Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Renovar e dinamizar o Polo de Inovação de Serpa

Total project amount

836,45 thousand €

Amount paid

236,62 thousand €

Non-refundable funding

836,45 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

09.09.2021

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Investment and innovation

Investment

Research and innovation agenda for the sustainability of agriculture, food and agroindustry [Innovation Agenda for Agriculture 20|30]

Operation code

01/C05-i03/2021.PPRR-C05-i03-P-000053

Summary

O Polo de Inovação de Serpa localiza-se no Concelho de Serpa, freguesia de Vila Nova de S. Bento e ocupa uma área de 1.556,71 ha, distribuído por três blocos – Herdade da Abóboda, Valadas, Sesmarias e Peral, Herdade do Monte Novo e Herdade do Vale Formoso, esta ultima localizada no concelho de Mértola, com prédios rústicos que totalizam 1.556,71 ha. Caracteriza-se por uma forte componente pecuária, na perspetiva do melhoramento e conservação animal, dispondo para o efeito de importantes efetivos bovinos (raças Garvonesa e Mertolenga), ovinos (raças Merino Branco, Merino Preto e Campaniça), caprinos (raça Serpentina) e suínos (raça Alentejana). Tem, assim, como principais atividades a agricultura, com a dominância de olival em regime de regadio e de sequeiro, cereais de outono-inverno, culturas pratenses e consociações forrageiras, a pecuária extensiva e a olivicultura. Este Polo integra ainda o Centro de Reprodução Animal da Herdade da Abóboda, dedicado á recolha e conservação de germoplasma de pequenos ruminantes, constituindo um polo de duplicados do Banco Português de Germoplasma Animal, o Centro Experimental de Erosão de Vale Formoso e dispõe daquela que será, provavelmente, a única queijaria tradicional de produção de queijo de Serpa.Têm condições experimentais muito favoráveis para a fileira dos pequenos ruminantes de aptidão leiteira e produção de queijos regionais. Contribui ainda para diversas iniciativas emblemáticas que se cruzam com as cadeias de valor da produção animal, que inclui um Centro de Reprodução Animal, do olival e azeite, de cereais de outono-inverno e de leguminosas. As condições que caracterizam o Polo permitem a melhoria das infraestruturas e equipamentos a partir da recuperação e modernização de infraestruturas e equipamentos para garantirem a:conceção de unidades demonstrativas com modelos de produção modernos de elevada competitividade e unidades de produção tecnológica de última geração, para antecipação e preparação de cenários competitivos a médio prazo. conservação e valorização das coleções de variedades regionais e de raças autóctones, com avaliação de variedades e raças selecionadas em modelos de produção comercial. criação e dinamização de uma Rede de Incubadoras de Base Rural com uma cobertura territorial significativa, incentivando a participação de grupos sub-representados. Na implementação das linhas de trabalho indicadas dever-se-á continuar o trabalho de desenvolvimento de parcerias, com Empresas, Associações e Instituições de Investigação (Universidades, Institutos Politécnicos e Centros de Investigação).Além do que foi indicado deve registar-se como atividade “emblemática” o CRAHA – Centro de Reprodução Animal da Herdade da Abóboda, o qual apresenta e continuará a apresentar uma grande importância, quer no apoio direto à atividade pecuária quer na componente fundamental de recolha e preservação do genoma animal, envolvendo várias entidades públicas e privadas. No envolvimento de várias Entidades destacam-se os protocolos de colaboração com o INIAV e com Associações de Criadores.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

Not applicable
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

836,45 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 28,3 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Évora 836,45 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024