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Project Portugal 2020

Ação 5. Zambujal - Corredoura | CICLOP 7 - Sesimbra

Project sheet

Name

Ação 5. Zambujal - Corredoura | CICLOP 7 - Sesimbra .

Funding amount

150,36 thousand € .

Value executed

150,36 thousand € .

Operation code

LISBOA-08-1406-FEDER-000068 .

Conclusion date

07.10.2020 .

Summary

O recente desenvolvimento demográfico e urbano da freguesia do Castelo gerou padrões de deslocação com excessiva dependência dos meios de transporte motorizados, em particular o automóvel privado que facilita a deslocação mas, cria dependência excessiva pela banalização dos trajetos. A dispersão territorial não reflete elevadas cargas urbanísticas, o que permite deslocações por meios motorizados com relativa facilidade e sem congestionamentos, porém, a ausência de circuitos dedicados ao utilizador pedonal na transição periurbana para urbana, impede deslocações em conforto e segurança. A mobilidade suave em geral, e a pedonal em particular, acaba por ser uma inevitabilidade para aqueles que não têm outros meios de se poderem deslocar face às próprias limitações da rede de TPC, seja adultos e famílias ou crianças e idosos, desvalorizando as opções pedonais não só em termos sociais como pelas minoradas condições de apoio. Quanto à mobilidade ciclável, começa a ser visível principalmente entre os jovens que se deslocam nos percursos casa-escola mas, é ainda reduzida nas deslocações casa-trabalho ou no acesso a equipamentos/serviços, evidenciando carência de uma rede de ciclovias estruturada e articulada que ligue os aglomerados urbanos com os principais equipamentos, existindo apenas alguns troços em áreas novas urbanizadas, porém, sem conexão com a envolvente. Promover a requalificação no troço da EM 569 de ligação Zambujal-Corredoura, contexto de transição urbana que potencia condições para a mobilidade em modos suaves conectada com as respetivas áreas de influência e de condicionamento viário, beneficiando as deslocações de curta distâncias nas zonas residências, facilitando a ligação à rede de TPC e equipamentos sociais, aumentando a segurança nas travessias e o conforto nos passeios, em coerência com os princípios do projeto intermunicipal CICLOP 7 onde a Operação se integra. A intervenção abrange um troço estruturante de ligação entre as localidades de Zambujal e Corredoura/Santana, numa extensão total de 1,75 km a envolver o espaço de percurso urbano, equipamentos sociais e sua transição periurbana, procurando resolver a descontinuidade das vias pedonais dedicadas, o tratamento das bermas e as condições de comodidade e segurança na sua utilização, contribuindo para reordenar o espaço público mediante as seguintes considerações técnicas. . A intervenção estabelece um conjunto de percursos ao longo da via existente, com declives variáveis mais acentuados nas Covas da Raposa mas linear na maior parte do trajeto, sendo que nas margens onde as vias apresentam maiores desníveis, o espaço de berma permite a execução de passeios com condições de segurança e conforto numa imagem uniforme ao longo de todo o troço, organizando áreas de passeio, acesso aos TPC e o ordenamento do estacionamento. A via rodoviária mantêm o perfil existente mas introduz medidas pontuais para melhor a segurança, caso de sinalização vertical e horizontal, criação de reentrância na paragem de TPC ou definição de rotunda galgável para atenuação da velocidade e melhoria da visibilidade, com reduzida oferta de novo estacionamento em articulação com a circulação pedonal, valorizando-a embora só assegure passeio numa das margens da via, em alternância face aos contextos locais de implantação residencial e de ligação às paragens de TPC existentes, com os passeios em dimensão variável entre 1,50 m e 2,00 m para, apenas em duas zonas atingir dimensão mínima de 1,20 m, com o traçado a prover inclinação <= 6 ou 8%, utilizando calçada miúda limitada por lancil e em algumas situações pilaretes para impedir o estacionamento desregrado e, calçada grossa nos acessos a propriedade, bermas e estacionamentos, com passadeiras empedradas e rebaixadas no passeio, melhorando o acesso e aumentando o desconforto ao automóvel. Considera-se ainda a realização de trabalhos preparatórios e acessórios reportados à logística de preparação da intervenção no terreno, considerando da constituição de estaleiro à sinalização, guardas de proteção e outros trabalhos inerentes à intervenção. Pretende-se com a Operação superar as tradicionais limitações aos modos suaves, com particular atenção aos contextos pedonais, seja numa maior articulação em termos de ligação modal com outras formas de transporte, caso dos TP. Prevê-se também a criação de vias não orientadas para o automóvel mas incentivadoras à utilização suave, considerando que o recente crescimento urbano têm ocorrido ao longo de vias rodoviárias nacionais e municipais com um desenho centrado no automóvel como ‘elemento dominante’, dando continuidade com novas intervenções integradoras de percursos em rede, às anteriores exceções de vias dedicadas, associadas a novos loteamentos urbanos e periurbanos, mas que apresentavam reduzido impacto, pois na sua maioria são vias com características muito locais. A aposta na promoção da mobilidade suave, particularmente a pedonal, vai implementar no território da Freguesia uma rede de percursos devidamente tratados onde se valoriza a sua proximidade a zonas onde fazem falta, espaços urbanos e contínuos periurbanos, equipamentos públicos e áreas de serviços.

Geographic distribution of financing

150,36 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Sesimbra 150,36 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024