Project Portugal 2020
Reabilitação Urbana – Largo da Estação
Project sheet
Name
Reabilitação Urbana – Largo da Estação .Funding amount
120,43 thousand € .Value executed
137,97 thousand € .Operation code
NORTE-04-2316-FEDER-000396 .Conclusion date
30.06.2021 .Summary
Esta candidatura assume uma lógica de operação integrada de regeneração urbana, o Largo da Estação é um ponto nevrálgico que estabelece a ligação das diversas áreas já intervencionadas com relação direta com a Rua 25 de Abril (NORTE-04-2316-FEDER-000265), a Rua Engenheiro Duarte Pacheco e a Rua General Pimenta de Castro (NORTE-04-2316-FEDER-000266) e com a próxima área a ser intervencionada a Avenida D Afonso III e envolvente (Quadro de compromisso PARU 2.3 Avenida D. Afonso III e envolvente), no largo encontra-se ainda a antiga estação dos caminhos-de-ferro hoje recentemente inaugurada sede da Banda de Musica de Monção, (NORTE-04-2316-FEDER-000030), nos seus arredores, a Praça da República e envolvente (NORTE-04-2316-FEDER-000267) e a Zona do Porcalho (NORTE-04-2316-FEDER-000003), esta zona situa-se do lado exterior da muralha que limita o Centro Histórico de Monção, mais propriamente desde a Porta do Rosal, passando pelo Baluarte de N.ª Sra. da Guia, até o Baluarte de Salvaterra ou de S. Luís, abrangida pela proteção à Muralha de Monção (Decreto de 16 de Junho de 1910). A intervenção “Reabilitação Urbana – Largo da Estação” faz parte do PLANO DE AÇÃO DE REGENERAÇÃO URBANA, (PARU 2.2 - REQUALIFICAÇÃO DA AVENIDA D. AFONSO III E ENVOLVENTE – Largo da Estação). Pretende-se com esta intervenção a reabilitação do espaço público do Largo da Estação, a maior intervenção neste Largo é a da reorganização da circulação automóvel promovendo uma melhor ligação entre as diversas áreas já intervencionadas, para que deixe de ser um lugar de congestionamento de tráfego e também para que a aproximação ao centro da Vila seja feita de forma mais ordeira. Para que isto seja possível, foram repensados os sentidos de trânsito das ruas que nela convergem e criada uma plataforma de circulação que funcionado como tal, anula o conceito de “rotunda” ao mesmo tempo que pretende a criação de uma nova imagem do local mais contemporânea e próxima das pessoas, serem impulsionadores do aumento do comércio local. Ao mesmo tempo que procura a promoção da circulação pedestre em detrimento da circulação automóvel, são também introduzidas de forma sequencial, passagens de peões para que a circulação pedonal seja feita de forma mais ordeira e segura. Os passeios serão alargados, revestidos a lajedo de granito com marcação táctil para invisuais, no acesso às passadeiras. Para a definição da rede de águas pluviais tomou-se como consideração o relevo do terreno, a morfologia do arruamento, as infraestruturas existentes, a implantação das edificações ao longo do arruamento e a compatibilidade com as demais especialidades.
Funding beneficiaries
Main beneficiary
MUNICIPIO DE MONÇÃO
Geographic distribution of financing
120,43 thousand €
Funding amount
Where was the money spent
By county
1 county financed .
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Monção 120,43 thousand € ,