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Project Portugal 2020

Prolongamento do Ecocaminho da Maia, desde as "Avenidas Paralelas" (ligação ao Centro da Cidade da Maia) à estação de Metro de Mandim (Área de Acolhimento Empresarial da Maia I)

Project sheet

Name

Prolongamento do Ecocaminho da Maia, desde as "Avenidas Paralelas" (ligação ao Centro da Cidade da Maia) à estação de Metro de Mandim (Área de Acolhimento Empresarial da Maia I) .

Funding amount

632,73 thousand € .

Value executed

631,93 thousand € .

Operation code

NORTE-05-1406-FEDER-000066 .

Conclusion date

30.11.2023 .

Summary

O incremento dos modos suaves (bicicleta e pedonal) é com esta operação promovido pela construção de um percurso ciclável e pedonal e pela eliminação de pontos de conflito na interligação destes modos suaves com a circulação viária, este último através da implementação de semaforização e de outros dispositivos de redução de velocidade na proximidade da passagem de peões nas chamadas: Avenidas Paralelas, adaptando esta artéria viária às exigências atuais de mobilidade. Paralelamente pretende-se incentivar o uso dos transportes públicos, melhorando as condições de intermodalidade entre o transporte coletivo urbano e o modo clicável. Neste enquadramento promovem-se estratégias de baixo valor de carbono de forma a implementar boas práticas de mobilidade urbana e economia sustentável. Tratando-se o Ecocaminho de um percurso de ligação desde as Avenidas Paralelas à Zona Industrial Maia I, mais concretamente à Estação de Metro de Mandim, interligando pontos estratégicos na ligação da cidade ao polo empregador da Zona Industrial Maia I, a intervenção proposta torna-se prioritária no âmbito das ações previstas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Maia (PEDU). Esta operação permite assim dar continuidade a um troço com 1,8km de extensão do Ecocaminho já executado, desde o lugar do Souto às Avenidas Paralelas, garantindo com este prolongamento de 1,5km, um percurso total com 3,3km de extensão, destinado à mobilidade suave quotidiana, de ligação a polos empregadores, efetuando a ligação com interfaces de transporte público coletivo de elevada utilização, a designar: estações de metro Parque Maia, Zona Industrial e Mandim. O desenvolvimento deste projeto foi ainda alvo de compatibilização com vários projetos do PAMUS, nomeadamente a Criação e desenvolvimento de Rede cilável – Ciclóvia Urbana do Centro da Cidade com ligação ao núcleo urbano do Castêlo. Nesta ação, a ligação ao Castêlo da Maia será realizada através das designadas “Avenidas Paralelas” e destas pelo Ecocaminho, cuja ação aqui se expõe, e que assegurará a ligação à Via Dr.º Francisco Sá Carneiro (em pleno coração da Área de Acolhimento Empresarial Maia I)/ Rua Central de Mandim, Via Eng.º Belmiro Mendes de Azevedo, Via Diagonal, Av. Estêvão Oliveira Maia, Rua D. Maria II, Rua João da Maia, Av. Carlos Oliveira Campos e Rua do Bairro, estas já no núcleo urbano do Castelo da Maia. Esta complementaridade entre ações está desenvolvida no ponto C. Abordagem Integrada deste documento. No âmbito da monitorização estratégica pretende-se ainda a recolha e tratamento de dados sobre padrões de mobilidade e avaliação de execução de planos e programas, tendo como objetivo a avaliação do impacto das ações implementadas no âmbito do PAMUS, verificando se as mesmas estão a produzir os impactes desejáveis, muito centrada na avaliação global da alteração de padrões de mobilidade, medindo a repartição modal através da colocação de sensores de monitorização (contagem) de peões e ciclistas.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

632,73 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Maia 632,73 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024