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Project Portugal 2020

Sistema de Informação em Tempo Real no Território do Quadrilátero Urbano

Project sheet

Name

Sistema de Informação em Tempo Real no Território do Quadrilátero Urbano .

Funding amount

860,02 thousand € .

Value executed

863,21 thousand € .

Operation code

NORTE-05-1406-FEDER-000200 .

Conclusion date

31.12.2023 .

Summary

Esta operação, devidamente alocada nos PEDU dos municípios de Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, que em conjunto integram a AMFEQU – Associação de Municípios de Fim Específicos do Quadrilátero Urbano, tem como principal objetivo implementar sistemas de informação ao público em tempo real, contemplando duas ações: (i) o transporte público coletivo de passageiros e, (ii) a gestão de tráfego e do estacionamento urbano, nos municípios do Quadrilátero Urbano. A Ação 1 será implementada nos municípios de Barcelos, Guimarães e Vila Nova de Famalicão e visa a aquisição e instalação de painéis informativos nos principais terminais e paragens de transporte público coletivo com vista à disponibilização de informação aos passageiros em tempo real relativa aos serviços de transporte público rodoviário de passageiros. Considerando os montantes dos investimentos e a impossibilidade de equipar todas as paragens de transporte público, foi selecionado um conjunto de terminais / interfaces e paragens em cada concelho, em função da sua localização e do número de passageiros, a privilegiar com a operação. A informação a disponibilizar será proveniente do sistema de back office que fará a gestão do Sistema de Bilhética Integrada do Território do Quadrilátero Urbano (operação candidatada a financiamento no âmbito do presente aviso), o qual estará apto a receber e disponibilizar a informação em tempo real proveniente dos operadores, nomeadamente dos seus sistemas de apoio à exploração. No caso de Barcelos o sistema possuiu funcionalidades adicionais com painéis interativos que permitem a que permitem a disponibilização de informação adicional sobre o sistema de transporte público na cidade. É importante sublinhar a relação e a interdependência que existe entre estas duas operações, quer a nível funcional quer quanto aos resultados que se pretendem alcançar a nível da melhoria do funcionamento dos transportes públicos coletivos de passageiros na região e no incremento da sua atratividade. A informação a disponibilizar ao público inclui informação sobre os serviços de transporte que servem as paragens, os tempos estimados de chegada, os tempos médios de espera, entre outra informação que possa ser considerada relevante. Os investimentos a incluir nesta ação respeitam à aquisição e instalação dos painéis informativos e ao estabelecimento da sua conectividade com o servidor central (que enviará a informação a disponibilizar a partir dos dados provenientes dos sistemas de apoio à exploração). A Ação 2, associada à gestão do estacionamento e do tráfego urbano, consiste na implementação de três projetos-piloto (sub-ações) relativos à implementação de sistemas de informação em tempo real para apoio aos condutores e à gestão de tráfego urbano no território do Quadrilátero Urbano. Estes projetos-piloto centrar-se-ão em problemas específicos de cada uma das cidades e testarão diferentes soluções e tecnologias que poderão posteriormente ser replicadas nas restantes áreas urbanas do Quadrilátero. Os projetos serão implementados nas cidades de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. Sub-ação 1 – este projeto-piloto será implementado e testado no município de Vila Nova de Famalicão e corresponde a um sistema de informação em tempo real que informará os automobilistas sobre a disponibilidade de lugares por parque de estacionamento estratégico (Sistema de Encaminhamento para os Parques Estratégicos - SEPE). O SEPE recolherá automaticamente a informação relativa a cada parque de estacionamento periférico e disponibilizará essa informação em tempo real, dando indicações aos automobilistas sobre o percurso mais rápido e mais curto que deverão fazer para aceder a um desses parques em função do local de destino no centro da cidade. A solução inclui a instalação de um sistema de painéis informativos em pontos-chave da rede rodoviária nas entradas da cidade, a instalação de um sistema de informação centralizada sobre a disponibilidade de lugares de estacionamento por parque e a disponibilização da informação em tempo real aos automobilistas através de nove painéis informativos. Sub-ação 2 – Este projeto-piloto será implementado e testado no município de Guimarães e consta de um sistema de informação em tempo real associado ao estacionamento na via pública. Será criada uma zona piloto para a implementação de sensores de estacionamento na via pública com o intuito de controlar e gerir a disponibilidade de parqueamento urbano, de uma forma simples, ágil e com a opção de utilizador/pagador. O sistema é constituído por distintos sensores de estacionamento, dispositivos portáteis para suportar as operações dos colaboradores dos serviços municipais e smartphones para aumentar a experiência de utilização dos cidadãos. Esta variedade de dispositivos permite recolher uma grande quantidade de informação que poderá ser utilizada para melhorar a mobilidade e qualidade do serviço, e ao mesmo tempo aumentar a qualidade de vida dos cidadãos. A zona piloto proposta, compreende as artérias adjacentes ao quarteirão de Couros, área definida na candidatura às Smart Cities – DREAM como zona de intervenção prioritária. Sub-ação 3 – Este projeto piloto será implementado e testado na cidade de Braga e consiste num sistema de gestão de tráfego com informação em tempo real. Trata-se de um sistema de recolha de dados de tráfego através de sensores instalados em pontos chaves da rede rodoviária urbana e constitui uma ferramenta importante no apoio à gestão do tráfego e à gestão da mobilidade. Serão instalados cerca de 10 pontos de recolha de dados na cidade de Braga (nas principais entradas da cidade e principais cruzamentos do seu interior) que permitirão definir padrões de deslocações O/D (Origem/Destino), determinar velocidades de circulação, congestionamentos viários, n.º de passageiros/veículo, e outros dados, em tempo real. Considerando que, em média, cerca de 40% da população circula com o Bluetooth ativo, a captação de dados por esta via e o recurso a algoritmos pré-definidos, garante a recolha de informação de tráfego fundamental para apoio à decisão. Este sistema estará associado a uma rede de painéis informativos que emitirão em tempo real informação do estado do trânsito em Braga aos automobilistas. Está prevista a instalação de 20 ecrãs com capacidade de transmissão de informação em tempo real. Estes terão como público-alvo os automobilistas e poderão fornecer, por exemplo, informações sobre trânsito na via para que se pretende dirigir, informar sobre as condições ambientais da cidade ou mesmo comunicar iniciativas e resultados à população. A principal função destes ecrãs será de informação e dissuasão, visando aumentar a fluidez do trânsito, diminuir a concentração de e oferecer alternativas de circulação ao automobilista, contribuindo ainda para a redução das emissões de GEE e para o bem-estar dos peões reduzindo a pressão dos veículos nessas vias e a melhoria da qualidade do ar.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

860,02 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

4 counties financed .

  • Barcelos 215 thousand € ,
  • Braga 215 thousand € ,
  • Guimarães 215 thousand € ,
  • Vila Nova de Famalicão 215 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024