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Project Portugal 2020

Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado de Carcavelos

Project sheet

Name

Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado de Carcavelos .

Funding amount

141,56 thousand € .

Value executed

141,56 thousand € .

Operation code

LISBOA-08-2316-FEDER-000027 .

Conclusion date

23.08.2021 .

Summary

A Operação “Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado de Carcavelos” é uma das ações do PEDU/PARU de Cascais, encontrando-se integrada na medida 2.2 desse documento, a qual assume o objetivo estratégico de “qualificar e criar novos espaços públicos no concelho, incluindo áreas verdes públicas de recreio e lazer, com especial ênfase nas zonas de maior utilização, onde se concentra o comércio e serviços e se registam as mais intensas dinâmicas urbanas”. Corresponde à Ação 2.2.3. do PARU, contribuindo para o objetivo geral estratégico de estruturação do sistema urbano municipal assumido por este instrumento. A presente Operação visa a requalificação do espaço público localizado no núcleo central de Carcavelos, abarcando os principais eixos de articulação de dois importantes elementos identitários e funcionais da localidade (a estação ferroviária e a Igreja Paroquial), localizados na malha tradicional da ARU de Carcavelos. A intervenção que será desenvolvida em duas fases, visa, numa primeira fase, a requalificação da envolvente norte da estação ferroviária de Carcavelos (a Rua Dr. Manuel de Arriaga, entre os cruzamentos com a Avenida Maria da Conceição e a Rua 5 de Outubro) e, numa segunda fase, a requalificação da Rua 5 de Outubro, locais onde a intervenção foi considerada prioritária. Abarca uma área de 6.923 m2. A Operação irá redesenhar o espaço público, procurando compatibilizar o espaço rodoviário e o espaço pedonal, assumindo uma solução que privilegia a mobilidade suave e que tem em conta princípios da acessibilidade inclusiva e universal. A primeira fase da intervenção, centrada na envolvente à estação, consiste na criação de uma praça pública que se desenvolve numa plataforma de via de um único sentido, com sobrelevação da via ao nível dos passeios. Deste modo, adota-se uma clara valorização do espaço pedonal beneficiando a leitura de “Praça” e articulando os espaços comerciais com a entrada da estação de Carcavelos. Esta reformulação impõe uma moderação da circulação automóvel e a redefinição dos corredores de circulação. O estacionamento é ordenado, sendo reservados dois lugares para deficientes. A iluminação pública é reformulada e serão aplicados pavimentos tácteis nas passadeiras de peões. Neste sentido, a intervenção de requalificação do espaço público preconizada na 1ª Fase propõe as seguintes ações: • Criação de uma praça pública na Rua Dr. Manuel de Arriaga, fronteira à estação de comboios, com reformulação total dos pavimentos existentes e substituição por blocos de betão; • Remoção da calçada dos passeios e reaplicação da mesma com estereotomias diferenciadas; • Estruturação e pavimentação de lugares de estacionamento em cubos de calcário e de nível com o arruamento; • Requalificação da rede de drenagem pluvial através da aplicação de sumidouros embutidos no pavimento; • Reforço da iluminação pública; • Nivelamento das caldeiras de árvores existentes; • Implantação de mobiliário urbano (pilaretes) e relocalização do existente (parquímetros, carregador elétrico, papeleiras e ecopontos). A segunda fase contempla o alargamento de passeios ao longo da Rua 5 de Outubro, estimulando a mobilidade suave, através da garantia de percursos contínuos, seguros e mais desafogados. Serão igualmente aplicados pavimentos tácteis nas passadeiras de peões. O estacionamento é ordenado, sendo garantidos lugares de estacionamento, e a velocidade de circulação será condicionada a 30 ou 20 km/h. No largo localizado no extremo norte da Rua 5 de Outubro, junto à Rua Dr. José Joaquim de Almeida/Praça da República, será aplicada calçada castanha, mantendo as duas árvores e criando lugares de estacionamento. Pretende-se, assim, criar uma zona de estar e lazer que promova a estadia e o encontro da população. Neste sentido, a intervenção de requalificação do espaço público preconizada na 2ª Fase propõe as seguintes ações: • Substituição da camada de desgaste do tapete betuminoso e remoção da calçada de alguns passeios e reaplicação da mesma com estereotomias diferenciadas; • Pavimentação de novas áreas pedonais em calçada ao longo da Rua 5 de Outubro; • Requalificação do largo junto à Rua Dr. José Joaquim de Almeida, para zona de estar e lazer equipada, igualmente com calçadas de calcário; • Estruturação e pavimentação de lugares de estacionamento em cubos de calcário e de nível com o arruamento; • Alargamento de algumas zonas de passeio na Rua 5 de Outubro, para esplanada e trânsito pedonal franco, conferindo deste modo maior capacidade de carga e gerador de fluxos pendulares mais intensos, importantes para a revitalização desta zona; • Requalificação da rede de drenagem pluvial; • Implantação de pilaretes de separação de funções e proteção, bem como de mobiliário urbano (bancos e papeleiras); • Sinalização vertical de condicionamento de velocidade 30 km/h e 20 km/h.

Geographic distribution of financing

141,56 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Cascais 141,56 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.10.2024