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Project Portugal 2020

Requalificação da Rua do Láparo (Troço do Percurso 3 da Rede Ciclável)

Project sheet

Name

Requalificação da Rua do Láparo (Troço do Percurso 3 da Rede Ciclável) .

Funding amount

672,75 thousand € .

Value executed

672,75 thousand € .

Operation code

LISBOA-08-1406-FEDER-000079 .

Conclusion date

11.09.2020 .

Summary

A operação tem enquadramento no âmbito da construção e implementação da designada Rede Ciclável e Pedonal de Alcochete, a qual assenta numa estratégia de integração da bicicleta no sistema de transportes, como modo de transporte quotidiano, nas ligações aos transportes públicos e deslocações de curta distância. Esta operação, integrada no percurso 3 que engloba a requalificação da Rua do Láparo, ligará a Área Empresarial do Batel (área de relevo no município, onde se concentra um importante polo de empregabilidade) ao centro da vila, onde se localizam a maioria dos equipamentos e serviços públicos e privados de maior relevo (C. Municipal, J. Freguesia, R. Finanças, Conservatória dos Registos Civil, Predial e Comercial, Notariado, Est. Correios, Instituições Financeiras, Estabelecimentos de Ensino, entre outros) e servindo um vasta área residencial. O referido percurso vai desenvolver-se ao longo de uma importante artéria viária da Vila de Alcochete, que constitui um corredor urbano de procura elevada e cuja requalificação privilegiará a utilização de modos suaves (ativos), conduzindo à redução da utilização do transporte individual motorizado. O traçado da Rua do Láparo, no município de Alcochete, desenvolve-se de noroeste para sudeste, numa extensão de cerca de 1,1 km, tem o seu início no Entroncamento com a Avenida Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 e termina junto à Área Empresarial do Batel. O mesmo apresenta uma faixa de rodagem com 6,00 m de largura e uma via mista (pedovia + ciclovia), com 2,80 m de largura, cuja implantação se verifica do lado poente da faixa de rodagem até cerca do PK 0+525, ponto a partir do qual transita para o lado oposto até ao final do traçado. Nas zonas edificadas, preconiza-se a execução de um passeio com uma largura mínima de 1,50m no lado oposto ao da via partilhada. Ao longo do traçado está prevista a reformulação de uma rotunda e de cinco entroncamentos existentes, bem como a execução de um novo entroncamento. Esta via (Rua do Láparo) apresenta uma acentuada degradação das suas condições de transitabilidade e de segurança rodoviária, sendo um problema sobretudo para os munícipes que, nas suas ligações casa-emprego, têm necessidade de se deslocar a pé ou de bicicleta. Por outro lado, esta via também contém alguns troços de dimensão considerável que ainda mantêm as características do caminho rural preexistente em que não permitem a circulação de peões e ciclistas, com um mínimo de condições de conforto e segurança. Pretende-se que esta solução conduza a uma maior segurança na circulação, bem como à redução significativa da velocidade média de circulação atual, com consequente redução dos níveis de ruído e de emissão de gases poluentes. Será ainda instalado um novo sistema de iluminação pública de tecnologia LED que, para além de contribuir para uma maior comodidade de utilização e atratividade do espaço público, proporcionará uma significativa redução do consumo energético. Estima-se que a população potencialmente abrangida é de cerca de 5.000 habitantes. É abrangida toda a largura da artéria objeto da intervenção, no sentido de a tornar integralmente acessível a cidadãos com mobilidade reduzida. Quer a faixa mista que permite a circulação pedonal, quer os restantes pavimentos, serão expurgados de barreiras arquitetónicas, nomeadamente no acesso a passadeiras e a paragens de transportes públicos. Os percursos de peões serão integralmente acessíveis em toda a extensão da intervenção.

Geographic distribution of financing

672,75 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Alcochete 672,75 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.10.2024