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Project Portugal 2020

ON-Commerce – Programa de Aceleração das PME para o comércio digital

Project sheet

Name

ON-Commerce – Programa de Aceleração das PME para o comércio digital .

Funding amount

325,89 thousand € .

Value executed

313,62 thousand € .

Operation code

NORTE-02-0853-FEDER-037625 .

Conclusion date

29.06.2023 .

Summary

O projeto ON-Commerce tem como principal objetivo qualificar as PME da Zona Norte em domínios imateriais de competitividade, capacitando-as para acelerar a evolução e/ou definição de modelos de negócio digitais que, tendo por base o comércio eletrónico, lhes permitam vencer as barreiras geográficas e competir, em igualdade de circunstâncias, no mercado global e no novo paradigma da Indústria 4.0. Para o efeito foi delineado um Plano de Ação, a 18 meses, do qual fazem parte 4 Ações nucleares e uma Ação de Disseminação e Exploração de Resultados, e Gestão do Projeto; as 5 Ações são totalmente complementares em termos de âmbito e objetivos e materializam, no seu conjunto, a metodologia adotada que, por sua vez, cumpre 3 fases consecutivas e complementares – DIAGNÓSTICO » IMPLEMENTAÇÃO » DISSEMINAÇÃO – e assenta em 3 pilares estratégicos: CAPACITAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E COOPERAÇÃO. No seu conjunto, as Ações preconizadas preveem a realização das seguintes atividades: A1.1: Caracterização do contexto internacional do e-commerce, que diagnostica o contexto internacional do e-commerce, identificando os principais marketplaces, tendências de consumo, segmentos com maior crescimento, etc. A1.2: Identificação das principais barreiras à adoção do e-commerce pelas PMEs nacionais, complementa os resultados da Atividade anterior com dados nacionais; reforça a base de conhecimento para Atividades seguintes e permite identificar as competências relevantes no contexto do e-commerce. A1.3: Mapeamento de competências críticas para o e-commerce, tem por base as informações recolhidas no âmbito da Atividade anterior com o objetivo de selecionar, de entre as competências apontadas pelas PME inquiridas, as que se revelam críticas para vencer no contexto do e-commerce. Estas competências serão a base da matriz de competências que sustentará a Bolsa e Competências a desenvolver na A41. A2.1: Identificação de 3 casos de estudo: modelos de negócio digitais para setores tradicionais, seleciona 3 estudos de caso de e-commerce que serão disponibilizados na Plataforma Aceleradora de e-commerce a desenvolver na A4.2. A2.2: Realização de workshops de capacitação, eventos de partilha e discussão alargada sobre os desafios comuns no contexto do e-commerce; A2.3: Elaboração do Estudo “Estratégias de e-commerce: marketplace ou loja online?", que apresentará as vantagens e desvantagens dos dois principais modelos de comércio digital; ficará disponível na Plataforma Aceleradora do e-commerce (A4.2); A3.1: Mapeamento de ferramentas estratégicas para dinamização do intra-empreendedorismo, que identificará dinâmicas de grupo e outras ferramentas para implementação pelas PME; ficarão disponíveis na Plataforma Aceleradora do e-commerce (Ação 4); A3.2: Conceção de Ferramenta de Auto-diagnóstico para o contexto de e-commerce, que permitirá às empresas avaliar em que fase se encontram (e que passos a cumprir) da adoção plena do e-commerce; ficará disponível na Plataforma Aceleradora do e-commerce; A3.3: Programa de Aceleração “DO CONVENCIONAL AO DIGITAL”, permitirá a 4 PME receber sessões de consultadoria e acompanhamento focado na evolução / definição de modelos de negócios digitais; A4.1: Criação de uma Bolsa de Competências, prevê a realização de uma matriz de competências tendo por base as competências críticas identificadas na A1.3; esta Bolsa será alimentada pelo registo dos diferentes utilizadores (PME, empreendedores, etc.) em toda a cadeia de valor do e-commerce; ficará disponível na Plataforma de Aceleração de e-commerce, sendo expectável que seja continuamente reforçada mesmo após a conclusão do projeto; A4.2: Conceção e disponibilização de plataforma de aceleração de e-commerce, integra os estudos, ferramentas e demais informação criada nas Atividades anteriores; manter-se-á em funcionamento mesmo após a conclusão do projeto, assegurando em larga medida a sustentabilidade das ações iniciadas no projeto e a cooperação futura necessária para a competitividade das PME; A4.3: Organização de duas mesas redondas, promoverá discussões focadas, com a moderação de peritos no domínio do e-commerce, funcionando igualmente como eventos de networking. A5.1: Conceção do Material promocional, para promover o projeto e ações previstas em todas as ocasiões, potenciando uma participação massiva das PME; A5.2: Comunicação digital, prevê disseminar de forma alargada os objetivos e resultados do projeto, alcançando públicos-alvo com os quais de outra forma seria impossível ter contactos; A5.3: Realização de sessões de apresentação projeto, permitindo mobilizar as PME para participar no projeto e assegurando a transferência do conhecimento gerado para o restante tecido empresaria; A5.4: Gestão do projeto, prevê a realização de tarefas que assegurem a execução das atividades previstas de acordo com o calendário e o budget definidos. O projeto ON-Commerce é copromovido pela ANJE (promotor líder) que apresenta um vasto curriculum e sólida experiência na mobilização e na dinamização do espírito empresarial, com particular incidência na Região Norte, e pela TecMinho (copromotor) que possui uma experiência consolidada no estabelecimento de relações de cooperação entre o tecido empresarial e a academia, detendo conhecimentos estratégicos ao nível da transferência de conhecimento; os dois copromotores possuem ainda uma enorme experiência na gestão de projetos, o que aporta ao projeto uma orientação a resultados. Demonstra-se, assim, estarem reunidas as competências necessárias para assegurar a execução do projeto ON-Commerce, em linha com os objetivos que lhe servem de base, sendo expectável que o mesmo apresente um impacto positivo e multisetorial nas PME da Região Norte. Importa ainda referir que o projeto ON-Commerce reforça a apostae o compromisso dos dois copromotores na capacitação e na qualificação das PME da Zona Norte, sendo – aliás – clara a sua lógica de continuidade relativamente a Ações Coletivas anteriores. A este respeito destaca-se, particularmente, a continuidade relativamente ao projeto Minho Export (Operação Nº: NORTE-02-0752-FEDER-000017) que – apesar de se tratar de uma Ação Coletiva com uma tipologia distinta da do projeto ON-Commerce – se focaba na capacitação e na qualificação das PME da Região Norte para aceder a mercados internacionais de maior valor acrescentado. O projeto ON-Commerce dá, assim, continuidade a este projeto anterior, dotando-o de uma maior abrangência territorial (que passa do Minho para toda a Região Norte), por um lado, e de um âmbito mais focado (que se “restringe” ao e-commerce), por outro.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

325,89 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By region

1 region financed .

  • North 325,89 thousand € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024