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Project Portugal 2020

Programa de Comunicação Visual integrada para o Centro Histórico

Project sheet

Name

Programa de Comunicação Visual integrada para o Centro Histórico .

Funding amount

322,09 thousand € .

Value executed

286,6 thousand € .

Operation code

NORTE-05-2316-FEDER-000120 .

Conclusion date

31.12.2023 .

Summary

As ações propostas no âmbito da presente candidatura para o desenvolvimento da comunicação, a promoção e divulgação do Centro Histórico de Vila Nova de Gaia assentam na valorização e animação do património, no reforço da identidade, no incremento dos contributos à regeneração do tecido económico, ao repovoamento habitacional e à melhoria da mobilidade. A candidatura “Programa de Comunicação Visual integrada para o Centro Histórico” reflete um conjunto de lugares e projetos estratégicos, podendo ser sintetizados nas seguintes intervenções: 1. CASTELO Colocação de totem de grandes dimensões _ A intervenção proposta ambiciona destacar a densidade histórica e arqueológica que preenche o espaço vazio existente, facto destacado amplamente por historiadores e arqueólogos. A proposta será implantada sob a forma de um totem, como marco visual, enquanto sinalização da importância de outrora do castelo e dos movimentos sequenciais ao longo dos séculos, assumindo ainda a função de demarcação de um miradouro natural e estratégico. Pretende-se ainda realçar a presença narrativa e poética do imaginário popular eternizado por Almeida Garrett, uma vez que os seus laços com o local da intervenção são de extrema profundidade. 2. GENERAL TORRES Colocação de totem de grandes dimensões _ A intervenção proposta pretende destacar duas evidências no território, a primeira diz respeito à figura relevante que dá nome à estação adjacente, General Torres, galardão para militares e civis, a segunda respeitante à referência à estação multimodal existente, consistindo na demarcação visual de um ponto fulcral de entrada no território à cota alta. 3. TELHADOS Aplicação de um Qrcode _ A intervenção estratégica representa a musicalidade inerente ao território, uma vez que se traduz na projeção e captação sonora de um tema do compositor, músico e ensaísta António Pinho Vargas, nascido em pleno centro histórico, no interior do intrincado visual dos telhados identitários do território. A proposta insere-se na malha ortogonal desalinhada das coberturas de telha de barro vermelho, pretende surgir ao peão/observador como mais um elemento inesperado, num processo de deambulação efetuado à cota alta, tendo visibilidade do jardim do morro e ao longo do trajeto de teleférico. Não se pretende a sua imposição, uma vez que surge como outros elementos, de forma imprevista e fugaz no decorrer de um trajeto aéreo, representante das novas identidades visuais do centro histórico. 4. LARGO DE DOM LUÍS I Criação de jardim vertical _ Com o objetivo de desenvolver a consistência e integração visual da especificidade do centro histórico de Vila Nova de Gaia, prevê-se o tratamento do remate visual do percurso do tabuleiro inferior da ponte Luís I e do Largo Dom Luís I, através da construção de um jardim vertical com a identificação e integração imagem do Município e eventual possibilidade de tratamento da empena livre contígua com imagens alusivas às caves. O jardim vertical é formado por três elementos principais: uma estrutura metálica, uma tela plástica e uma capa de feltro de poliamida. Prevê-se, com a implementação desta ação, a requalificação do espaço público e da publicidade visível através deste, destacar ícones urbanos, facilitar a definição de sistemas mentais de referência geográfica e desenvolver uma identidade original e irrepetível. Desta forma, pretende-se integrar um letreiro, sob a forma de letras soltas iluminado, ao tema contemporâneo de jardim vertical. 5. BARÃO FORRESTER A intervenção na rua Barão Forrester assume um triplo propósito: destacar a importância que a personalidade do Joseph James Forrester (1809-1861) teve no território, nomeadamente na área da fotografia; salientar a vista ausente na rua mais estreita do centro histórico; aludir visualmente ao processo mecânico da captação da imagem no processo fotográfico. Com esta proposta, pretende-se que o conjunto de espelho enuncie e reflita a conjunção das cores e da orografia do território percecionado, mais do que uma simples imagem totalitária, assumindo referências visuais da intervenção caleidoscopal. 6. CALÇADA DAS FREIRAS A intervenção na rua Serpa Pinto procura fazer ressurgir, através de grafismos no pavimento, um elemento singular que era responsável pela facilitação da mobilidade íngreme entre cotas do território e transportando pessoas e mercadorias diversas. A proposta pretende simbolizar as dinâmicas e movimentações antigas que calcorrearam este eixo de ligação primordial do território e, como tal, procurando uma confluência de imagem gráfica com semelhanças à estrutura da engrenagem do transporte, optou-se por desenvolver uma intervenção, que incorporasse as marcas existentes na via, com uma solução de grande escala dos mecanismos que constituem a composição mecânica. 7. MONTE JUDEUS A intervenção proposta assume três propósitos conceptuais: o primeiro, destacar o potencial de observação da paisagem; o segundo, dar visibilidade à obra de um autor nascido naquele local, J. Rentes de Carvalho; o terceiro, promover a transformação do local existente, composto por uma construção embargada que oculta e prejudica a circulação e vivência do espaço. 8. ESTALEIRO A intervenção estratégica apresentada procura amplificar e conceder visibilidade à materialidade existente no território específico, através de um totem de grandes dimensões, que assume a função de marco cromático, e um pano de vidro colocado a nascente, adjacente à área de trabalhos. Esta intervenção compreende uma intenção de preservar visualmente toda a área envolvente, assumindo-a como um museu vivo. O plano de vidro contempla a exposição de um conjunto de elementos numéricos e gráficos, recordando a pluralidade de embarcações que percorreram e acostaram naquele espaço. 9. MAREANTES A intervenção estratégica no pavimento localizado na área envolvente à sede dos Mareantes do Rio Douro surge no contexto intencional de uma sintetização iconográfica da representação desta associação, que conta com 300 anos de história. O objetivo encerra em si a possibilidade de dar visibilidade visual e sonora à obra e intervenção secular desta associação, onde são evidenciados os instrumentos musicais, bombos e tambores, e a alusão aos três santos, São Gonçalo, São Cristóvão e São Roque, transportados pelos Mordomos dos Mareantes.

Geographic distribution of financing

322,09 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Vila Nova de Gaia 322,09 thousand € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024