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Project Portugal 2020

Programa de Sensibilização para as Alterações Climáticas no Quadrilátero Urbano (Adapt4city)

Project sheet

Name

Programa de Sensibilização para as Alterações Climáticas no Quadrilátero Urbano (Adapt4city) .

Funding amount

57,32 thousand € .

Value executed

57,32 thousand € .

Operation code

POSEUR-02-1708-FC-000059 .

Conclusion date

01.02.2021 .

Summary

A operação candidata materializa a possibilidade de implementação de uma estratégia de comunicação e sensibilização concertada e integradora, que abranja todas as esferas da sociedade, com particular enfoque em públicos-alvo prioritários, nomeadamente as famílias, a comunidade escolar, as instituições (desportivas, sociais e culturais) e as empresas. Tem como principal objetivo a sensibilização e conscientização da população (designadamente famílias, instituições de natureza pública ou privada e empresas) para os riscos associados às alterações climáticas e para a importância do contributo individual e coletivo na adaptação e mitigação dos respetivos impactes é primordial para a Quadrilátero Urbano. Tendo em consideração o caráter holístico, transversal e multissectorial de que se revestem as alterações climáticas, com repercussões e riscos a diferentes níveis, as ações a concretizar encontram-se estruturadas em função dos diferentes públicos-alvo, dadas as suas especificidades e contextos diferenciadores. Procura-se, deste modo, garantir a adequação das ações a desenvolver com os objetivos e resultados esperados junto de cada público-alvo, bem como assegurar a complementaridade entre as boas práticas decorrentes destas mesmas ações. Deste modo, constituem objetivos primordiais da operação: - Sensibilizar os diferentes públicos-alvo para a adoção de comportamento que promovam uma melhor adaptação às alterações climáticas; - Contribuir para minimizar a “pegada ecológica” dos diferentes públicos-alvo. A operação compreende uma 1ª fase de preparação dos trabalhos a realizar, onde será definido o modelo de comunicação, prazos e toda a informação necessária à implementação das iniciativas. A esta segue-se três fases de implementação de ações de sensibilização junto de diferentes públicos-alvo, nomeadamente famílias e educadores (ação 1), instituições desportivas, socias e culturais (ação 2) e empresas (ação 3). i) Ação 1 - Público-alvo “Famílias e Educadores”: Compreende o desenvolvimento de conteúdos sobre as alterações climáticas (água, energia e resíduos), para utilização em sala de aula. Serão entre outras iniciativas, realizados jogos interativos, assim como em colaboração com as famílias, criar um concurso sobre as famílias com menor “pegada ecológica”. No sentido de maximizar o potencial de abrangência e adesão à ação, bem como de aproximar os instrumentos desenvolvidos às famílias e educadores, serão realizadas duas sessões para apresentação e divulgação das ferramentas desenvolvidas junto do público-alvo, por município, num total de oito sessões, assim como está prevista a divulgação ao nível da página da web e redes sociais. ii) Ação 2 - Público-alvo “Instituições”: Esta fase visa a criação de uma ferramenta (versão papel e versão online) que permita diagnosticar e classificar as práticas e os consumos associados às áreas temáticas supracitadas (água, energia e resíduos), por parte das instituições (desportivas, sociais e culturais) do território de intervenção da Quadrilátero Urbano. Esta ferramenta lançará pistas sobre como estas instituições poderão melhorar os resultados obtidos, permitindo aos Municípios da Quadrilátero Urbano conhecerem as boas práticas implementadas e a evolução das práticas e consumos das instituições iii) Ação 3 - Público-alvo “Empresas”: Esta ação compreende a realização de uma ação de sensibilização dirigida às empresas, reconhecendo-se que as alterações climáticas não constituem, em grande medida, uma preocupação para este público-alvo. A este nível propõem a criação de conteúdos (versão papel e versão online) direcionados para os gestores e empresários, relativos às boas práticas de adaptação às alterações climáticas. .

Geographic distribution of financing

57,32 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

4 counties financed .

  • Braga 17,52 thousand € ,
  • Guimarães 15,26 thousand € ,
  • Vila Nova de Famalicão 12,92 thousand € ,
  • Barcelos 11,62 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024