PRR Project
LIDA - Literacia Digital e Alfabetização – uma aposta das empresas na responsabilidade social
Project sheet
Name
LIDA - Literacia Digital e Alfabetização – uma aposta das empresas na responsabilidade socialTotal project amount
330 thousand €Amount paid
33 thousand €Non-refundable funding
330 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2023Expected end date
31.12.2024Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
Incentivising Adult WorkersOperation code
01/C06-i03.01/2022.P2606Summary
O projeto prevê conjugar TRÊS TIPOS DE AÇÕES, às quais estão associadas investimentos específicos. As ações são as seguintes:AÇÕES DE TIPO 1 – AÇÕES DE MARKETING SECTORIAL - a desenvolver com associações e que visam promover o projeto junto dos seus associados/empresas do setor, tendo por fim a divulgação da ideia de responsabilidade social ligada à facilitação da escolarização dos colaboradores) – este tipo de ações podem também decorrer em parceria com empresas de SHST (nesse caso as ações não são de âmbito sectorial, mas têm o mesmo fim, de apelo à responsabilidade social ligada à facilitação da escolarização dos colaboradores).Conjugam-se aqui meios físicos e meios digitais porque parte das pessoas a quem se dirigem podem estar desligadas dos meios de comunicação digital (alarga-se assim o público-alvo destas ações). As AÇÕES DE TIPO 1 serão personalizados por associação parceira (ou por empresa de SHST parceira / ou outra) e terão o contacto direto da MEDIADORA, a qual fará um atendimento personalizado a empresas.AÇÕES DE TIPO 2 - AÇÕES DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAL - a desenvolver em parceria com empresas que manifestem abertura à iniciativa (PME aderentes), na sequência ou não das AÇÕES DE TIPO 1.Trata-se da realização de campanhas com meios físicos, nas instalações das PME aderentes (cartaz informativo e/ou roll up) – estes meios visam “abrir a mente” do colaborador para este se interessar pela sua escolarização, alfabetização ou desenvolvimento da literacia digital. Mais uma vez, terão o contacto direto com a MEDIADORA, a qual fará um atendimento personalizado dos adultos. Estes “cartazes” serão complementados por “sessões de informação e sensibilização”, planeadas em conjunto com a PME aderente e nas instalações da empresa.AÇÕES DE TIPO 3 – AÇÕES DE INFORMAÇÃO, ORIENTAÇÃO e FORMAÇÃO DE ADULTOS - a desenvolver com os adultos aderentes (interessados em receber informações ou aumentar competências/escolaridade).Estes 3 TIPOS DE AÇÕES têm associados os INVESTIMENTOS previstos no projeto, que são de 2 TIPOS:INVESTIMENTOS DE TIPO A – Desenvolvimento e aquisição de materiais de Marketing e Informação (personalizados para as AÇÕES DE TIPO 1 e 2)INVESTIMENTOS DE TIPO B – Equipamentos informáticos para os “adultos em processo de formação em literacia digital” (para as AÇÕES DE TIPO 3)Nos investimentos aqui previstos, a entidade promotora do Centro Qualifica Comenius, seguirá o Código de Contratos Públicos, uma vez que é uma entidade equiparada a “Entidade Adjudicante”.Em ambos os casos, as contratações decorrerão no início do projeto (primeiro mês do biénio) sendo contratados os prestadores de serviços que assegurem, para o período de 2 anos, o desenvolvimento de campanhas de marketing e informação (sectorial e empresarial) e o fornecimento de computadores (em regime de aluguer).
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
330 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 10 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Porto 330 thousand € ,