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Project Portugal 2020

Requalificação das Ruas Antunes Guerreiro, Inácio Pizarro e Longras e das Avenidas 5 de Outubro e Tâmega (PAMUS 1.3 e 2.2)

Project sheet

Name

Requalificação das Ruas Antunes Guerreiro, Inácio Pizarro e Longras e das Avenidas 5 de Outubro e Tâmega (PAMUS 1.3 e 2.2) .

Funding amount

730,84 thousand € .

Value executed

767,05 thousand € .

Operation code

NORTE-05-1406-FEDER-000077 .

Conclusion date

30.11.2023 .

Summary

A presente operação consubstancia a requalificação de três ruas (“Antunes Guerreiro”, “Inácio Pizarro” e “das Longras”) e de duas avenidas (“5 de Outubro” e “do Tâmega”) localizadas nas freguesias de Santa Maria Maior e União de Freguesias de Stª Cruz/Trindade e Sanjurge, numa extensão total de aproximadamente 2.792 metros, correspondendo a uma área de 20.360m2, destinada aos modos suaves de circulação, prevendo-se, nomeadamente as seguintes ações: - Requalificação das Ruas Antunes Guerreiro e Inácio Pizarro (frequentemente designada, nos anexos da candidatura, por Lote 5-1) - Esta intervenção, numa extensão total de 880,35 metros que contempla 6.523m2 de área destinada aos modos suaves de circulação, visa beneficiar a mobilidade pedonal e os aspetos funcionais da via, através do alargamento dos passeios, do reordenamento dos lugares de estacionamentos e do melhoramento da sinalização, bem como pela introdução de espécies arbóreas complementando o “alinhamento” de outras já existentes e deste modo, dotar a via de melhores condições de conforto e segurança para os utentes, contribuído para uma mobilidade urbana mais sustentável. A intervenção proposta, que se inicia na rotunda existente sobre a interseção da Avenida da Trindade com a Rua Augusto Pizarro e termina no entroncamento da Rua Antunes Guerreiro com a Avenida do Tâmega, reduz a largura das faixas de rodagem, com o aumento dos espaços para passeios e estacionamentos, e transforma a Rua Antunes Guerreio numa rua de sentido único (sentido Avenida do Tâmega - Rua Inácio Pizarro). Na transição da Rua Antunes Guerreiro para a Rua Inácio Pizarro, especificamente no Largo Inácio Pizarro será construída uma rotunda, utilizando o espaço público existente. A Rua Inácio Pizarro, desde a Avenida da Trindade até à referida rotunda manterá os dois sentidos de tráfego. Para garantir a homogeneidade e “continuidade” da via, assim como a sua integração na estrutura viária envolvente, são também previstas intervenções geométricas pontuais nos cruzamentos/entroncamentos existentes, disciplinando-se a circulação e melhorando-se a fluidez do trânsito. - Requalificação da Rua das Longras, da Avenida de 5 de Outubro e da Avenida do Tâmega (frequentemente designada, nos anexos da candidatura, por Lote 5-2) - Esta intervenção, com objetivos semelhantes à anterior, ocorre numa extensão total de 1.912,48 metros, contemplando 13.837m2 de área destinada aos modos suaves de circulação, tem início na Rua das Longras, no entroncamento desta com o Largo Arrabalde, e término na Avenida do Tâmega, nas proximidades do entroncamento desta rua com a Rua Antunes Guerreiro. Na presente proposta são mantidos os sentidos de circulação existentes, embora o aumento dos espaços para passeios e estacionamento se faça à custa da redução da largura das faixas de rodagem, solução que garante o reforço dos percursos pedonais e a homogeneidade do percurso viário. Os entroncamentos e cruzamentos atuais são reformulados / geometrizados de acordo com os sentidos de circulação, de modo a privilegiar os percursos pedonais, garantindo os raios de viragem necessários para os veículos. Todos os acessos particulares serão garantidos através da introdução de lancis de rampa em granito. Genericamente, não se considera o rebaixamento de passeios, promovendo-se assim o percurso pedonal. Ao longo de todo o traçado serão implantadas árvores que completam os “alinhamentos” das já existentes. De referir que as ações acima referidas desdobram-se em duas componentes (“Componente Estudos/Pareceres, Projetos e consultoria” e “Componente de Construções diversas”) que consubstanciam o cofinanciamento do projeto e da empreitada dos referidos arruamentos, desenvolvendo-se com esse fim, obras da seguinte natureza: i) A reorganização das vias, conferindo-lhe características mais urbanas, dotando-as de condições que permitam a implementação de soluções de mobilidade urbana sustentável, nomeadamente a mobilidade pedonal; ii) A reformulação das caraterísticas geométricas das vias (essencialmente ao nível dos Perfis Transversais (PT) Tipo) por forma a melhorar as condições de segurança associadas à circulação automóvel e pedonal; iii) A reformulação geométrica das interseções, contribuindo igualmente para reduzir a velocidade de circulação e melhorar a articulação com a rede viária existente; iv) A introdução de interseção giratória, que contribui para reduzir a velocidade de circulação e melhorar a articulação com a rede viária existente; v) O melhoramento das condições do sistema de drenagem; vi) O reforço/reabilitação funcional do pavimento existente; vii) A reformulação/substituição do sistema de sinalização e de segurança; viii) A arborização dos arruamentos, contribuindo para uma melhoria do conforto climático do espaço, segurança dos peões e simultaneamente para a qualificação visual dos arruamentos. A execução da operação (imaterial e material) tem duração prevista de 32 meses, tendo ocorrido o seu início (componente imaterial) em 14/12/2016 e calculando-se a sua conclusão (componente material) para o dia 15/08/2019. O início material da operação ocorreu, com o início físico da ação n.º 1, no dia 17/06/2017, prevendo-se o término da obra para o dia 14/11/2017, atendendo aos 150 dias previstos para a execução da empreitada. A ação n.º 2 irá ser implantada no decurso do ano 2018, estando as datas de arranque da obra dependentes do desenvolvimento do procedimento de contratação da empreitada. Por outro lado, com a implementação da ação 2 pretende-se reforçar e potenciar as condições funcionais dos espaços de circulação destinados aos modos suaves de mobilidade pedonal do arruamento intervencionado, com a colocação de: a) Marcos limitadores de proteção ao peão; b) Sinalização luminosa e sonora em passadeiras; c) Elementos de mobiliário urbano (bancos, papeleiras e gradeamentos de proteção); d) Aparcamentos de bicicletas; e e) Grelhas de proteção à arborização.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

730,84 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Chaves 730,84 thousand € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024