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Project Portugal 2020

Implementação de corredores BUS em solução pré-metro - 1ª Fase - Avenida Vasco da Gama (EN 222)

Project sheet

Name

Implementação de corredores BUS em solução pré-metro - 1ª Fase - Avenida Vasco da Gama (EN 222) .

Funding amount

1,9 million € .

Value executed

2,32 million € .

Operation code

NORTE-05-1406-FEDER-000143 .

Conclusion date

31.12.2023 .

Summary

A candidatura “Implementação de corredores BUS em solução pré-metro - 1ª Fase - Avenida Vasco da Gama (EN 222)” prevê a realização dos seguintes trabalhos: 1.1| Implementação das redes de drenagem A drenagem pluvial actualmente está assegurada pela existência de valetas. Com a construção de passeios consequentemente terá que se substituir essas mesmas valetas por colectores e os respectivos órgãos de drenagem que, atendendo à limitada largura da faixa de rodagem, terão de ser do tipo ‘boca do lobo’. No que diz respeito à rede de saneamento, este arruamento já está dotado dessa infra-estrutura, apenas será executado um pequeno troço em falta, e alguns ramais domiciliários. 1.2| Infra-estruturas eléctricas, de iluminação pública e de telecomunicações Relativamente a estas infra-estruturas é como objectivo principal o enterramento / rebaixamento das redes aéreas, nomeadamente das redes de iluminação pública e de distribuição de BT, bem como dos traçados aéreos que servem os mais variados serviços de telecomunicações. Prevê-se também a execução de travessias de reserva para redes de MT e BT, e a criação de ramais e condutas, longitudinais ao arruamento, por forma a possibilitar o atendimento a futuras ligações de telecomunicações. Depois das redes subterrâneas estarem devidamente executadas, testadas e ligadas, proceder-se-á à retirada das redes aéreas e de todos os seus apoios de rede. 1.3| Sinalização rodoviária Estão previstos neste caderno de encargos os trabalhos de pintura da sinalização horizontal bem como o fornecimento e colocação de toda a sinalização vertical e alterações à sinalização luminosa automática de trânsito. 1.4| Zonas verdes A implantação de corredores Bus na EN222/ Av. Vasco da Gama, não obstante se tratar de um espaço canal esguio, contempla a criação de novas zonas verdes (anteriormente zonas pavimentadas), bem como a manutenção de zonas permeáveis actualmente ajardinadas ou não. As seguintes zonas verdes irão valorizar esteticamente a Av. Vasco da Gama: - Zona lateral, a Sul, da rotunda da VL9 (Av. D. João II), esta zona não tratada, deverá ser convenientemente jardinada, bem como a encosta, localizada a sul da faixa exclusiva do corredor Bus. - Árvores no separador central, junto à Salvador Caetano. Propõe-se a utilização da espécie Quercus fastigiata, pelo facto de ser bastante aprumada e de crescimento lento. - Faixa verde lateral junto à Rua Abel Salazar, esta faixa da maior importância para os moradores da zona, irá ser prolongada em cerca de 70m (para o lado nascente). Na outra extremidade irá haver a necessidade de ripar, a parte final, da faixa verde. Deverá ser utilizada vegetação (arbustos) densa e de folha perene, de forma a promover o efeito barreira (ao nível acústico, visual e gases poluentes) - Novas árvores na Rua Abel Salazar. Está prevista a existência de uma nova faixa verde, numa zona em que o passeio é bastante largo. - Faixa verde localizada antes da Rotunda dos Arcos do Sardão no lado direito (sentido poente - nascente), esta faixa irá ser preservada embora vá ser parcialmente ripada. Atendendo ao mau estado da vegetação existente, propõe-se a plantação de nova. - Espaço verde (a confirmar em obra) na Rotunda dos Arcos do Sardão. De forma a valorizar e reforçar a identificação do local, foi criada uma zona verde que deverá funcional como uma moldura vegetal aos transeuntes. A preparação e execução do fundo destas zonas tratadas fazem também parte desta empreitada. 2| Trabalhos e materiais previstos Seguidamente descrevem-se de modo sucinto os trabalhos e materiais previstos para a execução da presente proposta. 2.1| Pavimentos O pavimento da faixa de rodagem apenas será levantado nas zonas do separador central, que será posteriormente pavimentado, nas bermas onde vão agora existir passeios, nas novas zonas verdes, e nas zonas de atravessamentos de valas. Nas restantes zonas que ficarão para as vias de circulação, será apenas fresado e está prevista a pavimentação com uma camada de desgaste em betão betuminoso. 2.2| Materiais Os materiais a utilizar serão: Betão betuminoso – na faixa de rodagem; Betão betuminoso com acabamento colorido, do tipo “slurry-seal” – passeios e separador central; Guias de granito – em delimitação de passeios e separador central. Quanto às guias, estas serão em granito com 0.20m de largura, elevadas com espelho de 15cm em delimitação dos passeios e galgáveis no separador central. Nos casos onde haja a necessidade de se colocar um elemento para encosto do passeio optar-se-á pela utilização de guias em betão com 0.08m de largura. Para assegurar as travessias de todos os peões, nas zonas de atravessamento pedonal da faixa de rodagem, as guias dos passeios serão rebaixadas de acordo com o pormenor deste caderno de encargo, em toda a largura da passagem de peões, passando nestes casos o espelho do lancil de 15cm para 1cm (eventualmente 2cm). 3| Diversos O empreiteiro deverá respeitar todas as normas de segurança, higiene e saúde exigidas, bem como manter a obra devidamente sinalizada de modo a evitar acidentes com pessoas estranhas à obra. Antes do início dos trabalhos, e com uma antecedência mínima de 15 dias, o adjudicatário terá que apresentar ao Departamento de Trânsito e Mobilidade desta Câmara o projecto de sinalização de desvios alternativos para os eventuais cortes do trânsito em cada zona de intervenção.

Geographic distribution of financing

1,9 million €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Vila Nova de Gaia 1,9 million € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024