Project Portugal 2020
M3. Ligação intermodal Pinhal Novo Sul
Project sheet
Name
M3. Ligação intermodal Pinhal Novo Sul .Funding amount
85,38 thousand € .Value executed
85,38 thousand € .Operation code
LISBOA-08-1406-FEDER-000005 .Conclusion date
30.12.2016 .Summary
A operação M3. Ligação Intermodal Pinhal Novo centra-se na zona sul de Pinhal Novo e tem como finalidade a promoção da intermodalidade e a criação de condições de apoio à rede ciclável local, numa lógica de interface, e, concomitantemente, a requalificação de espaços degradados do centro da Vila de Pinhal Novo, no contexto das acessibilidades e mobilidade. Inclui uma intervenção em parqueamento automóvel, com ligação à estação de caminho-de-ferro, ciclovias e vias pedonais, tendo em vista a dotação da zona sul de Pinhal Novo de novas funcionalidades que permitam à comunidade a adoção de formas de mobilidade sustentáveis e amigas do ambiente. Para tal, de acordo com o projeto técnico de execução (arquitetura e especialidades), a operação pauta-se pela seguinte intervenção: • O traçado em planta contempla zonas para passeio, ciclovia e rodovias, que têm em consideração a conceção de passadeiras para ligar as várias zonas. Os perfis transversais variam consoante os tipos de trânsito e de drenagem, bem como em função das condições locais. Na maioria das rodovias foi considerada uma largura de 5,50m, em betão betuminoso (BB), com sentido único. Nos passeios, excluindo os existentes em calçada, foram definidos em blocos de betão simples retangulares tipo pavê. • O pavimento adotado baseou-se que o tráfego previsível se incluiria na classe T7 do Manual de Conceção de Pavimentos para a Rede Rodoviária Nacional da antiga Junta Autónoma de Estradas, que corresponde ao tráfego médio diário anual inferior a 50 veículos pesados por sentido no ano de abertura da estrada. • A estrutura do pavimento foi dimensionada para um horizonte a 20 anos com base nos critérios de Limitação do fendilhamento por fadiga das camadas betuminosas e Limitação das deformações permanentes para uma fiabilidade de 95%. • A sinalização compreende sinalização horizontal e vertical, incluindo setas e sinais de código. A sinalização foi projetada conforme os diplomas legais vigentes e no Caderno de Encargos das Estradas de Portugal (EP), S.A. • Na área do estacionamento e dos passeios são intersetadas algumas infraestruturas que cuja localização foi alterada ou adaptada. • São distribuídas árvores nos caminhos pedonais e no estacionamento automóvel de forma a conferir sombra nesses caminhos pelo lado Sul, sendo que tal exige terra superficial para as plantações, pois no local não existe terra vegetal disponível mesmo após a escavação da abertura de caixa de pavimento. • No que concerne ao mobiliário urbano, encontravam-se alguns bancos junto à Associação de Reformados, que foram retirados do local antes da execução dos trabalhos e serão colocados novamente com a conclusão da obra. Está prevista a inclusão de papeleira e estacionamento para bicicletas (existente no local) junto à entrada da estação de caminho-de-ferro. • Para uma boa gestão e segurança do sistema foram colocados na rede vários órgãos funcionais e de segurança que, em termos gerais, se destinam a garantir uma boa articulação física e funcional com o tecido urbano envolvente no exercício das suas funções. • Com vista à concretização do projeto, foi necessário proceder à reformulação da rede de iluminação pública (rede enterrada e respetiva ligação às luminárias existentes), bem como ao reforço da iluminação pública, através de mais 38 luminárias e respetivo projeto de ligação à rede elétrica. (Vide Memória Descritiva em anexo)
Funding beneficiaries
Main beneficiary
MUNICÍPIO DE PALMELA
Geographic distribution of financing
85,38 thousand €
Funding amount
Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Palmela 85,38 thousand € ,