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Project Portugal 2020

Criação de Zona 30 na Rua 1º de Maio - Baixa da Banheira

Project sheet

Name

Criação de Zona 30 na Rua 1º de Maio - Baixa da Banheira .

Funding amount

140,4 thousand € .

Value executed

140,4 thousand € .

Operation code

LISBOA-08-1406-FEDER-000072 .

Conclusion date

07.11.2019 .

Summary

Para atingir os objectivos estabelecidos, será criada uma zona de coexistência entre peões, bicicletas e automóveis, priorizando uma utilização francamente pedonal e direccionada para os utilizadores mais vulneráveis e com mobilidade mais condicionada. A intervenção limitará a velocidade máxima da circulação automóvel aos 30 km/h, reduzindo-se assim o ruído e as emissões poluentes, aumentando simultaneamente o conforto e a atractividade ambiental. Em relação à organização viária, salienta-se que os dois sentidos actuais de circulação darão lugar a apenas um sentido de trânsito, o sentido sul-norte ou descendente, de modo a favorecer a circulação em bicicleta na faixa de rodagem em direcção à estação ferroviária da Baixa da Banheira. Além destes aspectos, serão reconfigurados os atravessamentos pedonais em termos altimétricos ficando de nível em todos os cruzamentos bem como alargados e regularizados os passeios. Adicionam-se elementos verdes em pontos notáveis de forma a enriquecer paisagisticamente e tornar mais atractiva a circulação no espaço público. Ainda ao nível da melhoria da atractividade e fomento da utilização pedonal e em modos suaves, procede-se à instalação de parques para bicicletas e criam-se novas bolsas de estacionamento automóvel, não só para os residentes, mas essencialmente para apoio à logística comercial. Ao nível da segurança, pensou-se na questão diurna e nocturna da utilização do espaço, e será criada uma nova iluminação pública, entendida neste âmbito como uma infraestrutura fundamental em termos de segurança para utilização dos espaços de circulação em modos suaves também no período nocturno. Na passagem inferior sob a ferrovia no final da Rua 1º de Maio, serão adicionadas às escadarias existentes calhas metálicas para bicicletas dotando assim este atravessamento de condições para a passagem de velocípedes. Em relação à sinalética e informação aos utilizadores, o corredor rodoviário a limitar a 30 km/h será identificado de forma clara por intermédio de novas pavimentações e de nova sinalética vertical e horizontal, necessárias à reformulação do eixo viário. O objectivo do incremento das deslocações a pé e em bicicleta em detrimento do uso do automóvel privado não se aplica apenas no próprio troço do arruamento onde se pretende intervir mas também em toda a malha urbana envolvente. Nesta óptica procedeu-se ainda ao estudo dos sentidos viários de todas as vias que atravessam perpendicularmente aquela rua, e onde será ajustado o trânsito automóvel de forma a eliminar a função distribuidora e de atravessamento da Rua 1.º de Maio reduzindo assim a necessidade de aceder por automóvel a esta via. Será adoptado um novo esquema viário baseado na circulação no sentido horário entre a Rua da Liberdade, a Rua Padre José Feliciano, a Rua das Beiras, a Rua Jaime Cortesão e a Rua São José Operário, esta última a inverter o sentido de trânsito em relação à condição pré intervenção. Este esquema, que adoptará também a limitação da velocidade máxima a 30 km/h e um só sentido, permitirá a distribuição do tráfego na malha urbana envolvente em detrimento da utilização da Rua 1.º de Maio, permitindo que tanto este arruamento como os arruamentos envolventes assumam assim um carácter muito mais favorável a peões e a ciclistas, esperando-se pois uma redução drástica dos níveis de ruído e de emissões de GEE. As repavimentações serão efectuadas com recurso a materiais diferenciados de acordo com as diversas utilizações: calçada de vidraço miúdo para os passeios, cubos de calcário para as bolsas de estacionamento e asfalto para a faixa remanescente destinada aos automóveis. A zona de asfalto será identificada como de utilização mista, para automóveis e bicicletas, e limitada à velocidade máxima de 30 km/h recorrendo-se não só à tradicional sinalização vertical, mas também à pintura no pavimento de sinalética própria (setas de sentido de trânsito, sinais da limitação de velocidade e símbolos de bicicletas). As zonas de cruzamento com as outras artérias serão elevadas à cota dos passeios em material diferenciado, entre cubos de vidraço e cubos de granito e rampeadas para galgamento pelos automóveis e bicicletas, dando assim a indicação clara de que se trata de uma área eminentemente pedonal e não o contrário. Atendendo ao facto de em todo o troço do arruamento a intervencionar a área pavimentada ser sujeita a alterações, quer por motivos de ajuste de cotas planimétricas e altimétricas, quer por motivos de substituição de materiais, tornou-se estritamente necessária a relocalização de diversos serviços afectados, estando por esse motivo incluída a substituição das condutas de abastecimento de água bem como os ramais domiciliários que ficariam sob fundações de lancis ou outros elementos a erigir. Da mesma forma, as Infraestruturas eléctricas e de telecomunicações serão substituídas ao longo da área de intervenção. Face às alterações introduzidas no espaço urbano, a rede de drenagem superficial existente será agora ligada ao colector existente eliminando assim mais um obstáculo à circulação em modos suaves. No que se refere ao mobiliário urbano e material vegetal, optou-se pela colocação de floreiras ao longo do troço do arruamento e junto às zonas de estacionamento, para que a circulação pedonal se faça com o menor número de obstáculos e de forma a pontuar a rua por elementos vegetais ornamentais, cuja função é a de proporcionar diversidade de cor e texturas recorrendo a elementos amovíveis e ajustáveis no espaço consoante as necessidades futuras. Para além das floreiras, encontra-se ainda previsto no projecto a colocação de papeleiras e parques para bicicletas. Para eliminação das operações de manutenção manuais nos locais que se pretendem atractivos à circulação em modos suaves, definiu-se uma rede de rega que proporcionará a existência de plantações com menor recurso a mão-de-obra, e respondendo com maior eficácia e proporcionando uma maior eficiência nas necessidades hídricas do material vegetal. As alterações no traçado da rede de iluminação pública e dos equipamentos existentes, designadamente luminárias, foram previstas de forma a conformarem-se com as novas necessidades de visibilidade e segurança dos peões, ciclistas e automobilistas. Além da alteração dos traçados da rede de iluminação pública, serão instaladas novas luminárias de tecnologia LED, em detrimento das luminárias equipadas com lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão existentes, o que permitirá melhorar de forma significativa a qualidade da iluminação pública do espaço a intervencionar. O recurso a luminárias LED, cuja vida útil é de cerca de quatro a cinco vezes superior à da lâmpada de vapor de sódio de alta pressão, com uma redução substancial de potência instalada, constitui igualmente uma significativa melhoria ao nível da eficiência energética. Em tudo o que for omisso na presente memória descritiva deverão ser consideradas as normas e regulamentos em vigor.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

140,4 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Moita 140,4 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024