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Project sheet

Name

Autarquia Digital Metropolitana .

Funding amount

833,77 thousand € .

Value executed

844,43 thousand € .

Operation code

NORTE-09-0550-FEDER-000053 .

Conclusion date

25.11.2020 .

Summary

A linha de ação definida, assenta na evolução tecnológica de algumas plataformas existentes e simultaneamente na otimização de “áreas específicas”, algumas das quais, com enorme impacto na vida e qualidade de vida dos cidadãos, como a Inclusão Social e outras no sentido de otimizar procedimentos e processos como são o caso do Atendimento Multicanal com a implementação do Balcão Virtual. Na vertente das Tecnologias de Informação, uma aposta clara na otimização de circuitos e reengenharia de processos, desmaterialização absoluta, rapidez e fluidez no tratamento da informação, de uma forma célere e transparente. Democratizar e descentralizar o acesso a serviços da autarquia, alargar horizontes em demais serviços públicos do concelho, nomeadamente Juntas de freguesia e IPSS, fomentando o uso de meios computacionais eletrónicos, são também, objetivos do projeto. A partilha de informação eletrónica, através da computação em Cloud, entre a Autarquia e várias Entidades Locais e Nacionais, é uma das mais-valias deste projeto permitindo, uma significativa redução de custos de comunicação e um acesso a informação crítica e valiosa, de uma forma imediata. Neste contexto, a existência de uma rede física de Fibra-Ótica Municipal, associada a uma estratégia de interoperabilidade de sistemas, possibilitará a criação de um “Balcão Virtual” único de atendimento, conseguindo-se racionalizar recursos humanos e materiais e aumentar a produtividade. A tipologia da operação proposta está enquadrada, no âmbito da “Promoção das TIC na administração e serviços públicos” - AVISO Nº NORTE-50-2016-12, nomeadamente na disponibilização de serviços públicos eletrónicos de âmbito regional e local, direcionados para o cidadão e para as empresas, que proporcionem formas flexíveis e personalizadas de interagir com a AP e uma diminuição de custos de contexto, da criação das condições técnicas e institucionais necessárias ao desenvolvimento do governo electrónico na região e à articulação entre entidades em matéria de redes e serviços TIC, através da adoção de soluções que permitam construir serviços públicos digitais abertos, flexíveis e interoperáveis e aplicação de TIC como instrumento de mudança para melhorar processos organizacionais, reduzir custos administrativos de entidades públicas da região, através da adoção de soluções que promovam uma maior eficiência interna dos serviços públicos. Como indicadores podemos assumir tratar-se de um projeto consistente e indispensável para uma efetiva modernização no relacionamento da Administração Local com a comunidade em geral, pelo que entendemos ser todo o universo populacional de Vila Nova de Gaia, beneficiado com tal investimento. ESPECIFICAÇÃO DAS AÇÕES 1º Gaia+Inclusiva: A criação de infra-estrutura municipal de comunicações em fibra-óptica, assente numa solução Voip para voz, permitirá uma comunicação permanente e em tempo real das diferentes áreas que compõem o Universo Autárquico, reduzindo simultaneamente os custos de contextos associados e facilitando significativamente a partilha, acesso e disponibilização de informação. Por razões estratégicas que também se prendem com o necessário acompanhamento dos trabalhos, esta rede será instalada em 4 fases, que ligarão em estrela, sítios estratégicos de âmbito e competências Municipais. Esta acção será acompanhada de uma Consultoria/Auditoria de Segurança Informática no sentido de potenciar a eficiência da rede, optimizando em termos de performance e garantindo uma eficácia total. Com o nível necessário de integração ao nível do back-office dos websites, estamos certos optimizar significativamente a estrutura actual e com isso aumentar significativamente o número de visitantes, fruto de uma maior dinâmica dos conteúdos disponibilizados e do acréscimo de serviços on-line. 2º “Balcão Virtual”, computação em cloud e desmaterialização processual A desmaterialização de componentes processuais, associadas à reengenharia de processos é permanente, numa Sociedade de Informação. Associada a estes princípios, é incluída nesta candidatura uma atualização tecnológica das plataformas aplicacionais existentes de Workflow e gestão documental, Balcão de Atendimento e de ERP, no sentido de garantir adequabilidade e interoperabilidade operacional, desenvolvimento aplicacional de uma plataforma integradora de “Balcão Virtual”, de desmaterialização absoluta das reuniões de câmara, de integração de faturação eletrónica e de eficácia operacional de serviços específicos, nomeadamente Fiscalização e Polícia Municipal, fomentando-se significativamente, a e-administração, a e-cidadania e a e-participação dos cidadãos. Será potenciado o atendimento público, de âmbito municipal, sendo que a vertente Internet terá uma importância preponderante, através da disponibilização de informação e serviços on-line, nomeadamente através da submissão de formulários. Esta ação será abrangedora nas suas diversas componentes e ampla no âmbito, uma vez que a envolverá aspetos de back-office e de front-office, que resultarão em benefícios concretos para o todo o universo municipal, contribuirá decididamente para serviços públicos mais eficazes e eficientes e maior satisfação de todas as Entidades que se relacionam com o Universo Municipal, reduzindo significativamente a Burocracia Administrativa.

Geographic distribution of financing

833,77 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Vila Nova de Gaia 833,77 thousand € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024