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Project Portugal 2020

ATTENDO2: Sistema de gestão de atendimento automático nos CSP

Project sheet

Name

ATTENDO2: Sistema de gestão de atendimento automático nos CSP .

Funding amount

465,43 thousand € .

Value executed

465,43 thousand € .

Operation code

NORTE-09-0550-FEDER-000158 .

Conclusion date

29.06.2023 .

Summary

A operação enquadra-se no processo de modernização administrativa em curso na ARSN de criação de um sistema de gestão de atendimento automático nas unidades funcionais dos cuidados de saúde primários, proporcionado o atendimento digital assistido, integrado com os sistemas de informação locais, com vista à melhoria da eficiência e da qualidade no atendimento aos utentes, baseando-se na otimização de recursos e na utilização das TICs numa lógica de redução de custos de contexto. A presente candidatura dá continuidade e complementa a operação aprovada no POCI, na medida em que se pretende alargar o sistema de gestão de atendimento automático a mais unidades funcionais. Este projeto de modernização administrativa está direcionado para a rede de unidades funcionais de cuidados de saúde personalizados (USF e UCSP) e envolve a desmaterialização de processos administrativos ao nível do atendimento dos utentes. A operação em execução no POCI beneficiará todas as USF Modelo B (132 USF). Com a operação agora proposta pretendemos alargar o sistema de atendimento automático a mais 100 unidades funcionais (USF Modelo A e USCSP). O sistema de gestão de atendimento do utente a implementar consiste na instalação de quiosques eletrónicos, facilitando o encaminhamento e a interação dos utentes com os profissionais e a unidade de saúde desde a chegada até à saída. A solução a adotar permitirá a identificação do utente por via não presencial e estará integrada com as aplicações informáticas utilizadas no dia-a-dia das unidades de saúde, quer sejam de índole administrativa ou clínica. Prevê igualmente a difusão de conteúdos multimédia nos ecrãs de televisão a colocar nas respetivas salas de espera, quer sejam produzidos e geridos internamente ou por difusão de conteúdos de terceiros (de carater institucional ou conteúdos de televisão generalista). A introdução do atendimento digital através de quiosques eletrónicos irá alterar o relacionamento do utente com o seu serviço público na sua unidade de saúde. Haverá uma diminuição das interações, desde que seja essa a vontade do utente, o que confere maior rapidez, facilidade, simplicidade e flexibilidade na obtenção do serviço. A solução estará assente numa arquitetura centralizada no Datacenter da ARS Norte, que disponibilizará serviços padronizados às várias unidades funcionais intervencionadas na operação, permitindo menores custos de manutenção e suporte à infraestrutura e uma maior tolerância a falhas.

Geographic distribution of financing

465,43 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By sub-região

6 sub-regiões financed .

  • Área Metropolitana do Porto 228,06 thousand € ,
  • Ave 69,81 thousand € ,
  • Tâmega e Sousa 60,51 thousand € ,
  • Cávado 46,54 thousand € ,
  • Douro 41,89 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024