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Project sheet

Name

Intervenção na Rua S. João .

Funding amount

386,25 thousand € .

Value executed

382,1 thousand € .

Operation code

NORTE-04-2316-FEDER-000127 .

Conclusion date

30.11.2023 .

Summary

Conquista de áreas consideráveis para os passeios existente, por força da redução do perfil rodoviário (passa a 3.5m, de sentido único norte-sul, como atualmente). O novo traçado não assentará rigorosamente no atual eixo, antes resultando de um exercício ponderado que privilegiou as áreas confinantes com estabelecimentos comerciais e onde se perspetiva que as “atividades de rua” possam ter um papel maior, conquistando dessa forma maior perfil de passeio na área fronteira. O preenchimento dessa área de passeio será feito com material igual ao existente (lajeado de granito), respeitada a estereotomia atual sempre que tal se mostre exequível e nos moldes que se apresentam em perfil/desenho tipo (ver desenho nº 5). A faixa de rodagem, a diferenciar da restante área, será pavimentada em cubo de granito e balizada por dissuasores metálicos, verticais, colocados de acordo com a métrica apresentada nos desenhos e espaçamento tal que impeça o estacionamento abusivo. Excecionalmente e considerando o papel que detém a praça Conselheiro Silva Torres e as áreas adjacentes, ao invés do cubo de granito, será adotado igual material ao utilizado nos passeios (lajeado de granito) para preenchimento da faixa de rodagem, obtendo-se uma maior e melhor legibilidade sobre a praça e reforçada o seu papel, a sua escala e importância desta enquanto espaço público. A pontuar o limite da zona automóvel será também colocada grelha metálica continua para recolha de águas pluviais. Entre esta área (faixa de rodagem) e o passeio será recolocada a atual guia de granito existente, de largura generosa e que marca de forma mais evidente a separação entre os diferentes utilizadores do espaço público (automóvel e peão). Nestas áreas serão salvaguardados lugares de estacionamento para cargas e descargas e também para apoio à unidade hoteleira existente (largada de passageiros e bagagens), nos dois locais já existentes. Será igualmente preservada a praça de táxis, embora revisto/reduzido o perfil onde os mesmos aparcam, porque reconhecida também inconvenientes, do ponto de vista funcional, à sua deslocalização. Em toda a área de intervenção prevê-se a elevação da faixa de rodagem para a cota do passeio, numa perspetiva de total “pedonalização” desta área, eliminando-se tanto quanto possível as barreiras/desníveis físicos, numa ótica de devolução do espaço ao peão.

Geographic distribution of financing

386,25 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Caminha 386,25 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.10.2024