PRR Project
STEAMi
Project sheet
Name
STEAMiTotal project amount
10 thousand €Amount paid
4,6 thousand €Non-refundable funding
10 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2021Expected end date
30.06.2026Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
CTEAM Youth IncentiveOperation code
01/C06-i04.02/2021.P621Summary
Como os Clubes Ciência Viva na Escola devem ser espaços abertos e dirigidos a toda a comunidade educativa, para fomentar o acesso a práticas científicas inovadoras e promover a educação e a cultura científicas, assim queremos que nasça um Clube na nossa escola, de forma a criar um núcleo motivacional e desafiante, de e para todos. Já António Sérgio, patrono do Agrupamento, escreveu que “Se cada escola for uma cidade, um laboratório, uma oficina; se conseguirmos deslocá-la do enciclopedismo para a criação - o aluno ao sair marcado, terá amoldado o seu espírito à iniciativa produtora e virá a ser para a sociedade uma fonte de progresso”.De acordo com o Programa Impulso Jovens STEAM, o qual prevê o reforço da promoção do ensino experimental das ciências e técnicas e da cultura científica, assim nos surgiu o nome do nosso Clube, o STEAMi. Neste acrónimo, o que destacamos é a letra minúscula, por ter um significado maiúsculo, tripartido: inclusão, inovação e inquiry. A inclusão é o maior pilar deste projeto, com uma matriz interdisciplinar (artes e ciências unidas pela tecnologia) muito marcante, e claramente vocacionado para incorporar todos os alunos, especialmente, os mais desprotegidos, carenciados e desmotivados. A formação também será inclusiva, diretamente para professores e alunos e indiretamente para a restante comunidade. A inovação prende-se muito com as parcerias estabelecidas, com instituições de cariz de divulgação e que participam em projetos nacionais e internacionais. Por fim, o inquiry, uma metodologia educativa que funciona muitas vezes como um estímulo inicial, pela pergunta motivadora e desafiante, mas também por ser uma metodologia que consegue unir de forma quase natural, as Ciências, as Artes e a Engenharia. Com o CAUP, queremos construir oportunidades de visitas de estudo inesquecíveis, e até coadjuvação em aula, quer em Astronomia, quer em Robótica. Com o NUCLIO e a Orquestra Juvenil de Gaia, queremos participar em projetos internacionais, como o GSO4school, onde se utiliza a Ópera como um meio de divulgação de Ciência e ainda o projeto Change Makers, onde há a oportunidade de se desenvolverem projetos trabalhando com tecnologias de ponta, orientados por especialistas.Todas as ideias serão desenvolvidas num espaço único, recriando o ambiente marciano dentro do Clube, através da decoração do mesmo, construída com a ajuda de todos os elementos da comunidade escolar, através de desafios ao longo da implementação deste projeto. A construção de cenários temáticos, com réplicas de locais emblemáticos de Marte, das sondas enviadas para este planeta, e ainda com missões utilizando rovers e drones, para nos sentirmos verdadeiros viajantes espaciais e especiais. Não nos podemos esquecer da importância da tutoria, vertical e horizontal, embora esta última seja particularmente importante dentro da escola, a primeira é fundamental para que os alunos mais velhos possam ajudar os mais novos, integrando-os e fortalecendo os seus laços.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
10 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 46 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Vila Nova de Gaia 10 thousand € ,