Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

Be Natural - Montalegre .

Funding amount

234,73 thousand € .

Value executed

198,04 thousand € .

Operation code

NORTE-02-0752-FEDER-000058 .

Conclusion date

28.02.2021 .

Summary

Montalegre é uma vila transmontana situada na região das terras altas de Barroso, que incluem as serras do Gerês, do Larouco e do Barroso, e formam uma zona natural de serras, carvalhais, rios e ribeiros. Parte do concelho de Montalegre está inserido no importante Parque Nacional da Peneda-Gerês e conta com um património histórico, cultural e natural muito rico. Os principais destaques turísticos deste território são: (1) o castelo do século XIV, com a imponente Torre de Menagem com 27 metros de altura, o qual fica localizado no centro da vila de Montalegre e onde se realiza o evento Sexta 13; (2) a aldeia de Pitões das Júnias, que fica localizada no Parque Nacional da Peneda-Gerês, possui um Mosteiro de Santa Maria das Júnias (séculos IX e XI), que tem conseguido manter ao longo dos séculos a sua pequena população e o aspeto medieval, de construções em pedra, sendo um dos principais atrativos turísticos desta região; (3) a produção de enchidos e presunto, sendo a Feira do Fumeiro e do Presunto o expoente máximo da promoção destes produtos locais; (4) a batata de Montalegre, o mel do barroso e a gastronomia local, com características únicas e distintivas; (5) Vilar de Perdizes, Padre Fontes e o evento Sexta 13 que celebra todas as sextas-feiras 13, consiste num evento singular baseado nos azares, bruxedos, contos e lendas. O Ecomuseu de Barroso, associação privada sem fins lucrativos, promotora do atual projeto “Be Natural – Montalegre”, persegue os seguintes objetivos: a inventariação e preservação do património; a valorização e divulgação dos recursos; a afirmação do território como destino turístico; organização de eventos de promoção do território; apoiar os produtos regionais e a sua comercialização; entre outros objetivos de valorização e promoção dos recursos e ativos desta região. Neste sentido, em estreita articulação com a autarquia de Montalegre, foi decidido preparar um projeto orientado para a promoção internacional do território. A operação candidata ao SIAC Internacionalização do PO Norte 2020, visa incrementar a projeção internacional de Montalegre e da Região do Alto Tâmega, através da realização de um conjunto de iniciativas estratégicas para dinamizar a economia local, associada a uma estratégia de promoção turística do território. Assim, as ações propostas passam pela aposta no marketing territorial e promoção dos produtos e serviços de Montalegre, pela capacitação das PME para a internacionalização e pela promoção de um evento com impacto internacional e forte impacto na animação turística do território. Desta forma, foi estruturado um plano de ação composto por 4 atividades que se articulam e complementam, ao nível dos objetivos e públicos-alvo a atingir: (1) estratégia de posicionamento e de promoção em mercados externos associada à marca territorial “Montalegre” e aos seus principais produtos; (2) capacitação dos agentes económicos dos setores do turismo e agroalimentar para o desenvolvimento e promoção do roteiro turístico de Montalegre; (3) projeção internacional de Montalegre através da realização do evento Sexta 13 replicado em duas comunidades portuguesas da Europa e transmitido em direto para vários países através de Live Stream; (4) avaliação, acompanhamento e dinamização do projeto. Este é um projeto crucial para alavancar a estratégia de promoção turística que os agentes do território (Ecomuseu e Município de Montalegre) têm desenvolvido com enorme sucesso nos últimos anos e que se tem traduzido num incremento considerável da notoriedade de “Montalegre” enquanto marca territorial. Pretende-se agora capitalizar esta estratégia de promoção turística, dando-lhe um cunho e uma orientação para os mercados externos, considerando que os resultados obtidos até então na capacidade e atração de fluxos turísticos, particularmente visitantes originários de Espanha, é a comprovação de que Montalegre tem capacidade de se afirmar em mercados externos, pelo carácter único e diferenciador dos produtos e experiências que oferece. Esta estratégia de promoção do território tem impacto direto na economia local, gerando um mercado de proximidade que assume uma importância fulcral na economia do município e estendendo-se aos Municípios limítrofes, particularmente Chaves e Boticas, garantido o escoamento de toneladas de fumeiro e taxas de ocupação de 100% das unidades de alojamento e da restauração. É indubitável o impacto que a promoção e animação turística do território, particularmente a realização dos eventos Sexta 13, Feira do Fumeiro e do Presunto e o Festival de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, possuem para as famílias e para a economia local, pois cria riqueza, gera emprego e negócios em diversas atividades conexas às atividades turísticas.

Geographic distribution of financing

234,73 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Montalegre 234,73 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024