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Project Portugal 2020

Promoção da Mobilidade Urbana Sustentável da Vila de Celorico de Basto - Arruamento Agra-Crespos

Project sheet

Name

Promoção da Mobilidade Urbana Sustentável da Vila de Celorico de Basto - Arruamento Agra-Crespos .

Funding amount

104,53 thousand € .

Value executed

104,73 thousand € .

Operation code

NORTE-03-1406-FEDER-000142 .

Conclusion date

31.12.2023 .

Summary

Esta operação diz respeito ao arruamento Agra-Crespos que vai estabelecer a ligação entre o nó em construção da Variante do Tâmega (junto ao parque empresarial) e o arruamento já construído que liga a Igreja Matriz de Britelo até Grupilheiras (junto da Quinta de Agra). Este arruamento de ligação entre a Igreja de Britelo e o Parque empresarial de Crespos faz parte integrante das propostas aprovadas ao nível do Plano de Urbanização da Vila de Celorico de Basto, aprovado a 8 de Agosto de 2012. Trata-se de um eixo estruturante da rede viária de uma parte importante da Vila de Celorico de Basto, com o objetivo de cumprir com várias funções importantes que vão desde a função de circulação rodoviária motorizada e da garantia da sua acessibilidade aos diferentes espaços, até ao suporte de deslocações pedonais ou outras não motorizadas, bem como de funções sociais próprias da normal vivência urbana. Uma das funções rodoviárias básicas corresponde à função de “circulação”. Este arruamento vai permitir uma ligação rápida e segura entre o nó da Variante de Crespos e uma área importante de Britelo, aonde se localiza a Igreja Matriz. Todo este espaço ficará melhor conectado com as ligações para Norte do concelho e conjunto de atividades localizadas no parque empresarial de Crespos e nas suas imediações onde o nível de serviço oferecido depende da garantia de condições fluidas, rápidas e seguras de deslocação, providenciadas por eixos viários com capacidade suficiente, como é o caso do arruamento agora proposto. A outra função rodoviária é o “acesso” aos espaços urbanos adjacentes e aos espaços de estacionamento na via por parte de veículos motorizados. Esta função é particularmente clara e evidente no troço de via já construído, beneficiando os que hoje acedem à igreja matriz de Britelo e num futuro próximo um conjunto significativo de famílias que aqui se irão localizar. Da urbanização já aprovada e que ascende a 43 lotes, são vários os licenciamentos já iniciados e alguns já concluídos. Uma área significativa classificada no Plano de Urbanização como “espaço urbanizável” ganhou caráter urbanizável, passando a área consolidada sob o ponto de vista da infraestruturalção do espaço. As outras funções são as ligadas às deslocações em modos não motorizados, particularmente o modo pedonal mas também o ciclista e todas as funções de vivência urbana. Estas funções necessitam de um “ambiente” seguro e agradável que, genericamente, está associado à existência de espaços clicáveis e passeios com dimensão generosa, assim como níveis reduzidos dos fluxos e velocidades do tráfego motorizado. Verifica-se, assim, que existe uma grande compatibilidade entre as funções de acesso e as de deslocação não motorizada e de vivência urbana, enquanto todas estas se mostram razoavelmente compatíveis com a função circulação.

Geographic distribution of financing

104,53 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Celorico de Basto 104,53 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024