Project Portugal 2020
Criação de Via Ciclável e Pedonal entre a Rua D. Manuel I e a Rotunda do Carvalhinho
Project sheet
Name
Criação de Via Ciclável e Pedonal entre a Rua D. Manuel I e a Rotunda do Carvalhinho .Funding amount
82,36 thousand € .Value executed
82,36 thousand € .Operation code
LISBOA-08-1406-FEDER-000039 .Conclusion date
31.05.2018 .Summary
A tendência de urbanização das populações que tem caracterizado a evolução do sistema de povoamento do território nacional, e que está patente na concentração de 3/4 da população residente no Continente em áreas predominantemente urbanas, faz com que a mobilidade seja um factor da maior importância ao nível da utilização sustentável de recursos. Verifica-se também existirem transformações significativas ao nível da estrutura social, nomeadamente com o envelhecimento da população, com o aumento da idade de inicio da vida activa, e redução da dimensão das famílias, mas ao mesmo tempo constata-se um aumento das distâncias a percorrer, do número de veículos automóveis em circulação e dos vendidos e, por consequência, o aumento do consumo dos combustíveis pela intensa utilização do transporte individual. Não obstante ter existido em Portugal nos últimos anos um avultado investimento nos sectores dos transportes e das infra-estruturas, designadamente em indemnizações compensatórias às empresas públicas e privadas de transporte e incentivos à criação de condições atractivas à utilização dos modos suaves, este esforço financeiro não se tem ainda traduzido numa alteração dos comportamentos por parte das populações que as levem a mudar hábitos de mobilidade no sentido de privilegiar a utilização dos transportes colectivos ou dos modos suaves.As condições de funcionamento do mercado dos transportes variam constantemente, verificando-se que em determinadas regiões os fluxos de tráfego assumem por vezes variações significativas, quer pela redução e supressão de percursos, quer por alteração das condições económicas das populações residentes, quer ainda pelo desenvolvimento relevante de outros modos de transporte intensificando-se em certos casos uma maior utilização do transporte individual. No caso vertente estamos perante uma situação em que não existe sequer oferta de TP para o percurso em causa, e em que dada a relação de proximidade da população com a localização mais periférica da Escola Profissional da Moita, existem condições para se incentivar a utilização dos modos suaves. É portanto nesta premissa que se enquadra a presente acção que viria a ser contratualizada no âmbito do PEDU, e que visa aumentar a atractividade de utilização dos modos suaves em detrimento do Transporte Individual, neste percurso entre o centro da Freguesia da Moita e esta área periférica próxima onde não se vislumbram sequer possibilidades de existência futura de percursos de TP colectivo.
Funding beneficiaries
Main beneficiary
MUNICIPIO DA MOITA
Geographic distribution of financing
82,36 thousand €
Funding amount
Where was the money spent
By county
1 county financed .
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Moita 82,36 thousand € ,