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Project Portugal 2020

Prolongamento da VL7 (Avenida Eugénio de Andrade) até à Rua do Loureiro (VL3-Avenida até ao Mar)

Project sheet

Name

Prolongamento da VL7 (Avenida Eugénio de Andrade) até à Rua do Loureiro (VL3-Avenida até ao Mar) .

Funding amount

180,87 thousand € .

Value executed

182,99 thousand € .

Operation code

NORTE-05-1406-FEDER-000042 .

Conclusion date

27.11.2019 .

Summary

Esta candidatura consiste na criação de uma ligação ciclo pedonal (e rodoviária) entre o núcleo central da freguesia da Madalena e duas escolas existentes, assegurando a ligação entre a Rua do Cerro (perpendicular à Avenida Eugénio de Andrade) e a Rua do Talho (com ligação à Rua do Loureiro), numa extensão de cerca de 350 metros, promovendo um novo percurso seguro de proximidade e do quotidiano, nomeadamente destinado aos alunos das escolas, permitindo ainda a instalação de um corredor bus partilhado destinado à criação de um novo percurso de transporte público que estabeleça também a ligação direta daquele núcleo central da freguesia da Madalena ao centro da cidade de Gaia. A rasante do arruamento foi condicionada pelas cotas da Rua do Cerro e da Rua do Talho, cuja ligação se pretende estabelecer, bem como pela necessidade de aproximar a obra às cotas naturais do terreno, por forma a minimizar o movimento de terras e possibilitar ainda o acesso aos terrenos agroflorestais adjacentes. A plataforma desta nova ligação é constituída por duas vias de circulação com 3 metros de largura cada, permitindo a instalação de um corredor bus partilhado, passeios com 1,6 metros dos dois lados do arruamento e uma ciclovia com 2,5 metros de largura do lado nascente da faixa de rodagem. Optou-se por um perfil transversal estreito pela necessidade de reduzir ao mínimo a afetação das áreas de RAN e REN e pelo facto de este troço não servir diretamente construções, uma vez que não é possível a urbanização nos terrenos adjacentes. Em termos de infraestruturas a instalar na nova ligação, e dado o seu carácter predominantemente ciclável e pedonal, apenas serão instaladas as redes de iluminação pública e um sistema de drenagem de águas residuais pluviais. Todos os materiais utilizados na obra serão adequados aos fins em vista, obedecendo às características mínimas exigidas pela regulamentação portuguesa em vigor. A pavimentação da faixa de rodagem será do tipo flexível e constituída pelas seguintes camadas: Camada de desgaste em betão betuminoso; Camada de base em macadame betuminoso; Duas camadas de base em agregado britado de granulometria extensa; Na zona próxima da ribeira de Ateães será colocado um colchão drenante para estabilização do terreno. Os passeios a construir, bem como a ciclovia, terão a seguinte composição: Camada de desgaste em betão betuminoso; Camada de base em agregado britado de granulometria extensa. Nas zonas em aterro serão construídos muros de gabiões para evitar as saias de aterro. Será instalado um troço de elementos pré-fabricados de betão para canalização do atravessamento da levada existente. Será construída uma passagem superior à ribeira de Ateães em estrutura de betão armado. Devido ao traçado desta ligação atravessar terrenos privados, será necessário construir muros ou redes de vedação para proteger os terrenos adjacentes.

Geographic distribution of financing

180,87 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Vila Nova de Gaia 180,87 thousand € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024