Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Clube Ciência Viva na Escola Básica D. Jorge de Lencastre

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

4,14 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

01/C06-i04.02/2021.P659

Summary

A candidatura à iniciativa Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE) visa contribuir para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, incluindo famílias, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem ao longo da vida; contribuir para a modernização dos modelos e estratégias de ensino usados, nomeadamente através da interdisciplinaridade, trabalho prático e experimental, contextualização do conhecimento e desenvolvimento de competências científicas relevantes; promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, disciplinas e escolas, gerando lógicas organizativas flexíveis; e fomentar a abertura da Escola à comunidade, através do estabelecimento de parcerias. A existência do CCVnE propicia a gestão e lecionação interdisciplinar e articulada do currículo, assentes na flexibilização das condições para a aprendizagem do currículo essencial, no trabalho colaborativo e em estratégias pedagógicas em espaços de aprendizagem diversificados, bem como uma maior aposta em metodologias que reforcem a organização de atividades de caráter prático e experimental, visitas e saídas de campo, e ainda a integração de projetos inovadores desenvolvidos na escola e fora dela, que ajudem os alunos a explorar novas possibilidades e cenários, dando-lhes uma perspetiva mais prática e contextualizada dos conteúdos. As atividades a desenvolver prendem-se com a realização de saídas de campo, visitas de estudo, laboratórios abertos, exposições, palestras, entre outras, e pretende-se o envolvimento de toda a comunidade educativa, disseminando-o nos diversos níveis de ensino, privilegiando a articulação quer horizontal quer vertical, dentro e fora do Agrupamento. Neste contexto estão protocoladas parcerias com a Universidade de Évora, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Centro de Ciência Viva do Lousal e de Estremoz, e a LauaK – empresa para o estudo, desenvolvimento, fabrico e montagem de peças e componentes para a indústria aeronáutica, peças metálicas para aplicações industriais e produção de materiais compósitos.O CCVnE propõe-se dispor de uma sala de laboratório, a sala 5 do Bloco B, na Escola Básica D. Jorge de Lencastre (EBDJL), para realização de atividades, com horário a estabelecer de acordo com a organização interna e com a articulação possível com o ensino pré-escolar, o 1.º ciclo e o ensino secundário. A EBDJL, ao apresentar candidatura ao alargamento da rede de CCVnE, pretende abranger, de forma faseada, todo o universo de alunos do Agrupamento, num total de mais de 1700, distribuídos por mais de 80 turmas - educação pré-escolar (13); 1º ciclo (27); 2º ciclo (14); 3º ciclo (21) e ensino secundário (12), tendo integrado os objetivos do CCVnE no seu Projeto Educativo e desenvolvido um plano de atividades dentro do PAA, dando resposta à implementação das aprendizagens essenciais no final de cada ciclo.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

10,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 41,4 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Grândola 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024