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Project sheet

Name

Unidade de Saúde Familiar do Pinhal Novo .

Funding amount

550,76 thousand € .

Value executed

550,76 thousand € .

Operation code

LISBOA-06-4842-FEDER-000006 .

Conclusion date

11.10.2019 .

Summary

A nova unidade de saúde irá ser dimensionada, de acordo com os programas funcionais vigentes, com infraestruturas necessárias e com espaços para a prestação direta de cuidados de saúde primários e outros polivalentes. Tal como está referido no documento “Orientações para instalações e equipamentos para Unidades de Saúde Familiar” as áreas identificadas, nomeadamente a de entrada, a administrativa, a de prestação de cuidados e a de apoios, bem como as dimensões dos diversos espaços e os exemplos de programa funcional apresentam-se como uma referência. No projeto de arquitetura e de especialidades anexo a esta candidatura poderão ser consultadas com mais detalhe as soluções que se irão adotar. a) Área de Entrada/Receção /Espera Esta área é composta por: • Zona de espera: área onde os utentes esperam o atendimento; tem um espaço infantil, preferencialmente separado ou resguardado (divisória) da restante sala. • Instalação sanitária: tem uma antecâmara com fraldário. A colocação do fraldário na antecâmara permite que o acompanhante, independentemente do género, o utilize sem perturbar o acesso ao sanitário pelos outros utentes. Não existindo a antecâmara, a colocação do fraldário teria que ser no interior da instalação sanitária e teria que existir nas instalações femininas e masculinas. Parece-nos, ainda, que uma pequena área dedicada a “muda de fralda” se apresenta mais agradável. Propõe-se a existência de dois tipos de instalações sanitárias, uma normal e outra adaptada a utentes com mobilidade condicionada. b) Área de Apoio administrativo O apoio administrativo é constituído por: • Atendimento ao público / Secretariado clínico: correspondente à área administrativa para o atendimento do público e para secretariado clínico e arquivo. c) Área de Prestação de Cuidados de Saúde As áreas e os espaços destinados à prestação de cuidados de saúde são os seguintes: • Gabinete de consulta médica: utilizado exclusivamente por um Médico de Família, sendo possível a partilha com outros médicos (em formação, no internato médico da especialidade, de medicina geral e familiar). Os gabinetes devem ter uma dimensão ajustada ao equipamento, devem ter a possibilidade de permanência de 1 utente e 1 acompanhante e ainda a circulação de utente em cadeira de rodas. • Gabinete de Consulta de Saúde da Mulher/Planeamento familiar: usado no âmbito da consulta da Saúde da Mulher e de Planeamento Familiar, com marquesa adequada à realização de observação ginecológica. Gabinete partilhado pelos médicos de família e pelos enfermeiros de família da Unidade de Saúde. A existência deste gabinete deverá ser considerada numa ótica de otimização, com organização de horários dos profissionais distribuídos adequadamente ao longo do dia e da semana. Tem que considerar área adequada para que se instale o equipamento necessário a procedimentos inerentes à atividade de planeamento familiar. Existe a possibilidade de realizar outros procedimentos pontuais (por exemplo, rastreio do cancro do colo do útero). Com este gabinete especializado ocorre uma redução das áreas dos gabinetes de consulta, evitando a necessidade de equipar todos os gabinetes com marquesa ginecológica. • Gabinete de internos: permitirá ao médico interno exercer a sua atividade em consulta, de forma autónoma, como preconizado para os 3.º e 4.º anos da especialidade de Medicina Geral e Familiar. Acresce esta necessidade de espaço dada a carga horária de 40 horas/semanais atribuídas a este médico, bem como a eventual presença de mais do que um médico interno (em diferentes estádios de formação) na Unidade de Saúde, exigindo neste caso que se adote uma estratégia de boa gestão da ocupação das diferentes áreas de trabalho. • Gabinete de enfermagem: destinado à realização de consultas de enfermagem no âmbito dos vários programas de vigilância de saúde e de gestão da doença crónica, para grupos específicos (por exemplo, Saúde Infantil, Saúde Materna e Planeamento Familiar, Doente com Diabetes/Hipertensão Arterial). Considera-se um gabinete de consulta de enfermagem polivalente, partilhado por vários profissionais, em períodos distintos. • Sala de tratamentos (pensos): destinada à realização de pensos e outros cuidados curativos, devendo ter esta sala 14 a 16 m2, de modo a garantir a execução de várias atividades de enfermagem e a instalação do mobiliário de apoio e arrumação de material inerente às atividades. Deve ser aproveitada também como sala para a preparação diária do material a levar nas malas de Visita Domiciliária de enfermagem. • Sala de tratamentos (injetáveis): local onde se realizam tratamentos injetáveis e outros procedimentos, que segundo as normas do plano nacional de controlo de infeção é obrigatório separar da sala de tratamentos para pensos. Considerando a possibilidade de incluir o frigorífico de vacinas e o mobiliário de apoio, a sala de tratamento (injetáveis) deverá ter uma dimensão entre 14 a 16 m2. A vacinação é um programa de saúde transversal e é uma atividade preferencialmente programada para idade-chave no âmbito de consultas de vigilância ou oportunista, em qualquer momento/tipologia de consulta. d) Área de Apoio geral Os espaços que existirão no apoio geral são: • Sala de reuniões: destina-se a reuniões da equipa, trabalho de internos/estagiários, espaço de biblioteca e ações formativas. • Sala de pessoal/Cafetaria: para pausa de pessoal e refeições. • Vestiário: local para trocar de roupa e guardar objetos pessoais, o qual contempla instalações sanitárias. • Arquivo inativo: espaço para guardar documentação de utilização pouco frequente ou que tem de ser mantida por obrigação legal. • Sala de Apoio informático: local onde se centraliza o equipamento informático e as telecomunicações. • Depósito de Material de Consumo Administrativo / Depósito de Material de Consumo Clínico e Terapêutico: locais destinados ao armazenamento organizado de material administrativo e de consumo clínico e terapêutico. • Depósito de Material de Limpeza: espaço para o depósito de material de limpeza, que deverá incluir vestiário para pessoal de empresa de prestação de serviços (área adequada de 6m2). • Sujos/Despejos: local para a preparação de material para esterilização e envio à Unidade Central de Esterilização do ACES. • Depósito de resíduos equiparados a urbanos: espaço destinado a guardar os resíduos domésticos ou outros semelhantes, em função da sua natureza ou composição. • Depósito de resíduos contaminados: local destinado a guardar os resíduos resultantes das atividades clínicas desenvolvidas na Unidade de Saúde. Este espaço deve ter acessibilidade pelo exterior de modo a possibilitar a recolha dos contentores por empresa especializada. Entende-se que deve existir sempre uma área destinada a sujos e despejos. A preparação de material para esterilização e envio à Unidade Central de Esterilização do ACES será realizado neste local. (Vide Memória Descritiva em anexo)

Geographic distribution of financing

550,76 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Palmela 550,76 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024