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Project Portugal 2020

MOBILIDADE URBANO SUSTENTÁVEL – REDE PEDONAL E CICLÁVEL DE ARCOS DE VALDEVEZ

Project sheet

Name

MOBILIDADE URBANO SUSTENTÁVEL – REDE PEDONAL E CICLÁVEL DE ARCOS DE VALDEVEZ .

Funding amount

396,78 thousand € .

Value executed

384,16 thousand € .

Operation code

NORTE-03-1406-FEDER-000087 .

Conclusion date

11.12.2019 .

Summary

O Municipio de Arcos de Valdevez pretende com esta candidatura levar a cabo duas ações: - LIGAÇÃO ENTRE O IC 28 E O PARQUE EMPRESARIAL DE MOGUEIRAS - TROÇO A (ENTRADA SUDOESTE DA SEDE DO CONCELHO) - visa a beneficiação das condições de circulação para peões e ciclistas, do troço de estrada sob jurisdição municipal entre a antiga Escola Primária de Guilhadeses/futura rotunda da Ponte do Outeiro e o Centro Cívico de Guilhadeses, numa extensão total de cerca de 700 metros. A estrada EM202 (EN202 desclassificada) é um dos principais eixos de acesso da Sede do Concelho, que promove o acesso às zonas periféricas de desenvolvimento habitacional e empresarial localizada a sudoeste assim como a ligação a outros eixos viários de grande importância (IC28, EN101 e EN202). Assim, pretende-se com esta intervenção, e neste troço em particular, obter características aproximadas a um traçado mais urbano e com isso assegurar maior conforto e segurança aos seus utilizadores: peões e ciclistas. O novo perfil transversal proposto, para além de contemplar corredores de circulação e atravessamentos pedonais, prevê ainda um corredor de circulação de velocípedes, a conectar a zona do Centro Cívico de Guilhadeses até ao desvio de acesso à Ecovia do Vez, a qual se desenvolve junto do Rio Vez e atravessa toda a área urbana. Este novo troço faz parte da visão estratégica municipal, com o objetivo por um lado, de dar continuidade à rede de ecovias existentes, e por outro, criar uma rede de percursos e corredores ciclável na área urbana e periurbana que ligue os principais equipamentos públicos, parques e áreas verdes, tratando-se de um investimento estratégico na área da mobilidade suave e no uso da bicicleta, como complemento do sistema de transportes local e regional. Os trabalhos previstos serão ao nível do pavimento, iluminação pública, drenagem superficial e substituição ou colmatação das infraestruturas públicas tendo em vista uma melhoria significativa da mobilidade urbana, através duma intervenção que incida na criação de percursos pedonais, percursos cicláveis e equipamentos urbanos, que contribuam para uma utilização da via disciplinada e mais segura. - MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL - INCREMENTO DE MODOS SUAVES (EM202) - O projeto tem por objetivo a qualificação do espaço público, tendo em conta as seguintes dimensões estruturantes: ? Repartição do espaço por diferentes funções de circulação e estadia, com especial atenção para a integração dos transportes coletivos e dos modos suaves; ? A inclusão das diferentes formas de menor mobilidade pessoal e que em determinadas circunstâncias afasta mesmo as pessoas de usufruto do espaço público; ? A melhoria do conforto dos materiais, do conforto visual (desenho) e do conforto climatérico (eficiente drenagem de águas pluviais). A acessibilidade nas vias públicas deve ser pensada para todos os cuidados usuários do sistema, e não somente para veículos motorizados, devendo portanto, o espaço público oferecer condições de segurança e conforto a todos os seus utilizadores, independentemente da sua condição com ou sem mobilidade reduzida. Assim sendo, verificou-se que os passeios existentes encontram-se degradados e com materiais heterogéneos (ladrilhos, betonilha, mecan), tendo sido afetados por diversas intervenções, sendo portanto oportuno renovar e homogeneizar o revestimento deste passeio. Do outro lado da via, a berma é estreita e em terra, sem qualquer condições de circulação pedonal ou outra. A faixa de circulação automóvel encontra-se em bom estado. A iluminação pública encontra-se desatualizada e proliferam os postes, cabos e armários de energia e telecomunicações com localização inadequada, estreitando a circulação pedonal.

Geographic distribution of financing

396,78 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Arcos de Valdevez 396,78 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.05.2024