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Project Portugal 2020

Requalificação urbana do cruzamento da EN206 e EN304 (Gandarela)

Project sheet

Name

Requalificação urbana do cruzamento da EN206 e EN304 (Gandarela) .

Funding amount

475,06 thousand € .

Value executed

477,97 thousand € .

Operation code

NORTE-04-2316-FEDER-000376 .

Conclusion date

31.01.2023 .

Summary

A pretensão para este local integrará uma candidatura que este município apresentará a curto prazo e que será enquadrada na Prioridade de Investimento 6.5 (6e) - Adopção de medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano, a revitalizar as cidades, recuperar e descontaminar zonas industriais abandonadas, incluindo zonas de reconversão, a reduzir a poluição do ar e a promover medidas de redução de ruído. Esta prioridade está incluída no Eixo Prioritário 4 – Qualidade Ambiental, estando associado ao objectivo temático 6 – Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos do Programa Operacional Regional.Este aviso foi aberto tendo em conta a relevância destes instrumentos de apoio para o desenvolvimento dos centros urbanos, qualidade de vida dos cidadãos e para a atractividade do território, onde serão submetidas operações previstas nos Planos de Acção de Regeneração Urbana (PARU) aprovados, como é o caso.Esta candidatura consta do quadro de compromissos do PARU 2016-2020. Na lógica da prioridade das intervenções a levar a cabo que se atribui ao peão na fruição dos espaços, bem como nas suas devidas acessibilidades, o novo desenho urbano dos espaços procura responder com qualidade aos fluxos de peões que se fazem sentir nesta zona, devendo agora procurar encontrar as conexões necessárias entre a zona Norte e a zona Sul da E.N. 206, devendo este troço de Estrada Nacional, ganhar características urbanas, de uso citadino, procurando o conforto, a segurança e a qualidade de vivência das pessoas que diariamente utilizam os fluxos urbanos próprios de um local onde existe habitação, comércio, serviços e equipamentos, uns localizados na ala Norte e outros na ala Sul da referida Estrada Nacional. Este troço viário da E.N. 206 com a sua actual configuração, não responde de todo à qualidade urbana desejada para o local, nem lhe está conferido no seu desenho urbano as características e condições mínimas de segurança e conforto dos utilizadores, sendo hoje um troço viário de circulação automóvel sem quaisquer características de troço de atravessamento de um aglomerado urbano. 3. Nova configuração do cruzamento da E.N 206 e da E.N. 304 O entroncamento da EN206 com a EN304 deverá ser revisto no sentido de proporcionar mais segurança ao automobilistas, por um lado, mas principalmente aos peões. A configuração do traçado na EN304 que passa no interior do aglomerado urbano da Gandarela, deveria ser objecto de uma reestruturação no sentido de dotá-lo de características mais urbanas indo ao encontro dos hábitos locais, designadamente no grande fluxo de peões e nos novos hábitos citadinos, fruto das intervenções mais recentes que têm sido levadas a cabo neste local. Importa contrariar o efeito de via de circulação de grande velocidade, agudizada ainda pela sua actual configuração e traçado rectilíneo, propondo-se a colocação de uma rotunda que irá obrigatoriamente fazer reduzir drasticamente a velocidade no troço da EN206. Esta rotunda ajudará ainda a resolver o encontro dessa via com a EN304, que actualmente apresenta grandes problemas de segurança viária, contendo também esta via graves problemas de coerência com o trânsito pedonal, não havendo actualmente nenhuma solução de atravessamento racional e em consonância com os novos hábitos locais. A localização actual das passadeiras estão completamente desajustadas dos hábitos urbanos deste aglomerado, sendo igualmente urgente rever o desenho do espaço público dessa área, devendo esse estudo ser mais abrangente e considerar outras áreas limítrofes que carecem igualmente de uma reflexão profunda. 4. Adequação do desenho da rotunda às normas em vigor Todo o desenho agora proposto teve como base o Documento de Síntese das Disposições Normativas para o Dimensionamento de Rotundas, publicado pelo então Instituto de Infraestuturas Rodoviárias – IP. Pretende-se para o local uma solução simples, de fácil compreensão e utilização. Tal permitirá um reconhecimento rápido e intuitivo do tipo de solução por parte dos condutores e dos peões, na forma como se devem comportar, minimizando a ocorrência de hesitações ou de atitudes imprevisíveis. A sua geometria é caracterizada por uma solução de três ramos, dispostos todos com um ângulo de 90º entre si, que resultam do entroncamento da EN 304 em relação à EN 206. Esta última via é caracterizada por um troço completamente rectilíneo que será interrompida por esta rotunda de modo a resolver o seu cruzamento com a EN 304. Apesar do objectivo concreto no controlo de velocidades execessivas que se fazem sentir no local, a solução proposta procura uma fluidez de trâfego capaz de canalizar, sem demoras excessivas, os diferentes movimentos direccionais. Não é, como tal, uma solução demasiado restritiva ao comportamento dos condutores, antes pelo contrário, este desenho procurará uma solução de maior segurança, com velocidades controladas para ambas as vias, sem que isso interfira com o normal funcionamento do tráfego automóvel mas também pedonal que se tem verificado inseguro e perigoso com a actual configuração.

Geographic distribution of financing

475,06 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Celorico de Basto 475,06 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024