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Project Portugal 2020

Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado de Rebelva

Project sheet

Name

Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado de Rebelva .

Funding amount

169,73 thousand € .

Value executed

169,73 thousand € .

Operation code

LISBOA-08-2316-FEDER-000031 .

Conclusion date

23.08.2021 .

Summary

A Operação “Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado da Rebelva”, é uma das ações do PEDU/PARU de Cascais, encontrando-se integrada na medida 2.2, a qual assume o objetivo estratégico de “qualificar e criar novos espaços públicos no concelho, incluindo áreas verdes públicas de recreio e lazer, com especial ênfase nas zonas de maior utilização, onde se concentra o comércio e serviços e se registam as mais intensas dinâmicas urbanas”. Esta Operação entrevem sobre o espaço público do centro histórico/tradicional da Rebelva, localizada na União de Freguesias de Carcavelos e Parede, junto aos limites administrativos da Freguesia de São Domingos de Rana. Com uma superfície de 2.748 m2, a área de intervenção desta Operação integra a ARU da Rebelva. Abarca a Praceta da Sociedade Velha, na confluência da Rua de Santarém e da Estrada da Rebelva, assim como os troços contíguos destas duas vias e da Estrada da Alagoa, e ainda o pequeno Largo dos Alagoas, adjacente à Estrada da Rebelva. Esta é uma área de malha urbana consolidada, de características tradicionais, com edifícios de baixa volumetria, algumas das quais de construções antigas e em mau estado de conservação e devolutas. Combina a função residencial, predominante, com algum comércio e serviços de proximidade. No extremo norte da área de intervenção, junto à rotunda encontra-se ainda uns antigos tanques de lavagem, que consistem hoje, sobretudo, elementos de identidade e da memória coletiva da comunidade local. Encontram-se classificados no PDM de Cascais Como Elemento Singular. Não obstante, a centralidade e o movimento do local, verifica-se que o espaço público não está adequadamente adaptado e qualificado de forma a contribuir para a segurança, o conforto nas deslocações, o estímulo de novas vivências urbanas e a melhoria do um ambiente urbano. Os espaços de circulação e pequenos largos que irão ser alvos de requalificação apresentam-se problemas diversos ao nível da mobilidade e da urbanidade. Os passeios são frequentemente muito estreitos, apresentam mau estado de conservação e diversas barreiras e obstáctulos, não assegurando, deste modo, as condições básica para mobilidade pedonal. Acrescem ainda constrangimentos relacionados com estacionamento abusivo, ocupando passeios e dificultando a circulação pedonal e o acesso aos estabelecimentos comerciais e às habitações. Os espaços de descompressão existentes a sul são atualmente utilizados como locais de estacionamento e de passagem automóvel, comprometendo outras utilizações e agravando a imagem de desqualificação urbana. Em toda a área de intervenção, a vegetação é escassa, estando limitada a alguns canteiros no separador central de aproximação à rotunda e em alguns pontos onde o passeio é mais largo. A presente Operação irá redesenhar o espaço público, requalificando o espaço público e dotando-o de melhores condições para que possa responder eficazmente aos desafios funcionais que lhe são propostos, nomeadamente procurar compatibilizar a circulação rodoviária e pedonal, assumindo uma solução que privilegia este último e que tem em conta princípios de mobilidade e acessibilidade universal. De uma maneira geral, será promovido o alargamento de passeios, promovendo a estadia e o encontro da população e estimulando a mobilidade suave, através da garantia de percursos contínuos, seguros e mais desafogados. A Operação prevê ainda o nivelamento das vias com os passeios e zonas pedonais nos locais mais centrais da área de intervenção, assim como a colocação de sinalização vertical de condicionamento de velocidade, de 30km/h e 20km/h, e a colocação de pilaretes de separação entre o passeio e a via. A circulação viária será também reformulada e acompanhada pela substituição e colocação de pavimento diferenciado. A Rua Alagoa irá passar a ligar diretamente à rotunda, interrompendo a Rua de Santarém, esta nova via será de dois sentidos e o seu pavimento será de betão e terá como principal objetivo a ligação direta à rotunda que se encontra a norte, constituindo um importante eixo de atravessamento do trânsito que tem como destino outras vias de importante dimensão. Na estrada da Rebelva e Rua de Santarém, terão o seu pavimento em blocos de betão, de modo a diferencia-las, visto serem vias de acesso local e de acesso aos diversos espaços comercias e serviços (nomeadamente na Estrada da Rebelva), que embora de pequena dimensão apresentam-se como importantes para esta área. Na Praceta da Sociedade Velha serão criados nove lugares de estacionamento (um reservado a pessoas com dístico de deficiência) e plantadas novas árvores, que servirão de separação à área de estadia, destinada à instalação de uma esplanada, junto à frente edificada, a sul. Por último, o Largo dos Alagoas, no lado poente da Estrada da Rebelva, será dividido por pilaretes, separando a área de acesso viário e impossibilitando o estacionamento junto ao acesso ao restaurante aí implantado. Neste pequeno espaço público será plantada uma árvore. São aplicados novos materiais nos pavimentos e nas faixas de acesso às passadeiras é aplicado um pavimento táctil e direcional, que permitirá a pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente invisuais, terem consciência de que se estão a aproximar de uma zona transitável por veículos e que o devem fazer com atenção especial. Salienta-se ainda a importância que o reforço da estrutura ecológica urbana assume neste projeto, estando prevista a plantação de cinco carvalhos, quatro Gingko Biloba (nogueira-do-japão) e duas Jacarandás. Neste sentido, em síntese, a intervenção de reabilitação do espaço público preconizada propõe as seguintes ações: : Redimensionamento de via automóvel de acesso à rotunda em betuminoso e substituição do tapete betuminoso das vias secundárias por pavimento em blocos de betão (0.20x0.10m); : Nivelamento das vias secundárias com passeios e zonas pedonais; : Substituição dos pavimentos dos passeios e estacionamento existentes em calçada e cubos de calcário por blocos de betão (0.20x0.10m). Deverá existir o reaproveitamento das calçadas existentes para algumas zonas a manter e a requalificar; : A Praceta da Sociedade Velha deverá ser alvo de requalificação, quer a nível da reorganização dos estacionamentos, quer a nível pedonal, criando assim condições de implantação de esplanadas e zonas de lazer; : Os novos estacionamentos deverão ser em blocos de betão (0.20x0.10m); : Arborização da praceta e passeios adjacentes à rotunda, conferindo maior conforto bioclimático e enquadramento paisagístico; : Requalificação da rede de drenagem pluvial; : Implantação de pilaretes de separação de funções e proteção, bem como de mobiliário urbano; : Sinalização vertical de condicionamento de velocidade 30 km/h e 20 km/h.

Geographic distribution of financing

169,73 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Cascais 169,73 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024