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Project sheet

Name

TCP - Promoção Turística 2020 – 2022 .

Funding amount

2,98 million € .

Value executed

2,9 million € .

Operation code

CENTRO-07-2114-FEDER-000217 .

Conclusion date

30.06.2023 .

Summary

A operação “Promoção e Comunicação Turística 2020-2022” pretende dar suporte a` implementac¸a~o do Plano Regional de Desenvolvimento Turístico do Centro, para o período de 2020-2030, acrescendo a necessidade de contribuir de forma assertiva para a retoma da atividade turística de acordo com as orientações oficiais de higiene e segurança, no sentido de mitigar os efeitos de quebra na procura turística provocados pela pandemia Covid-19. A criac¸a~o de uma percec¸a~o de seguranc¸a e de confianc¸a no destino Centro de Portugal passa por um profundo trabalho de comunicac¸a~o turi´stica e de qualificação do destino, orientado para os novos perfis de viajantes e visitantes e que atenue ou elimine os naturais receios de deslocac¸a~o, pelo que a presente operação assenta em tre^s eixos de intervenção: O Programa 1. Instrumentos de Promoção e Comunicação integra iniciativas que contribuem para a consolidação da promoção da marca Turismo Centro de Portugal, assim como dos seus recursos e produtos turísticos. A aposta estratégica e nuclear assenta na criação e implementação de instrumentos e ferramentas que reforcem uma presença eficaz, permanente e inovadora da comunicação do destino Centro de Portugal nos diversos contextos e plataformas de comunicação. Este programa pressupõe a criação de uma estratégia transversal de curadoria editorial, que desenvolverá conteúdos inovadores, baseados na produção de novas narrativas, histórias e experiências a partir dos recursos e produtos turísticos da região e desenvolve conceitos e abordagens de comunicação inovadores especificamente orientados para uma resposta adequada às circunstâncias vividas atualmente. Em resposta aos desafios inerentes ao contexto da pandemia Covid-19, é fundamental reforçar o investimento na qualificação do destino, integrando a capacitação de agentes públicos e privados, assim como o desenvolvimento de mecanismos de monitorização permanente da atividade turística e a avaliação de impactos das políticas e ações ao nível da sua competitividade e atratividade do destino. Neste sentido, a operação inclui, através do Programa 2. Qualificação do Destino, um conjunto de iniciativas de qualificação com vista à consolidação da Região Centro como destino seguro, inteligente, inovador, sustentável, qualificado, articulado e acessível, designadamente através da criação / consolidação de sistemas integrados de apoio à decisão e de montagem de ferramentas de recolha, análise e estudo de informação turística, de modo a gerarem-se referenciais de excelência de intervenção. Com vista ao desenvolvimento dos pilares estratégicos definidos no Plano Regional de Desenvolvimento Turístico do Centro 2020-2030, a operação integra o Programa 3. Turismo Religioso através da parceria com a ACISO, entidade que, ao longo dos últimos anos, tem sido responsável pela consolidação e promoção deste produto turístico ao nível local, regional, nacional e internacional. Considera-se que esta ação contribuirá positivamente para reforçar a notoriedade turística da Região Centro e a sua dinamização económica, por via da difusão e comercialização da oferta turística de um dos produtos turísticos mais relevantes e consolidados do Centro de Portugal, constituindo ainda uma oportunidade para a região se posicionar de forma pioneira no que diz respeito ao tratamento da avaliação de riscos de saúde pública em eventos de grande dimensão, mitigando os desafios gerados pela pandemia do vírus Covid-19.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

2,98 million €

Funding amount

Where was the money spent

By region

1 region financed .

  • Center 2,98 million € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024