Information portal on various topics of management of public resources of the Portuguese State

Project Portugal 2020

Região de Coimbra Turismo 2020. Promoção Integrada dos Produtos Turísticos da Região de Coimbra

Project sheet

Name

Região de Coimbra Turismo 2020. Promoção Integrada dos Produtos Turísticos da Região de Coimbra .

Funding amount

1,76 million € .

Value executed

1,56 million € .

Operation code

CENTRO-07-2114-FEDER-000061 .

Conclusion date

28.04.2023 .

Summary

A operação “Região de Coimbra Turismo 2020. Promoção Integrada dos produtos turísticos da Região de Coimbra” assume como objetivo central a estruturação de produtos turísticos integrados de base intermunicipal suportados nos recursos culturais, naturais, patrimoniais e históricos com elevado valor distintivo e de atração, contribuindo, desta forma, para o aumento do número de turistas e visitantes e afirmando a Região como destino turístico de excelência. Os produtos turísticos de base intermunicipal mobilizados para esta operação integram programas com graus de maturidade distintos tendo-se identificado: - Produtos Turísticos Âncora, que integram a estruturação dos produtos cuja fase de maturidade se encontra mais avançada considerando como áreas de intervenção: a oferta patrimonial da cidade e região de Coimbra, a gastronomia e os marcos históricos que incidem sobre o período da romanização à época medieval. - Novos Produtos Turísticos, que integram recursos muito relevantes no contexto da região e com um enorme potencial de crescimento, os quais carecem de ser organizados e estruturados. No âmbito da temática histórica das invasões francesas, a aposta consiste na criação de uma oferta regular por via da criação de um programa de visitação e respetiva sinalética. Já no que diz respeito ao turismo náutico, destaca-se uma aposta no surf pretendendo-se posicionar a Região de Coimbra enquanto destino para a prática desta modalidade, valorizando-se a cultura e o lifestyle a ela associados. - Produtos Turísticos Emergentes, que integram potenciais produtos turísticos que se encontram ainda numa fase de estudo, investigação e certificação. Neste caso, evidencia-se a parceria com as Aldeias do Xisto no contexto do processo de certificação do destino Dark Sky e o estudo para a criação de um percurso imersivo ao longo do rio Mondego. A comunicação turística associada à presente candidatura encontra-se estruturada num programa transversal que atua nas dimensões da promoção, animação e mediação turística e se consubstanciará num conjunto de ações organizadas de forma sistemática e articulada, integrando desde a presença em feiras (nacionais e internacionais, em estreita ligação com a ERTCP) à implementação de ações de ativação de produtos turísticos específicos e de mediação com operadores privados. Por último o acompanhamento e gestão de projeto, que assume também um carácter transversal, incluindo as iniciativas de acompanhamento e gestão integrada do projeto e dos produtos turísticos criados, assim como ações de benchmarking e de boas práticas. Este eixo integra, também, iniciativas de capacitação e qualificação do sector público que permitam dar a conhecer boas práticas e promover processos de aprendizagem sobre a conceção e implementação de um produto turístico.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

1,76 million €

Funding amount

Where was the money spent

By sub-região

1 sub-região financed .

  • Região de Coimbra 1,76 million € ,
Source AD&C, GPP
31.10.2024