Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Sardoal + Ciência

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

4,09 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

01/C06-i04.02/2021.P310

Summary

O AES pretende desenvolver em cada discente um conjunto de competências que lhes permitam crescer enquanto cidadãos interventivos, capazes de exercer uma cidadania ativa com espírito crítico e criativo. Para levar a cabo esta missão é imprescindível que os alunos que frequentam o AES consigam compreender e descodificar quesitos científicos e tecnológicos presentes na sociedade atual. É fundamental preparar os alunos para que emitam opiniões assertivas e atuem proativamente. Cientes de que estas competências, previstas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória (PASEO), devem ser estimuladas e trabalhadas o mais precocemente possível, pretende-se constituir um Clube de Ciência Viva que contribua para o seu desenvolvimento em articulação com as aprendizagens essenciais das disciplinas de estudo do meio, matemática, ciências naturais, físico-química, cidadania e tecnologia e comunicar com arte, desenvolvendo-se atividades experimentais não só em contexto de sala de aula, como também nos espaços exteriores. Neste projeto, unem-se a educação Pré-Escolar e o 1.º e 2ºciclos de duas escolas, privilegiando-se a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo (formal e não formal) entre ciclos de escolaridade, disciplinas e entre escolas, gerando lógicas organizativas mais flexíveis e fomentando a partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas e a abertura do AES à comunidade. Permitir que alunos destes ciclos privem com investigadores, instituições de ensino superior, centros de ciência viva e se tornem cientificamente mais literatos é um dos propósitos deste clube – facto que se irá refletir na melhoria da qualidade do seu sucesso académico como preconiza o Projeto Educativo do AES. Procurar-se-ão desenvolver temáticas relacionadas com a Educação Ambiental e a Sustentabilidade, através de desafios criativos, assentes em processos participativos e em articulação com o Programa Eco Escolas do AES. Consideram-se objetivos essenciais no âmbito deste projeto: contribuir para literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem; Sensibilizar para importância das ciências na interpretação dos fenómenos do dia-a-dia; Estimular o gosto Ciência, Tecnologia e Ambiente, contribuindo para o desenvolvimento de diversas áreas de competências contempladas no PASEO; Promover abordagens científicas e artísticas numa perspetiva agregadora de conhecimentos de diferentes áreas do Saber; Desenvolver a capacidade criativa de testar ideias, planear e realizar experiências, controlar variáveis e interpretar informação; Promover a articulação entre o ensino formal e não formal, entre ciclos de escolaridade, entre disciplinas e entre escolas; Fomentar a abertura da Escola à comunidade local, através do incentivo ao estabelecimento de parcerias com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, Centros Ciência Viva, empresas, museus e outras instituições culturais

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

10,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 40,9 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Sardoal 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024