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Project Portugal 2020

Criação do serviço de mobilidade inclusiva “Circuito da Saúde” de Almada

Project sheet

Name

Criação do serviço de mobilidade inclusiva “Circuito da Saúde” de Almada .

Funding amount

37,4 thousand € .

Value executed

37,4 thousand € .

Operation code

LISBOA-08-1406-FEDER-000021 .

Conclusion date

16.07.2018 .

Summary

Em Almada, a implantação e entrada em serviço do Metro Sul do Tejo, constituiu-se como uma oportunidade ímpar para redefinir a oferta de transportes coletivos nas áreas de influência desta infraestrutura regional, alargando a sua abrangência e elevando os níveis de qualidade do serviço oferecido, contribuindo, em paralelo, para melhorar o desempenho energético e ambiental associado ao sector dos transportes na margem sul do Tejo. Para concretizar este objetivo, a Câmara Municipal de Almada, tem identificadas no Plano de Circulação e Estacionamento “Acessibilidades 21” duas carreiras de miniautocarros para assegurar o rebatimento do MST e responder às necessidades de deslocação da população residente nas áreas a Norte (Almada Velha e Cacilhas) – linha M1 – e a Sul (Cova da Piedade e Almada) do eixo central da cidade (Av. 25 de Abril, Av. D. Afonso Henriques e Av. Nuno Álvares Pereira) – linha M2. O Serviço de Mobilidade Inclusiva FLEXIBUS, já em funcionamento e operado por 2 miniautocarros elétricos, concretizou a linha M1, que rebate o MST para a zona norte de Almada, tendo alargado o seu âmbito e funcionalidade. O FLEXIBUS cumpre uma importante função social ao assegurar a ligação entre a zona histórica de Almada Velha, habitada por uma população mais envelhecida e com maiores dificuldades de mobilidade, e o centro de Almada, o interface de transportes de Cacilhas, mercados e serviços diversos, mas também 5 centros de dia localizados na vizinhança do percurso. Concretizada a carreira FLEXIBUS e face aos resultados positivos decorrentes do seu funcionamento, tanto a nível social como ambiental, a Câmara Municipal de Almada considerou oportuno concretizar a segunda carreira, a linha M2, que servirá principalmente a zona a Sul do eixo central da cidade (Almada e Cova da Piedade). Nesta área da cidade estão localizadas diversas unidades de saúde, como por exemplo os Centros de Saúde de Almada e Pragal, o Hospital Particular e outros serviços públicos como o Centro de Emprego e a Segurança Social de Almada. Tendo presente o tipo e características destes serviços, considera-se pertinente a criação de um serviço de transporte flexível em autocarro, que ligue os locais atrás referidos ao Hospital Garcia de Orta, respondendo assim a necessidades específicas das deslocações urbanas associadas ao motivo “saúde”. É neste sentido que se pretende desenvolver um serviço de transporte público coletivo vocacionado para apoiar as deslocações associadas ao motivo “saúde”, como contributo para um reforço da mobilidade inclusiva na cidade, mas também para assegurar a sua ligação à restante rede de transportes públicos de Almada. Esta necessidade é tanto mais premente por quanto a localização do Hospital Garcia de Orta obriga a ultrapassar um declive médio superior a 8% e, em alguns troços, superior a 30%, o que dificulta, ou mesmo inviabiliza, a acessibilidade pedonal à zona de consultas aos cidadãos idosos e/ou de mobilidade reduzida, A Câmara Municipal de Almada desenvolveu um estudo, em parceria com a Agência Municipal de Energia de Almada, AGENEAL, que informa a implantação e operação da linha M2 que servirá a zona a sul do eixo central da cidade (Almada e Cova da Piedade). Nesta análise foi dado especial ênfase à necessidade do “Circuito da Saúde” melhorar decisivamente o acesso a vários serviços de saúde, bem como a outros equipamentos públicos e pontos de interesse existentes na área de influência do novo serviço (o Teatro Municipal Joaquim Benite, o Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz e o próprio santuário do Cristo-Rei). É de realçar que, que sendo o Hospital Garcia de Orta o único Hospital Central da margem sul do Tejo, serve atualmente uma população estimada em cerca de 330.000 habitantes dos concelhos de Almada e Seixal, sendo que em algumas valências a sua zona de influência extravasa largamente estes dois concelhos, estendendo-se a toda a Península de Setúbal, nomeadamente nas áreas de especialidade de Neonatologia e Neurocirurgia. O perfil de mobilidade dos utentes de saúde determina a opção por um modelo de transporte urbano de proximidade, mais flexível do que o convencional, atualmente assegurado pela TST, devido ao carácter não regular e necessidades específicas que caracterizam a mobilidade de parte substancial desta população. Nestes casos, está-se perante um problema que normalmente não encontra resposta adequada por parte do serviço convencional de transporte público em autocarro, mas que, por questões de equidade social, não deverá ser deixado exclusivamente ao serviço de táxi, pelo ónus financeiro que impõe e que poderá limitar o acesso a cuidados de saúde. O novo Serviço de Mobilidade Inclusiva “Circuito da Saúde” propõe-se assim servir as zonas de Almada não cobertas ou cobertas de forma deficiente pelas carreiras de autocarros existentes, rebater o MST e ligar ao FLEXIBUS, beneficiando as pessoas com maiores restrições de mobilidade. O circuito proposto será baseado no mododelo de oferta flexível (com paragem a pedido em qualquer ponto do percurso), que está mais adaptado a contextos de procura normalmente dispersos no espaço e no tempo, do que os serviços de autocarro convencionais, com o apoio de tecnologias de informação e comunicação. Para a funcionamento do serviço está prevista a criação de um sistema de bilhética, integrado com o Serviço de Mobilidade Inclusiva FLEXIBUS, as restantes carreiras da TST e o MST. O sistema de bilhética será baseado numa tecnologia sem contacto, para facilitar a sua gestão e controlo, mas também a futura integração tarifária com os restantes serviços de transporte público de Almada e da AML, com particular relevância para os operadores TST, MTS, Transtejo e o serviço FLEXIBUS. Outro aspeto a salvaguardar passará pela divulgação e disponibilização de informação em tempo real sobre o serviço, de forma atrativa, funcional e fidedigna. Para tal, será utilizado o conceito de “paragem virtual”, associada aos principais polos servidos. Estes locais serão providos de painéis informativos relativos ao serviço de transporte, remetendo para sítios na Internet e outros pontos informativos a estabelecer, que serão atualizados e geridos como se de uma paragem se tratasse. Deste modo, pretende-se ativar, no interior das unidades de saúde servidas e no terminal do serviço, painéis informativos com dados reais sobre o sistema de transportes que se encontra disponível em determinado momento (dia, hora) na sua área de influência, incluindo horários, localização de pontos paragem, percursos, tarifários e outras informações gerais. A operacionalização do serviço será acompanhada por uma campanha de comunicação e informação, baseada em diferentes suportes e meios, como a identificação do percurso através de uma linha vermelha pintada no pavimento, folhetos, informação e aplicações para web e redes socais, decoração dos veículos, entre outros.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

37,4 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Almada 37,4 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024