PRR Project
Supera-te
Project sheet
Name
Supera-teTotal project amount
323,8 thousand €Amount paid
97,14 thousand €Non-refundable funding
323,8 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.04.2023Expected end date
30.06.2026Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
More Digital ImpulseOperation code
06/C06-i07/2024.P8887Summary
O projeto Supera-te constitui uma resposta estruturada à Submedida de Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior, concretamente ao Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior, proposto pelo consórcio das cinco IES do Instituto Piaget. Atento às condições desafiantes que enquadram a transição para o ensino superior e empenhado em assegurar a equidade de acesso e permanência neste nível de ensino, este projeto norteia-se pelo compromisso de garantir uma integração adequada, justa e igualitária dos estudantes, em particular dos que se encontram inscritos no 1.º ano, pela 1.ª vez, sobretudo os que se encontram em situação de maior vulnerabilidade económica, social e de patamares de aprendizagem. Assim, consciente de que fatores intra e extra ambiente escolar condicionam a trajetória educacional dos estudantes, o projeto visa eminentemente garantir que todos têm as mesmas oportunidades de sucesso no ensino superior, independentemente da sua origem ou circunstâncias. Para tanto, o projeto Supera-te assenta em 3 pilares fundamentais de atuação: 1) Desenvolvimento de um sistema de previsão do insucesso e/ou abandono escolar - neste sistema pretende-se sinalizar estudantes em risco, criando um ambiente digital propício (simples) à recolha e análise de dados e considerando o ciclo de vida do estudante no seu percurso académico; 2) Desenvolvimento de ações de prevenção e redução de abandono escolar - as ações visam criar soluções para constrangimentos financeiros, problemas de integração e para a promoção da saúde mental e bem-estar; 3) Desenvolvimento de ações de promoção do sucesso escolar - estas ações procuram desenvolver ambientes de aprendizagem promotores de práticas pedagógicas ativas e do pensamento crítico e criativo, apoiadas num conjunto diversificado de métodos de Aprendizagem Cooperativa (AC). Como tal, proporciona um conjunto diversificado de respostas/iniciativas, de frequência regular ao longo de cada ano letivo, dirigidas eminentemente a este público-alvo, mas também a docentes e à comunidade académica no geral, de forma a apoiar o desenvolvimento de uma educação em ensino superior de qualidade, a promover o sucesso académico, a partilha de boas práticas e a fomentar a desconstrução do bem-estar na relação pedagógica. De referir que, neste enquadramento, os ambientes de aprendizagem serão potenciados pela transição digital, recorrendo a equipamentos e metodologias inovadoras, que funcionarão como aceleradores da interação e proximidade entre os membros da comunidade. Pela sua abordagem, o Projeto Supera-te encontra-se profundamente empenhado em apoiar o estudante de 1.º ano no seu percurso académico, reduzir o abandono e insucesso, fortalecer as suas competências académicas, promover a interação social e a entreajuda entre pares, atender às suas necessidades, valorizar a sua participação, potencialidades e interesses e contribuir assim para a autonomia e bem-estar estudantil.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
323,8 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 30 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Lisboa 323,8 thousand € ,