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Project Portugal 2020

Porto de Leixões - prolongamento do quebramar, no âmbito do novo terminal de contentores

Project sheet

Name

Porto de Leixões - prolongamento do quebramar, no âmbito do novo terminal de contentores .

Funding amount

31,14 million € .

Value executed

30,12 million € .

Operation code

POCI-04-2655-FC-000013 .

Conclusion date

31.12.2023 .

Summary

A Operação “Porto de Leixões – prolongamento do quebramar, no âmbito do novo terminal de contentores, consiste no prolongamento do quebramar em 300 metros, com alteração da sua inclinação e insere-se no Projeto Global relativo à construção de um novo terminal de contentores no porto de Leixões, que, com fundos a -14,8 metros, permitirá a receção de navios de até 6 000 TEU (cerca de 280 metros de comprimento, 40 metros de boca e 13,8 metros de calado). O Projeto Global possui, assim, uma abrangência mais alargada do que a Ação indicada para comparticipação comunitária e no âmbito da qual está a ser apresentada a candidatura ao RAIT/COMPETE 2020, relativa ao prolongamento do quebra-mar exterior do porto de Leixões, encontrando-se o sucesso da implementação do novo terminal de contentores, por razões de índole física, dependente da Ação, tal como explicitado ao longo da presente memória descritiva. Respondendo às necessidades e tendências de mercado no setor do transporte marítimo internacional e dos portos, o Projeto assume uma relevância estratégica para o core business do porto de Leixões, permitindo, entre outros benefícios, um aumento da sua eficiência, mediante a diminuição dos tempos de espera dos navios e, através da melhoria da conetividade nacional com o resto da Europa e do mundo e da intermodalidade das infraestruturas, o reforço da sua posição e competitividade a nível europeu, do qual também o seu hinterland será beneficiado. O novo terminal de contentores assume uma relevância estratégica significativa no contexto portuário europeu, enquadrando-se não só na componente nacional da política de transportes, mais concretamente na Estratégia do Governo Português para o Aumento da Competitividade Portuária no período compreendido entre 2017 e 2026, como também na componente europeia, na medida em que o porto de Leixões constitui um porto da rede principal da rede transeuropeia de transportes, integrado no corredor atlântico. A operação “Porto de Leixões – prolongamento do quebramar, no âmbito do novo terminal de contentores” constitui um passo prévio e necessário para a efetiva concretização do Projeto, na verdade a mesma, por si só, não se afigura suficiente para alcançar a integralidade dos objetivos pretendidos com o novo terminal de contentores.

Geographic distribution of financing

31,14 million €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Matosinhos 31,14 million € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024