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Project Portugal 2020

Rede ciclável e pedonal na área de influência da interface de transportes do Barreiro

Project sheet

Name

Rede ciclável e pedonal na área de influência da interface de transportes do Barreiro .

Funding amount

2,37 million € .

Value executed

2,37 million € .

Operation code

LISBOA-08-1406-FEDER-000080 .

Conclusion date

29.04.2022 .

Summary

Esta operação refere-se de forma genérica à continuação da rede ciclável e pedonal do município, incorporando a requalificação do espaço exterior de uma área sensível do território. A intervenção de reperfilamento da Av. da Liberdade, surge enquadrada numa estratégia municipal de requalificação dos principais eixos urbanos, cumprindo uma lógica de dotação de várias valências de serviço público contemporâneo e consentâneo com a sustentabilidade das cidades atuais, que a expansão urbana dos meados do século passado não integrou. Neste âmbito a ação proposta reflete a nova dinâmica de circulações cicláveis e pedonais que se pretende implementar no município, incorporando a estratégia de expandir a rede municipal, através da promoção da continuidade territorial, dando cumulativamente um forte enfoque às temáticas ambientais em articulação com as temáticas da mobilidade suave. Os canais dedicados à circulação ciclável e pedonal como deslocações prioritárias, surgem com uma leitura estruturante, articulando espaços amplos permeáveis e alinhamentos arbóreos, constituindo-se como cortinas verdes, promotoras da melhoria local da qualidade ambiental e atmosférica, em articulação com um dos eixos viários mais importantes da cidade, pela sua proximidade ao interface de transportes do Barreiro, onde circula um volume diário de 15.000 passageiros que se deslocam através dos transportes coletivos do Barreiro (autocarros) números aos quais se acrescentam os passageiros que se fazem transportar em transporte individual até ao terminal rodo-ferro-fluvial. A área de intervenção totaliza cerca de 35.000m2 e prevê um conjunto de intervenções ao nível: do alargamento e requalificação dos percursos pedonais na Av. da Liberdade e ligação ao interface de transportes do Barreiro, tornando estes percursos mais seguros, confortáveis e inclusivos; da criação de uma ciclovia que promove a continuidade entre os percursos cicláveis existentes no Barreiro e a Rede Ciclável; estabelece a ligação da área urbana do Barreiro com a interface de transportes rodo-ferro-fluvial; e do estacionamento de apoio à habitação e comércio local, com capacidade para 110 veículos. A solução proposta pretende devolver a cidade ao peão, criando um espaço reformulado onde é priorizada a circulação do ciclista e do peão em detrimento do veículo motorizado. De um modo geral, a reorganização espacial proposta para esta zona do território materializou-se com a implementação de uma estrutura verde bem marcada, que preconiza e enfatiza os percursos pedonais na dinâmica global, pedonalizada e ciclável que as cidades “de hoje” devem incorporar. Desta forma a circulação ciclável proposta constitui-se como uma medida de afirmação do modo ciclável em alternativa aos modos motorizados nas deslocações de caráter regular de curta distância.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

2,37 million €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Barreiro 2,37 million € ,
Source AD&C, GPP
31.10.2024