, encontrando-se todas as áreas urbanas a menos de 500 metros de uma paragem de transporte coletivo e uma percentagem significativa do território concelhio a 500 metros das paragens de TC; Existem no entanto algumas áreas em que a cobertura territorial é deficitária, sendo as mais relevantes a zona poente de Vila Nova da Telha, o extremo sudoeste da freguesia da Maia e, a nascente, partes das freguesias de Águas Santas (extremo norte), Silva Escura, São Pedro de Fins e Folgosa. Também no extremo norte do concelho se verifica a existência de diversas zonas que se encontram a mais de 500 metros de uma paragem de TC; Existem freguesias que não possuem ligações entre zonas pertencentes às mesmas, na generalidade transversais (por exemplo entre Folgosa e Gemunde) ou diagonais (por exemplo entre Gemunde e Águas Santas); Há um grande número de ligações diretas (sem transbordos) entre freguesias; ? Dos resultados obtidos conclui-se que os tempos médios de viagem para o total do dia são muito superiores do que os estimados para a hora de ponta da manhã (HPM), o que se deve ao facto de muitas carreiras possuírem frequências muito baixas fora dos períodos de ponta, traduzindo-se num aumento significativo dos tempos de espera. No diagnóstico efetuado à rede de transporte público, um outro aspeto importante na caracterização da rede prende-se com a falta de integração física entre os vários modos de transporte que se constitui como uma limitação à realização de transbordos e retira atratividade ao sistema de transportes públicos. Mencionam-se a título exemplificativo a existência de diversas situações em que as ligações entre modos de transportes se efetua por arruamentos urbanos não existindo por exemplo interface entre o metro e o modo rodoviário de rebatimento (estações de Mandim, Zona Industrial, Castêlo da Maia, Parque Maia e Pedras Rubras), bem como a ausência de adequadas infraestruturas de apoio (serviços complementares, apoio aos utentes) e a não garantia das melhores condições de acessibilidade universal. O conceito de intervenção equacionado no Plano de Transportes Coletivos desenvolve-se do seguinte modo: • Hierarquização da rede de transporte coletivo, o que permite enfatizar as ligações a potenciar, bem como estruturar os principais nós de articulação modal desta rede; • Melhoria da informação disponibilizada aos utilizadores do sistema, em termos qualitativos e quantitativos; • Melhoria das paragens de transporte coletivo rodoviário, potenciando um maior conforto e segurança aos seus utilizadores; • Melhoria da integração física entre modos de transporte em algumas interfaces e das condições de funcionamento por disponibilização de serviços complementares; • Promoção da Integração Tarifária. Com a execução do presente projeto designado por “Melhoria das condições de acolhimento das paragens de transporte público coletivo”, pretende-se dar resposta às insuficiências relevadas no diagnóstico do PMSCM relativamente às paragens, como sejam: problemas de má sinalização, degradação do estado de conservação e reduzidos níveis de conforto seja para o cidadão comum, seja para as pessoas com mobilidade reduzida e falta de informação sobre os serviços disponibilizados, fatores sobre os quais importa intervir para melhorara a atratividade deste modo e inverter a tendência de supremacia de utilização do transporte individual nas deslocações pendulares. Prevê-se com este projeto tratar as paragens de transporte coletivo rodoviário, dotando-as de melhores condições de acessibilidade e de estadia por parte dos passageiros. Assim, sempre que possível, as várias paragens deverão ser dotadas de abrigo para proteção dos passageiros às intempéries, bancos e disponibilização de informação sobre os serviços de transporte, não esquecendo, as medidas do Plano Municipal de Acessibilidade para Todos (PMAT), relativas à garantia de acesso universal às paragens, as quais deverão ser devidamente coordenadas com os veículos que operam nas mesmas, em função dos operadores em serviço. As interfaces desempenham um papel determinante no funcionamento de um sistema de transportes intermodal e devem garantir que a ligação entre os diferentes modos de transportes se processa: • de forma acessível a todos os cidadãos, incluindo cidadãos com mobilidade condicionada; • de forma rápida e sem perdas de tempo significativas no transbordo; • com condições de conforto e segurança para o passageiro. Assim, justifica-se a intervenção concentrada nas paragens de transporte público rodoviário instaladas no concelho, as quais funcionam como mini-interfaces, tornando-as mais acessíveis, mais confortáveis, permitindo aumentar a utilização do transporte coletivo rodoviário por parte dos cidadãos, não descurando as duas principais funções das interfaces, que são a função transporte e a função urbana.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

466,18 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Maia 466,18 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024