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Project sheet

Name

Praça Quinhentista e sua envolvente

Total project amount

364,93 thousand €

Amount paid

109,48 thousand €

Non-refundable funding

364,93 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

360° Accessibility

Operation code

01/C03-i02/2021.P703

Summary

A intervenção aqui proposta e candidatada prevê, em primeiro lugar, possibilitar uma rede de percursos acessíveis a todos e que contenha o máximo de componentes em cumprimento da Secção 1.1 das NTA, respeitando sempre a imagem urbana característica do local. Para o efeito o presente projeto prevê a abordagem de quatro intervenções basilares à boa conduta da mobilidade inclusiva, sendo elas: intervenção no “largo público multiusos”, intervenção na envolvente ou adro da Igreja de Sobrosa; intervenção na área residencial com maior densidade habitacional - Ruas do Mártir São Sebastião e Padre Hernâni Carvalho e intervenção na Rua Padre António Moreira de Meireles. Estas 4 intervenções complementam-se entre si, permitindo, portanto, criar um circuito pedonal acessível em toda a sua extensão com vista a possibilitar o acesso inclusivo de toda a população na sua génese e plenitude. De seguida passamos a uma breve descrição de cada intervenção a executar: na Criação da Praça Quinhentista como espaço público de recreio e lazer, com espaços de circulação e permanência de peões seguros, confortáveis e ambientalmente integrados. Já no espaço religioso envolvente-Adro da Igreja requalifica-se a situação atual para permitir a acessibilidade de qualquer peão, independentemente da sua condição/limitação. Nestes espaços existirão as seguintes valências: passeios e caminhos de peões, escadaria, rampas, zonas de estar/permanência arborizadas, instalações sanitárias de acesso público, pavimentos táteis e linhas guia, espaços de estacionamento de viaturas para pessoa com mobilidade reduzida ou outra incapacidade, iluminação e mobiliário urbano adequados, pelo que esta intervenção vai de total encontro à aplicabilidade das NTA. A coesão do ambiente urbano é estabelecida por uma rede interdependente e contínua de percursos acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada e com limitações visuais, entre o espaço público da Praça (espaço público multiusos), da Igreja e os pontos relevantes da estrutura ativa na sua envolvente – equipamentos, interfaces de transportes públicos, ecopontos, zonas de estacionamento, jardim da freguesia. Esta rede acessível é estabelecida pelas necessárias intervenções nas estradas municipais, que se enquadram na requalificação e/ou execução de passeios e caminhos de peões, rampas na via pública, passagens de peões de superfície, reposicionamento e/ou redesenho de obstáculos nos passeios: ecopontos e contentores indiferenciados, sinais de trânsito, postes, pavimentos táteis e linha guia, espaços para estacionamento de viaturas para pessoa com mobilidade condicionada e acessos a propriedades privadas, sempre no almejo de permitir a integral continuidade da acessibilidade inclusiva permitindo uma vida mais autónoma e independente a todos os cidadãos.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

80,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

364,93 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 30 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Paredes 364,93 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
17.05.2024