Project Portugal 2020
Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado de Alcoitão
Project sheet
Name
Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado de Alcoitão .Funding amount
91,04 thousand € .Value executed
91,04 thousand € .Operation code
LISBOA-08-2316-FEDER-000022 .Conclusion date
09.03.2021 .Summary
A Operação de “Reabilitação de espaço público associado a ações de reabilitação do conjunto edificado de Alcoitão”, incide sobre a Rua do Olival e a Travessa do Olival que integram a ARU de Alcoitão. É uma das ações do PEDU/PARU de Cascais, encontrando-se integrada na medida 2.2 desse documento, a qual assume o objetivo estratégico de “qualificar e criar novos espaços públicos no concelho, incluindo áreas verdes públicas de recreio e lazer, com especial ênfase nas zonas de maior utilização, onde se concentra o comércio e serviços e se registam as mais intensas dinâmicas urbanas”. Mais propriamente corresponde à Ação 2.2.8., contribuindo para o objetivo geral estratégico de estruturação do sistema urbano municipal, neste caso concreto do corredor urbano poente (Cascais – Alvide – Alcabideche – Alcoitão). A presente Operação intervém sobre o espaço público na malha mais antiga do lugar de Alcoitão, localizado na Freguesia de Alcabideche. Com uma superfície de 1521 m2, a área de intervenção abarca a Rua do Olival em toda a sua extensão, assim como a Travessa do Olival. A Rua do Olival articula a Avenida da República, que integra a N6-8 (a estrada de acesso à A16, localizada a norte de Alcoitão, e à A5, a sul, com uma relevante carga de tráfego rodoviário), com a Rua da Ginjeira, a este. As duas vias que serão requalificadas com esta Operação apresentam um significativo estado de degradação e desqualificação. Apresentam problemas de mobilidade, em especial pedonal, condicionados pelo seu estreito perfil. Os passeios são inexistentes e o estacionamento é desordenado e informal ao longo da via, que comporta circulação rodoviária nos dois sentidos. Por estes motivos a segurança e conforto das deslocações pedonais encontram-se fortemente comprometidas. Estas vias servem uma área residencial, integrando-se numa malha consolidada, de construções de baixa volumetria – predominantemente moradias de 2 pisos com logradouros. A presente Operação irá reperfilar as vias, requalificando o espaço público e dotando-o de melhora condições para que possa responder eficazmente aos desafios funcionais que lhe são propostos, nomeadamente procurando compatibilizar a circulação rodoviária e pedonal, assumindo uma solução que privilegia este último e que tem em conta princípios de mobilidade e acessibilidade universal. Para tal a Operação prevê a criação de uma zona de coexistência pedonal e viária, com prioridade para o peão, em plataforma elevada. Esta é acompanhada por medidas de condicionamento da velocidade (sinalização vertical de condicionamento de velocidade, gerando uma Zona 20), assim como pela anulação do estacionamento abusivo. A Operação contempla igualmente a introdução de novas árvores, no local com dimensão suficiente para as comportar, nomeadamente na zona de estacionamento, tornando o espaço público mais aprazível e confortável. No total serão plantadas cinco novas árvores, designadamente um liquidâmbar e quatro carvalhos, contribuindo para o reforço da estrutura ecológica urbana. Por último, o projeto prevê ainda intervenções ao nível da requalificação da rede de drenagem pluvial. Neste sentido, em síntese, a intervenção de reabilitação do espaço público preconizada propõe as seguintes ações: • Substituição de betuminoso por mistura de cubos de granito com 0.11m, cinzento-escuro e amarelo, em diferentes percentagens; • Implantação de elementos arbóreos em zonas mais amplas, conferindo maior conforto bioclimático, nomeadamente na zona de estacionamento; • Acessibilidade universal, através de acesso viário nivelado em zonas pontuais. A mobilidade pedonal só é conseguida com a anulação dos estacionamentos invasivos no espaço público; • Requalificação da rede de drenagem pluvial; • Sinalização vertical de condicionamento de velocidade 20 km (zona de coexistência).
Funding beneficiaries
Main beneficiary
MUNICÍPIO DE CASCAIS
Geographic distribution of financing
91,04 thousand €
Funding amount
Where was the money spent
By county
1 county financed .
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Cascais 91,04 thousand € ,