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Project sheet

Name

PAMUS 01 – Interface de Setúbal .

Funding amount

4,19 million € .

Value executed

4,19 million € .

Operation code

LISBOA-08-1406-FEDER-000023 .

Conclusion date

29.11.2021 .

Summary

Construção do Terminal Intermodal da Praça do Brasil O Estudo de Acessibilidades e Transportes de Setúbal de 2011 (EATS) apontava a Praça do Brasil como a localização ideal para uma interface de articulação das componentes ferroviária e rodoviária do transporte público de passageiros. De facto, para além de ser a estação de caminho-de-ferro central da cidade de Setúbal, onde são assegurados serviços suburbanos da CP na Linha de Praias do Sado (para o Barreiro e centro de Lisboa, via ligação com os barcos da Soflusa) e da Fertagus (diretos à Linha de Cintura em Lisboa), a Praça do Brasil localiza-se num dos eixos principais de penetração na cidade (EN 252/Estrada dos Ciprestes). Sob a área de implantação do Terminal rodoviário pretende-se implantar um parque de estacionamento para viaturas ligeiras com uma área de cerca de 3.000m2 para uma capacidade total de 117 lugares de estacionamento distribuídos por um único piso. Neste mesmo piso, e em cada um dos topos do estacionamento, estão também previstas em cada um dos topos do mesmo, áreas técnicas de apoio ao parque de estacionamento e áreas técnicas de apoio à exploração. O projeto foi articulado com o projeto do terminal rodoviário de forma a garantir uma fácil e adequada articulação entre os dois modos de transporte (transporte individual e transporte coletivo). O terminal rodoviário implementado à superfície, junto à estação ferroviária de Setúbal, tem por objetivo permitir uma articulação entre o modo rodoviário e o modo ferroviário. O local de intervenção é atualmente ocupado por um parque de estacionamento de superfície confinado a Este pela Estação de Comboios de Setúbal/ Infraestrutura Ferroviária, e a Oeste por um ligeiro talude, sobrelevado em relação à Estrada de Ciprestes. O terminal tem uma área aproximada de 3.468 m2, com espaço para estacionamento de 14 autocarros. O Terminal rodoviário foi concebido para ser aberto dando um aspeto orgânico interrelacionado com a envolvente edificada, sem massas volumétricas assumidas. Dele sobressairá a cobertura metálica com superfícies opalinas, alternadas com chapas de alumínio, dando a sensação de suspensão e consequentemente leveza ao conjunto. Encontram-se também previstas duas áreas de apoio designadas por: zona de apoio à exploração e zona de apoio ao público e bilheteiras. No que diz respeito às áreas técnicas de apoio à exploração, as mesmas serão concretizadas no parque de estacionamento subterrâneo e a zona de apoio ao público e bilheteiras na envolvente da implantação do terminal rodoviário.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

4,19 million €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Setúbal 4,19 million € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024