Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

“Ciência em Ação”

Total project amount

10 thousand €

Amount paid

8,72 thousand €

Non-refundable funding

10 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Qualifications and Skills

Investment

CTEAM Youth Incentive

Operation code

01/C06-i04.02/2021.P292

Summary

Considerando que a ciência, associada à tecnologia, faz parte das nossas vidas de uma maneira mais intrínseca do que muitos imaginam, e que ter acesso ao conhecimento científico é crucial para a construção de um mundo cada vez melhor, ganha expressão a presente candidatura que reflete o empenhamento e a mobilização do Agrupamento e dos seus intervenientes para o reforço da promoção do ensino experimental das ciências e técnicas e da cultura científica no ensino básico, tendo como objetivo principal estimular o gosto e a curiosidade pela ciência e desenvolver o espírito científico desde os primeiros anos de escolaridade.O Agrupamento de Escolas D. João II de Caldas da Rainha, integra 15 estabelecimentos de educação e ensino, uma Escola Básica de 2.º e 3.º ciclos (escola sede), três Jardins de Infância, oito Escolas Básicas Integradas de JI/1.º ciclo e três Escolas Básicas do 1.º Ciclo, num total de cerca de 1916 crianças/alunos (336 na Ed. Pré-Escolar, 713 no 1.º CEB, 406 no 2.º CEB e 461 no 3.º CEB). O Projeto Educativo define como princípios orientadores, entre outros, uma escola onde exista: liberdade e responsabilidade; cooperação; hábitos de trabalho e espírito crítico; uma escola dinâmica, onde o aluno possa dinamizar atividades, criar e executar os seus próprios projetos de promoção do seu bem-estar e da comunidade, onde prevaleça: a igualdade de direitos e equidade; a obrigação do respeito por si, pelos outros e pelo meio envolvente.O Plano de Recuperação das Aprendizagens do Agrupamento contempla a necessidade de consolidar e reforçar a componente prática/experimental. O Agrupamento aposta no envolvimento dos alunos, em programas, projetos e iniciativas que visem a formação integral dos discentes, pelo que reconhece que o desenvolvimento de um trabalho assente na descoberta e na resolução de problemas com implementação de diversas atividades práticas e experimentais e de iniciativas colaborativas, pode proporcionar experiências estimulantes e relevantes que levem à melhoria e desenvolvimento de competências educativas e sociais dos seus alunos. Para promover o Ensino Experimental das Ciências, será de manter a atitude de colaboração demonstrada pelos responsáveis e docentes na escola, de modo a manter os aspetos positivos e colmatar os aspetos a melhorar. Um CCVnE contribuirá para a melhoria e desenvolvimento da literacia científica dos nossos alunos, oferecerá um espaço privilegiado de conhecimento, onde se irá promover uma educação e cultura científica com acesso a práticas científicas e inovadoras, possibilitando ao aluno, não só a construção do seu próprio conhecimento, como também o preparar-se para grandes desafios, tal como o de ser um cidadão participativo com valor agregado. O projeto do CCVnE – “Ciência em Ação” foi aprovado pelos órgãos competentes do Agrupamento, na reunião de Conselho Pedagógico, do dia 9 de dezembro de 2021 e na reunião de Conselho Geral, do dia 15 de dezembro de 2021.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

10,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

10 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 87,2 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Caldas da Rainha 10 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
16.05.2024