PRR Project
Clube Ciência Viva na Escola Secundária da Moita Experienciar Natureza e Ciência
Project sheet
Name
Clube Ciência Viva na Escola Secundária da Moita Experienciar Natureza e CiênciaTotal project amount
10 thousand €Amount paid
9,06 thousand €Non-refundable funding
10 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2021Expected end date
30.06.2026Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
CTEAM Youth IncentiveOperation code
01/C06-i04.02/2021.P1148Summary
O Clube Ciência Viva “Experienciar Natureza e Ciência” é o primeiro CCVnE do Agrupamento de Escolas da Moita, tem sede na Escola Secundária da Moita e envolve, na dinamização mais direta, os alunos do ensino secundário de Ciências e Tecnologias, sendo as atividades dirigidas a um público-alvo alargado (desde alunos do pré-escolar até ao 12º ano).Dois dos principais motes do CVnEscola Secundária da Moita são a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo. A equipa integra professores de vários grupos disciplinares, nomeadamente dos grupos 500, 510 e 520, com o tempo de trabalho no clube consagrado nos respetivos horários. O desenvolvimento do projeto consiste na implementação de atividades, de forma integrada, abordando diferentes temas, quer específicos das disciplinas quer transversais (como a sustentabilidade), fazendo pontos de cruzamento entre a Biologia e Geologia, a Física e Química e a Matemática. Conta ainda com a colaboração de docentes de outras áreas, nomeadamente de Artes e de Educação Básica, essenciais para a articulação horizontal e vertical.As parcerias são outra das peças-chave do projeto, são diversificadas (universidades, unidades de investigação, centros de ciência, autarquias), com papéis identificados em cada atividade (conforme Plano de Intervenção) e com estratégias de articulação previstas nesta candidatura.O projeto tem início em janeiro de 2022 e término em agosto de 2025, inclui uma série de atividades discriminadas no Plano de Intervenção, com os objetivos a atingir e os recursos necessários para os concretizar (detalhados no orçamento apresentado no PI), o público alvo a que se destina (com estimativa do número de alunos abrangidos por atividade e por ano letivo), os parceiros envolvidos na concretização, as formas de monitorização/avaliação e a respetiva calendarização (que pode também ser consultada no cronograma do projeto).As ações descritas no Plano de Intervenção enquadram-se em três vetores principais que se consideram essenciais para ultrapassar as lacunas de competências causadas nos jovens em resultado da pandemia, e que respondem aos desafios do mundo atual. São eles:A) trabalho laboratorial/experimental, que inclui as atividades:4. Forças e Movimentos associados à Tectónica de Placas5. Movimento no Plano inclinado e Energia cinética / risco geológico na ocupação de cones vulcânicos9. Ver a Terra com a Tabela Periódica10. Moléculas na atmosfera e nas células 11. Acidificação dos oceanos12. Atividade de Bioinformática13. Drosophila melanogaster, modelo biológico de excelência15. Absorção, reflexão e refração da luz / Fibra ótica B) trabalho de campo, que inclui as atividades: 7. Saída de campo de Biologia e Geologia a Sintra 8. Saída de campo de Biologia e Geologia à Costa Vicentina ou Arrábida C) descobrir e comunicar/divulgar Ciência, que inclui as atividades:1. Aqui há Ciência 2. Feira de Projetos Educativos 3. Laboratórios Abertos 6. Pedalada sustentável 14. Muros com Vida
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
10 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 90,6 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Moita 10 thousand € ,