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Project Portugal 2020

Dotação de Ligações Mecânicas no Centro Histórico

Project sheet

Name

Dotação de Ligações Mecânicas no Centro Histórico .

Funding amount

2,12 million € .

Value executed

1,75 million € .

Operation code

NORTE-05-1406-FEDER-000139 .

Conclusion date

31.12.2023 .

Summary

A presente operação visa promover a mobilidade urbana sustentável, energeticamente eficiente e inclusiva, através de estratégias de baixo teor de carbono, nas zonas mais urbanizadas A dotação de ligações mecânicas no Centro Histórico incide sobre duas áreas: uma na zona do Castelo de Gaia e a outra compreendida entre a rua Cândido dos Reis e a Serra do Pilar. Em ambos os casos os percursos foram pensados de forma a servirem não apenas o turista mas, e acima de tudo, a comunidade local e aqueles que diariamente se deslocam para o seu local de trabalho ou para aceder a equipamentos e serviços (serviços municipais, escolas, hospital). Entre os habitantes de ambos os núcleos (Pilar e Castelo) predomina uma camada bastante envelhecida, com evidentes constrangimentos ao nível da mobilidade, desprovidos de meios de deslocação próprios e servidos por um sistema de transportes bastante deficitário, para o qual muito contribui as escassas ligações viárias entre a cota alta e a cota baixa. A implementação dos equipamentos mecânicos, sejam eles escadas, passadeiras rolantes ou elevadores, implica sempre a abertura de fundações. Considerando a sensibilidade dos locais de intervenção os trabalhos serão sempre acompanhados e/ou precedidos pelo trabalho de arqueologia. O projeto de arquitetura tem como principal preocupação minimizar a presença dos equipamentos mecânicos e garantir a sua correta inserção na envolvente. As escadas e tapetes rolantes verão os seus apoios laterais ocultados por muros em pedra ou elementos em aço corten, dependendo da zona onde se enquadrem, e os elevadores serão constituídos preferencialmente por caixas panorâmicas em vidro e aço, sendo a estrutura composta por perfis metálicos em aço corten, desprovida de qualquer revestimento adicional. O elevador surgirá à superfície apenas quando seja de todo impossível implantá-lo atrás de muros ou inseri-lo em edifícios existentes. A introdução dos equipamentos respeitará sempre as pré-existências, sendo que em nenhum dos casos projetados a sua inclusão implica a eliminação de muros, demolição de edifícios ou alteração de elementos e percursos de reconhecido valor. Sempre que se verifique que a diferença de cotas a vencer implica a introdução de um elemento vertical de grandes dimensões (no caso dos elevadores), e com vista a reduzir o seu impacto, a solução passará por desdobrar os equipamentos vencendo o desnível por tramos. As soluções mecânicas funcionarão sempre como complemento às soluções convencionais, não podendo em caso algum constituir a única solução de percurso. Os projetos de especialidades deverão procurar minimizar a presença de cabos e armários técnicos. O projeto de iluminação prevê o reforço das luminárias nas zonas dos equipamentos, por forma aumentar a segurança dos locais. Quanto às caixas de visita deverão, sempre que possível, seguir o mesmo alinhamento e integrar-se no desenho de pavimento, de modo a evitar interrupção de elementos de composição como: lajetas, guias de granito ou degraus. As caixas de visita deverão ainda ser revestidas com o mesmo material do tramo de pavimento onde se inserem, de modo a minimizar a sua presença. Propõe-se a instalação de sistemas de videovigilância que garantam a segurança e preservação dos utentes e dos equipamentos. A intervenção objecto desta candidatura está devidamente pormenorizada no ponto 6 da memória descritiva complementar, bem como nas memórias descritivas e justificativas dos anteprojetos.

Geographic distribution of financing

2,12 million €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Vila Nova de Gaia 2,12 million € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024