Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

CCVnECE: Vamos aprender...experimentando

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

3,1 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

03/C06-i04.02/2022.P1723

Summary

A palavra ciência tem origem no termo latino scientia, que significa conhecimento. Ao longo dos séculos, a ciência e os seus intervenientes têm vindo a alterar muitos dos hábitos da Humanidade, afetando inevitavelmente todas as dimensões da vida em sociedade, nomeadamente no âmbito educativo. Sendo o lema do AENelas Por uma escola de qualidade, pela excelência, visa-se elevar o potencial de cada aluno e dos restantes intervenientes no processo de construção do saber, proporcionando experiências de aprendizagem dentro e fora da escola. Se se pretende estimular a curiosidade intelectual, o gosto por aprender e a ambição cultural, estimular o interesse dos nossos alunos pela ciência e pela tecnologia, dotando-os de ferramentas que lhes permitam enfrentar as exigências do mundo atual sempre em mudança, para os atingir, a educação tem de ser de qualidade, humanista, inclusiva e tecnológica.Nos anos iniciais de escolaridade revela-se de primordial importância a implementação de aprendizagens/experiências significativas que visem a aquisição de competências essenciais que promovam o exercício pleno de uma cidadania informada e que aumente os níveis de literacia científica. Neste contexto, com o clube Ciência Viva na Escola Vamos aprender experimentando visa-se destacar a importância das atividades de caráter experimental no processo ensino-aprendizagem dos nossos alunos, desde o pré-escolar, explorando a natural curiosidade das crianças/alunos ao abordarem-se conhecimentos científicos de forma simples, compreensiva, prática e divertida.Explorando o querer saber das crianças do pré-escolar, dos 1.º e 2.º anos do 1.º CEB por temas tão diversos como a natureza, os seres vivos, a tecnologia, a terra, o ar e a água se fará um percurso para uma aprendizagem marcadamente inter e transdisciplinar. As áreas STEM apresentar-se-ão como formas de aprendizagem integrada, trabalhadas por projetos, procurando-se a formação dos indivíduos em áreas do conhecimento tão diversas quanto a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática. Ao longo dos três anos do projeto, pretende-se estimular o entusiasmo e interesse pela ciência, melhorando, assim, as aprendizagens através da prática experimental, visitas de estudo e workshops temáticos, da disseminação de pequenas mostras de ciência junto da comunidade escolar e educativa, usando as potencialidades da tecnologia para melhorar o ambiente, a saúde e o bem-estar. No primeiro período do projeto - instalação do Clube - pretende-se atrair o interesse dos alunos e capacitar os professores para lidar com este tipo de abordagem, melhorando, eles próprios, as suas competências. Nos períodos/anos seguintes, reforçar-se-á uma dinâmica que dará primazia à realização de atividades experimentais, à comunicação e à interação com a comunidade. Deseja-se que os nossos alunos beneficiem do contacto com especialistas e cientistas e sejam eles próprios consumidores e comunicadores de ciência junto das famílias e da comunidade.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

6,5
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 31 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Nelas 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
18.09.2024