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Project Portugal 2020

Peneda-Gerês CompetiTUR - Competitividade das PME do turismo na Peneda-Gerês

Project sheet

Name

Peneda-Gerês CompetiTUR - Competitividade das PME do turismo na Peneda-Gerês .

Funding amount

461,97 thousand € .

Value executed

428,89 thousand € .

Operation code

NORTE-02-0853-FEDER-000029 .

Conclusion date

31.03.2019 .

Summary

O projeto designado Peneda-Gerês CompetiTUR tem como prioridade a competitividade das PME do setor do turismo, e em particular do turismo de natureza, na região da Peneda-Gerês, um território que, do ponto de vista dos fatores de competitividade e diferenciação do destino, tem já a seu favor o facto de ser o único Parque Nacional do país, uma Reserva da Biosfera declarada pela UNESCO e uma área protegida reconhecida pela Carta Europeia do Turismo Sustentável (CETS). A competitividade de um destino turístico depende, em grande medida, da qualidade e diferenciação dos seus recursos e ativos e da capacidade das empresas transformarem esses recursos ímpares num produto transacionável, inovador, diferenciador e, portanto, mais competitivo. Tornar o destino mais competitivo significa, então, ter também empresas mais competitivas. Neste sentido, a presente Operação vai procurar apoiar e incentivar a competitividade das empresas que atuam na economia do turismo na região, atuando ao nível da resposta aos principais fatores críticos de competitividade dessas empresas e, por conseguinte, da afirmação do território como destino turístico de excelência, capaz de se posicionar e afirmar no mercado global. Os fatores críticos de competitividade, quer do território (entendido no conjunto dos seus recursos e ativos) quer especificamente das empresas turísticas, estão identificados em diagnósticos realizados no âmbito de projetos que foram recentemente implementados, destacando-se o NaturMinho (PROVERE Minho IN) e a Carta Europeia do Turismo Sustentável no PNPG (ON.2, Eixo III). Sem alongamentos, referem-se os seguintes fatores críticos, identificados na estratégia do NaturMinho: - Inovação e Competitividade - Qualidade e excelência da oferta turística - Articulação e cooperação - Estruturação e especialização territorial da oferta turística - Sustentabilidade e planeamento integrado - Complementaridade no desenvolvimento de produtos turísticos - Promoção focada Destaca-se na continuidade um dos eixo prioritários considerados no O Plano de Ação do NaturMinho consagra ainda como eixo prioritário de atuação a “Qualificação e a organização da oferta de Turismo de Natureza, tendo em vista a especialização inteligente da oferta com base nos recursos distintivos do território e a competitividade do destino e das suas empresas”. A proposta de desenvolvimento que o presente projeto preconiza alicerça-se, portanto, numa estratégia consolidada e suportada por Plano de Ação, pretendendo intervir nos domínios específicos da qualificação e na preparação das PME para se tornarem mais competitivas no mercado global do turismo e contribuírem para a diferenciação positiva do destino turístico Parque Nacional e Reserva da Biosfera, à escala ibérica e europeia. As ações propostas estão organizadas no sentido de trabalhar ativamente metodologias e ferramentas de apoio às PME para a competitividades, através da dinamização de workshops (sessões de trabalho para transferência de ferramentas) que vão procurar de uma forma muito prática responder aos principais fatores críticos de competitividade, designadamente nas seguintes áreas: . inovação e organização do Turismo de Natureza, . especialização do produto turismo de natureza, . qualificação, sustentabilidade e responsabilidade ambiental e social das empresas de turismo de natureza, . sistemas de certificação em turismo de natureza, turismo ativo e de ar livre, . coopetição, rede de valor, redes de cooperação e clusterização, . marketing e comercialização digital, . preparação para a internacionalização. Serão desenvolvidos estudos e diagnósticos e produzido um conjunto de informação para suportar e influenciar positivamente a mudança estratégica e competitiva da base empresarial. Propõem-se duas ações piloto que visam criar uma ferramenta inovadora ao serviço da certificação - qualificação - reconhecimento internacional - posicionamento - competitividade das PME. Finalmente, é ainda propósito a construção de uma plataforma de vendas coletivas, que certamente trará um apoio inegável ao mundo cada vez mais eletrónico e autonomizado da procura, compra e venda das viagens e serviços turísticos, bem como à promoção internacional do destino turístico Parque Nacional da Peneda-Gerês/ Reserva Mundial da Biosfera.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

461,97 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

5 counties financed .

  • Arcos de Valdevez 92,39 thousand € ,
  • Melgaço 92,39 thousand € ,
  • Montalegre 92,39 thousand € ,
  • Ponte da Barca 92,39 thousand € ,
  • Terras de Bouro 92,39 thousand € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024