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Project Portugal 2020

Qualificação das Experiências de Touring Cultural no Minho - Posto de Turismo Braga - Estação / Braga

Project sheet

Name

Qualificação das Experiências de Touring Cultural no Minho - Posto de Turismo Braga - Estação / Braga .

Funding amount

67,78 thousand € .

Value executed

78,82 thousand € .

Operation code

NORTE-06-3928-FEDER-000030 .

Conclusion date

30.09.2020 .

Summary

O projeto consiste na instalação de um Posto de Turismo no edifício da Antiga Estação Ferroviária de Braga, situada no terminal do troço da Linha de Braga. Trata-se de um edifício renovado no âmbito do Programa de Acão das Parcerias para a Regeneração Urbana do Centro Histórico (Projeto QREN) que mantém a traça antiga nas suas fachadas, volumetria e coberturas, tendo o seu interior sido alterado para se adaptar a novas funções: o acolhimento de ateliers e outros espaços de artistas e associações culturais da cidade (já concretizado), a instalação dos serviços descentralizados do Turismo Porto e Norte de Portugal (a concretizar) e ainda de um Posto de Turismo que serve de porta de entrada a toda a região do Minho e que é objeto da presente candidatura. O átrio do edifício, com ligação interna à estação de caminhos de ferro da cidade, mantém-se desocupado, tendo o Município de Braga destinado o mesmo para a instalação de um posto de turismo como forma de acompanhar o ritmo de crescimento exponencial do turismo nacional e regional, dado que a esta região chegam diariamente turistas de todo o mundo, sendo a estação de Braga a principal porta de entrada para aqueles que chegam de comboio a esta região, sendo a única ligação ferroviária existente entre o Porto, o Minho e a Galiza. A constante evolução dos fluxos turísticos e o elevado grau de competitividade existente entre os diferentes destinos, tanto a nível nacional como internacional, levaram o Município de Braga e as entidades parceiras do consórcio Minho Inovação, a reflectir acerca da estratégia, a nível regional, no que concerne à captação dos turistas. Estas entidades percecionam, desde logo, a forte necessidade de oferecer, cada vez mais, informação e serviços personalizados e sofisticados, com o intuito de, numa fase posterior, fidelizar os visitantes ao destino. A instalação deste Posto de Turismo em Braga justifica-se, entre outros, pela sua proximidade a 3 grandes eixos de turismo cultural (Braga, Guimarães e Viana do Castelo), ao Aeroporto e ao Terminal de Cruzeiros do Porto, coadjuvada por uma boa rede de acessos rodoviários e ferroviários e um tecido empresarial dinâmico e qualificado. Por outro lado, Braga constitui-se um, local de charneira para a promoção de todo o território ao nível de: i) eventos culturais promovidos por entidades públicas, privadas e associativas; ii) oferta complementar de eventos de âmbito desportivo e recreativo, associáveis ao plano de eventos culturais; iii) oferta ampla e qualificada de comércio tradicional; iv) oferta de estabelecimentos de restauração e bebidas com ementas regionais e internacionais; vi) rede de Monumentos e Museus nos 24 Municípios da região. Em complemento, este projeto alavancará uma parceria entre o Município e a Entidade Regional de Turismo, sendo possível consolidar a Delegação de Braga da Turismo do Porto e Norte de Portugal, criando condições de manutenção dos postos de trabalho existentes e a possibilidade de aqui serem desenvolvidos trabalhos académicos (incluindo doutoramentos e mestrados) identitários dos produtos turísticos estratégicos da região, sobretudo do City & Short Break. O Posto de Turismo da Estação, que estará aberto 7 dias por semana e contará com uma equipa altamente especializada, possuirá um conjunto de valências tecnológicas de teor interativo inovador que o transformarão num espaço de lazer / diversão, educativo, formativo e informativo, através da sua componente de interatividade, vertida nos distintos conteúdos contemplados e terá essencialmente três funcionalidades: i) Espaço de estruturação e promoção do produto turístico CITY & SHORT BREAK no Minho (3 NUT´s III); ii) Espaço de informação e promoção turística do território Minho (3 NUT´s III); iii) Espaço de promoção dos eventos e produtos da região do Minho (3 NUT´s III).

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

67,78 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Braga 67,78 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024