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Project Portugal 2020

Acessibilidade Inclusiva - Requalificação da Avenida Infante Dom Pedro - Alverca do Ribatejo

Project sheet

Name

Acessibilidade Inclusiva - Requalificação da Avenida Infante Dom Pedro - Alverca do Ribatejo .

Funding amount

503,77 thousand € .

Value executed

503,77 thousand € .

Operation code

LISBOA-08-1406-FEDER-000083 .

Conclusion date

13.11.2020 .

Summary

A área de intervenção da operação candidata abrange a Avenida Infante Dom Pedro, artéria central de Alverca do Ribatejo que estabelece ligações relevantes na mobilidade urbana da cidade. Permite o acesso direto a vários e significativos equipamentos, à EN10, ao terminal rodoferroviário e está estreitamente relacionada com a estratégia de ligações entre percursos ribeirinhos, trilhos e redes cicláveis do concelho de Vila Franca de Xira. A Avenida Infante Dom Pedro é caracterizada por dois troços de caraterísticas distintas, o troço a norte da Rua Eng.º Vilar Queiroz com um perfil transversal de duas vias de circulação e passeios laterais, e o troço a sul, de uma única via, com estacionamento paralelo de ambos os lados e passeios de largura reduzida. Trata-se de uma via com fluxo de trânsito considerável que, pelas suas características atuais, pejada de barreiras arquitetónicas, não garante o cumprimento das disposições para a mobilidade pedonal reduzida e coloca em conflito peões e automobilistas. Neste contexto surge o projeto da presente candidatura que através da articulação de diversas medidas, a seguir elencadas, pretende eliminar deficiências e potenciar as condições de circulação pedonal promovendo a mobilidade inclusiva integrada e mais segura para todos: - Criação de um percurso dedicado à mobilidade suave, ao longo de toda a avenida, com características dimensionais e materiais que permitam o conforto e a segurança dos utilizadores, em particular daqueles que tenham a sua mobilidade reduzida; - Eliminação de barreiras arquitetónica e urbanísticas existentes nos passeios, tais como mobiliário urbano, sinalização informativa ou de trânsito e apoios de infraestruturas, incorretamente implantados; - Rebaixamento de passeios nas zonas de passagem de peões com introdução de pavimento tátil direcional e de aviso, de acordo com as disposições do Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto; - Introdução de segregadores nos lugares de estacionamento existentes por forma evitar o estacionamento invasivo das zonas pedonais e garantir uma largura livre de passeio igual ou superior a 1,5m; - Criação de gare de paragem para transportes públicos e respetivo abrigo de passageiros; - Formalização do troço sul como via de sentido único, com área reservada a estacionamento automóvel apenas num dos lados, por forma a possibilitar o aumento da largura dos passeios; - Implantação de uma rotunda num dos acessos ao Interface Rodoferroviário de Alverca com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito automóvel, reduzir conflitos e sinistralidade; - Fresagem e repavimentação da plena via; - Introdução de nova sinalização vertical e horizontal; - Renovação da rede de iluminação pública tendo em consideração a segurança do espaço urbano, a poupança de energia e a redução dos custos de exploração por recurso a tecnologia LED; - Arborização da área de intervenção através da integração de árvores de alinhamento. associadas à reformulação dos espaços de circulação pedonal; - Instalação de novo mobiliário urbano, designadamente bancos, papeleiras e relocalização de contentores de resíduos sólidos urbanos.

Geographic distribution of financing

503,77 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Vila Franca de Xira 503,77 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.10.2024