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Project sheet

Name

Via Pedonal de Reguengos de Monsaraz

Total project amount

762,99 thousand €

Amount paid

228,9 thousand €

Non-refundable funding

762,99 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

31.12.2025

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

360° Accessibility

Operation code

01/C03-i02/2021.P597

Summary

Atualmente, a dinâmica da Cidade passa por um uso crescente do automóvel e, ao nível do planeamento, considera-se que a estratégia deve mudar e apostar na mobilidade sustentável, pelo que importa prever um espaço canal que permita o trânsito pedonal para que os circuitos possam acontecer ao mesmo tempo e em segurança total nos movimentos diários próprios da dinâmica urbana. O que se pretende é estimular os habitantes a viver a cidade sem a utilização do automóvel nos movimentos. Assim, foi traçada a via pedonal que se apresenta a candidatura, assente no eixo estruturante que liga o centro da Cidade. A via pedonal proposta tem uma extensão de 1430m, perfazendo uma área total de intervenção de 9541,05m2, num investimento de 997494,64€, o que perfaz um custo de 104,55€/m2, com o seguinte trajeto: Antigo Caminho-de-ferro, Rotunda 25 de abril (Centro de Transportes), atravessa toda a Av. António José de Almeida, passando pela Praça da Liberdade, Rua do Comércio, Rua Actôr Augusto de Melo, Rua General Roçadas, Rua Fernão de Magalhães, Rua da Santo António, Rua D. Dores Leal, Rua António Vaz Natário, e Ribeira do Monreal e Ribeiro Pelado e por fim Escola Básica António Gião. Em termos de materialidades o que se propõe é o granito, assumindo várias formas de acordo com as diferentes funções que irá assumir, nos passeios em calçada com cubo de 5, sublinhada por linhas de lajetas de granito, e nas zonas de atravessamento automóvel, em calçada de cubo de 10. A via pedonal será na sua totalidade em lajetas de granito, apenas haverá exceção a esta materialidade na Rua do Comércio onde o piso será em calçada “rasgada” por linhas de lajetas em granito e a via pedonal marcada por pequenas chapas colocadas no pavimento numa perspetiva de intervenção assumida, mas subtil, enquadrada no contexto envolvente. Em termos de mobiliário urbano, prevê-se a colocação de bancos circulares em torno das árvores propostas, bancos duplos em locais de estadia, ambos acompanhados de papeleiras e um módulo de estacionamento para bicicletas. Existirão pilaretes em locais estratégicos para garantia de que o trânsito automóvel não terá acesso aos mesmos. Prevê-se ainda a requalificação do “Largo Gião”, através da criação de um espaço de enquadramento ao edifício dos antigos Paços do Concelho exclusivamente pedonal e que será pontuado por mobiliário urbano, vegetação de porte arbóreo e um elemento escultórico, sendo o trânsito automóvel desviado na totalidade para a Rua Nuno Álvares Pereira: paralelamente também a Rua D. Dores Leal será alvo de uma requalificação de fundo de modo a ordenar o trânsito e a integrar a via pedonal. A envolvente ao Centro de transportes também terá uma intervenção de raiz de modo a ordenar o estacionamento e o trânsito automóvel e valorizar o espaço canal de carater pedonal, que será acompanhada de intervenção ao nível de iluminação sempre que se justifique e colocação de negativos para colocação de infraestruturas de telecomunicações.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

55,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

762,99 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 30 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Reguengos de Monsaraz 762,99 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
17.05.2024