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Project Portugal 2020

Melhoria das condições operacionais e de rebatimento dos TP nas principais paragens

Project sheet

Name

Melhoria das condições operacionais e de rebatimento dos TP nas principais paragens .

Funding amount

1,52 million € .

Value executed

1,16 million € .

Operation code

NORTE-05-1406-FEDER-000212 .

Conclusion date

31.12.2023 .

Summary

A presente operação traduz-se num conjunto de intervenções de Melhoria das Condições Operacionais e de Rebatimento do TP nas principais paragens de Barcelos, promovendo o uso de transporte público e dos modos suaves, conciliando ambos os meios. A presente operação está prevista no PEDU/PAMUS de Barcelos, correspondendo à Ação 8 do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (componente do PEDU municipal), estando também assim consequentemente integrada no PAMUS integrador da CIM Cávado. Apresentam-se de seguida os aspetos essenciais da intervenção, que será realizada através de empreitada única: 1. MELHORIA DA ACESSIBILIDADE AO TRANSPORTE PÚBLICO Para que a convivência entre os ciclistas e os passageiros que pretendem acesso ao transporte público se faça de forma segura, desenharam-se novas paragens BUS, com uma plataforma colocada a 25cm acima do piso rodoviário, garantido acessibilidade facilitada ao interior dos autocarros, através de duas rampas de nos extremos da plataforma da paragem que proporcionam uma acessibilidade universal. 2. IMPLEMENTAÇÃO DE PONTOS DE REBATIMENTO E APOIO MULTIFUNCIONAIS Foram selecionados alguns locais que pela sua localização na proximidade de paragens BUS com maior procura, ou por estarem nas proximidades de escolas ou equipamentos públicos, serão excelentes pontos de rebatimento entre modos. Nesses locais, serão instalados pequenos edifícios modulares que juntam um conjunto de funções que irão proporcionar maior conforto, tanto ao ciclista como ao utilizador dos TC e, também, fornecerá apoio a quem percorre a cidade, seja residente ou turista. 3. ESTAÇÃO ESPECIAL JUNTO AO IPCA Junto ao acesso pedonal do IPCA, desenhou-se uma paragem de autocarro que será emblemática, procurando criar um ponto notável na cidade. Os estudantes serão um público de extrema importância que importa cativar para esta mudança de paradigma. Urge convencer esta população a mudar de hábitos de deslocação. Recorde-se que o IPCA, com cerca de 4000 alunos, até há pouco tempo não tinha outro acesso que não as tortuosas ruas que o ligavam à cidade. Há algum tempo, foi construído um novo acesso direto através da Circular de Barcelos. Ainda assim, poucas alternativas existiam para os estudantes do que o acesso por automóvel. Só recentemente se concretizou uma ligação pedonal, por viaduto, que permite o acesso à Av. de São José. É precisamente nesse ponto que se pretende instalar, então, uma estação de transportes públicos dotada de maior conforto e acessibilidade, tornando-se especial em termos de arquitetura, identidade e acessibilidade. 4. INSTALAÇÃO DE PASSADEIRAS INTELIGENTES Tendo como objectivo a maior segurança da circulação pedonal e uma sã convivência com o trânsito automóvel, prevemos a instalação das designadas passadeiras inteligentes. Sendo uma solução inovadora que recentemente começou a chegar ao mercado, essas passadeiras são particularmente úteis em locais onde exista forte presença de peões, nomeadamente junto a escolas e equipamentos públicos. Estas travessias serão dotadas de sensores que detetam a presença do peão e, de imediato, reforçam a iluminação ambiente, através duma luminária que abrange toda a zona da passadeira, ativando, também sinais verticais iluminados com LED e ainda pequenas luzes LED embutidas na própria pintura da passadeira. Assim que o peão liberta a passadeira, a iluminação é desativada. As passadeiras que propomos, dado que a iluminação só é ativada quando o peão é detetado (sendo desativada quando este se afasta) conseguem garantir uma segurança muito superior, dado que os automobilistas são, efetivamente, alertados para sua presença, garantindo também um tempo mínimo de interrupção da circulação automóvel, melhorando a fluidez do tráfego. Para a instalação deste tipo de passadeiras, selecionámos pontos de maior circulação de peões, nomeadamente junto às escolas ou junto a equipamentos públicos mais importantes.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

1,52 million €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Barcelos 1,52 million € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024