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Project sheet

Name

Ação 1. Alfarim - Caixas | CICLOP 7 - Sesimbra .

Funding amount

110,83 thousand € .

Value executed

110,83 thousand € .

Operation code

LISBOA-08-1406-FEDER-000026 .

Conclusion date

21.01.2020 .

Summary

O recente desenvolvimento demográfico e urbano da freguesia do Castelo gerou padrões de deslocação com excessiva dependência dos meios de transporte motorizados, em particular o automóvel privado que facilita a deslocação mas, cria dependência excessiva pela banalização dos trajetos. A dispersão territorial não reflete elevadas cargas urbanísticas, o que permite deslocações por meios motorizados com relativa facilidade e sem congestionamentos, porém, a ausência de circuitos dedicados ao utilizador pedonal na transição periurbana para urbana, impede deslocações em conforto e segurança. A mobilidade suave em geral, e a pedonal em particular, acaba por ser uma inevitabilidade para aqueles que não têm outros meios de se poderem deslocar face às próprias limitações da rede de TPC, seja adultos e famílias ou crianças e idosos, desvalorizando as opções pedonais não só em termos sociais como pelas minoradas condições de apoio. Quanto à mobilidade ciclável, começa a ser visível principalmente entre os jovens que se deslocam nos percursos casa-escola mas, é ainda reduzida nas deslocações casa-trabalho ou no acesso a equipamentos/serviços, evidenciando carência de uma rede de ciclovias estruturada e articulada que ligue os aglomerados urbanos com os principais equipamentos, existindo apenas alguns troços em áreas novas urbanizadas, porém, sem conexão com a envolvente. Promover a requalificação no troço da EN 377 de ligação Alfarim-Caixas, contexto de transição urbana com equipamentos de interesse coletivo, potenciando condições para a mobilidade em modos suaves conectada com as respetivas áreas de influência e de condicionamento viário, beneficiando as deslocações de curta distâncias nas zonas residências, facilitando a ligação à rede de TPC, aumentando a segurança nas travessias e o conforto nos passeios, em coerência com os princípios do projeto intermunicipal CICLOP 7 onde a Operação se integra. A intervenção abrange dois troços estruturantes, na entrada norte de Alfarim até ao inicio do núcleo urbano e, do jardim público até à povoação de Caixas, numa extensão de total de 1,85 km a envolver o espaço de percurso urbano e a sua transição periurbana, procurando resolver a descontinuidade das vias pedonais dedicadas, o tratamento das bermas e as condições de comodidade e segurança na sua utilização, contribuindo para reordenar o espaço público, mediante as seguintes considerações técnicas: . Da entrada norte do perímetro urbano de Alfarim, junto ao posto de abastecimento de combustíveis ao km 34+415 e, a zona próxima do estacionamento ao km 34+530, prevê-se a execução de passeio no seguimento do perfil existente na margem norte, com ligação a esse posto e à zona comercial próxima, num percurso com declive pouco acentuado e propício à deslocação pedonal mediante vias dedicadas com largura de 1,50 m e inclinação = 6 ou 8%, utilizando calçada miúda limitada por lancil e guardas de proteção, quando necessário, calçada grossa nos acessos a propriedade, bermas e estacionamentos, com as passadeiras também em empedrado, elevadas de modo a melhorar o acesso, reduzir a manutenção e aumentar o desconforto ao automóvel. A intervenção segue ainda pela rua da Amieira como via complementar, em calçada grossa e com colocação de pilaretes para proteção do peão. . Do Jardim Público de Alfarim ao km 34+945 até à localidade de Caixas, no entroncamento com a rua José Cardoso Pires ao km 36+510, prevê-se a execução de passeio contínuo de preenchimento de espaços de berma não tratados, num percurso com declive pouco acentuado e propício à deslocação pedonal, mediante vias dedicadas com largura de 1,50 m e com inclinação = 6 ou 8%, utilizando calçada miúda limitada por lancil e guardas de proteção, quando necessário, e calçada grossa nos acessos a propriedade, bermas e estacionamentos, com as passadeiras também em empedrado e rebaixadas no passeio, de modo a melhorar o acesso, reduzir a manutenção e aumentar o desconforto ao automóvel. Para evitar o estacionamento abusivo são colocados pilaretes e conciliadas as bolsas de estacionamento, sendo o pavimento efetuado entre a via e os muros ou edificações existentes contíguas ao espaço público. Considera-se ainda a realização de trabalhos preparatórios e acessórios reportados à logística de preparação da intervenção no terreno, considerando a constituição de estaleiro à sinalização, guardas de proteção e outros trabalhos inerentes à intervenção. Pretende-se com a Operação superar as tradicionais limitações aos modos suaves, com particular atenção aos contextos pedonais, seja numa maior articulação em termos de ligação modal com outras formas de transporte, caso dos TP. Prevê-se também a criação de vias não orientadas para o automóvel mas incentivadoras à utilização suave, considerando que o recente crescimento urbano têm ocorrido ao longo de vias rodoviárias nacionais e municipais com um desenho centrado no automóvel como ‘elemento dominante’, dando continuidade com novas intervenções integradoras de percursos em rede, às anteriores exceções de vias dedicadas, associadas a novos loteamentos urbanos e periurbanos, mas que apresentavam reduzido impacto, pois na sua maioria são vias com características muito locais. A aposta na promoção da mobilidade suave, particularmente a pedonal, vai implementar no território da Freguesia uma rede de percursos devidamente tratados onde se valoriza a sua proximidade a zonas onde fazem falta, espaços urbanos e contínuos periurbanos, equipamentos públicos e áreas de serviços.

Geographic distribution of financing

110,83 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Sesimbra 110,83 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024