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Project sheet

Name

ALMENARA -Lisboa .

Funding amount

82,43 thousand € .

Value executed

82,43 thousand € .

Operation code

LISBOA-04-2114-FEDER-000009 .

Conclusion date

14.09.2017 .

Summary

Enquadramento ALMENARA é uma operação a desenvolver, através duma parceria constituída pelo Município de Palmela e EGEAC, com o apoio do Município de Lisboa, integrada numa estratégia comum para a diferenciação e diversificação da oferta turística, assente num programa cultural partilhado pelos Castelo de Palmela e Castelo de S. Jorge de Lisboa e respectivos territórios, em torno da sua História e Património. A operação desenvolve-se entre junho de 2016 e dezembro de 2017 (durante 18 meses), enquadra-se na PI 6.3. Valorização do Património Natural e Cultural, e inscreve-se no PDCT-AML, a co-financiar pelo PORTUGAL2020, através do PORLisboa2020, FEDER. Alinhada com as estratégias nacionais e a da região de Lisboa para o desenvolvimento turístico, assim como, com as prioridades de investimentos do Plano de Ação Turismo 2020, o qual identifica o turismo cultural nas suas prioridades, a operação ALMENARA posiciona-se como programa capaz de acrescentar valor ao território e assegurar o envolvimento das duas comunidades. Através da qualidade e inovação na interpretação e construção de narrativas do acontecimento âncora, ALMENARA visa ampliar a notoriedade dos dois Castelos e da sua história, assim como assegurar uma programação anual que intensifique o interesse dos agentes económicos e operadores turísticos e se reflicta no aumento de número de visitantes, sobretudo a partir da captação e consolidação de fluxos turísticos, numa lógica de vai-e-vem entre Lisboa e Palmela. Os resultados esperados devem ter impacto na dinamização da atividade económica, numa lógica de sustentabilidade e criação de novas oportunidades de negócio, cujo desenvolvimento terá o enquadramento e apoio da Entidade Regional de Turismo de Lisboa (ERTL). Atividades a desenvolver A1. Ritual ALMENARA (A evocação histórica) O RITUAL ALMENARA representa o eixo artístico e performativo da operação, ancorado em duas faces dum único espetáculo que se realiza, ao mesmo tempo, em dois locais distintos: o Castelo de S. Jorge, em Lisboa, e o Castelo de Palmela. Pensado por dois criadores em diálogo, e tendo por base a ideia de conetividade entre ambas as fortificações, recorre-se a uma ponte de luz e às novas tecnologias no sentido de enfatizar essa ligação entre as margens norte e sul do Tejo. A atividade desenvolve-se em dois anos, Setembro de 2016 e 2017, com base na aquisição de um espetáculo a duas companhias de teatro (O Bando e a Companhia de Esquina)- A2. ALMENARA Descobre (Conhecer para valorizar) Esta atividade apresenta-se como um eixo fundamental para a interpretação, valorização e promoção dos Castelos de São Jorge, em Lisboa, e de Palmela, vocacionado para a criação de um conjunto de ativiaddes e sua apropriação pelas equipas técnicas do castelo /animação socio cultural destes dois monumentos nacionais e respetivos espaços museais in situ, assim como pela comunidade, em articulação com a estratégia de desenvolvimento turístico Lisboa 2020: • Visitas encenadas: tem com o objetivo estabelecer uma ligação histórica entre os Castelos de Palmela e de São Jorge de Lisboa, tendo como base o episódio histórico referido anteriormente, a partir do qual as equipas técnicas de ambos os castelos constroem uma narrativa que apela a esse conhecimento, à observação da paisagem, à valorização do Património cultural e à fruição turística do território. A visita, com a duração de um dia, inicia-se no castelo de Palmela e termina no castelo de S. Jorge de Lisboa e, para o efeito, serão criados vários materiais que permitirão reforçar os objetivos a atingir e possibilitarão uma maior resistência da memória pela experiência vivida, essencial para o regresso ou a partilha com o grupo de amigos e familiares. • Jogos Almenara: para que a experiência ALMENARA seja ampla e ativa, serão concebidos materiais que permitirão a interação e a participação efetiva dos visitantes nos Jogos ALMENARA. Estes jogos serão uma versão personalizada de um jogo de tabuleiro, em tamanho real e disponíveis nos dois castelos, concebidos a partir da narrativa histórica. Estes jogos serão usados maioritariamente por famílias. • Instalação de figuras lúdicas: a partir da ilustração de personalidades determinantes na história do Castelo de Palmela, serão criados painéis para que os visitantes se possam fotografar, inserido o seu rosto em orifício próprio. Estes painéis, para além das ilustrações em tamanho real, incluirão textos em várias línguas, que explicam o contexto histórico das figuras ilustradas. • Sinalética de orientação e interpretativa: ambos os castelos terão sinalética associada a este projeto, para que a marca ALMENARA esteja acessível para todos os visitantes, mesmo que não inseridos em grupos organizados. • Workshops e fam trips com operadores turísticos: esta medida visa o envolvimento das empresas/operadores do setor turístico, transformando os recursos em produtos turísticos e na criação de redes de negócio turístico, assentes na criação de programas inovadores e diferenciadores capazes de aumentarem significativamente a circulação de fluxos turísticos entre os dois monumentos e ampliarem a cadeia de criação de valor, ao ligarem-se às indústrias de produtos tradicionais, ao comércio local, ao alojamento e à restauração. Pressupõe o aumento de notoriedade provocado pelo Ritual ALMENARA e, incorporando os conteúdos e programação previstos, é determinante para o aumento significativo para o fluxo turístico entre os dois monumentos e centros históricos, contribuindo desta feita para o desvio do fluxo turístico de Lisboa para Palmela, promovendo a polarização desta na região. A Atividade desenvolve-se ao longo da duração da operação. A3. ALMENARA comunicação (A promoção) Esta atividade materializa eixo promocional da operação. Através da ALMENARA Comunicação pretende-se promover interna e externamente o território, numa ótica de valorização cultural e turística, que se irá desenvolver com base num plano de comunicação, o qual se pautará por um lado pela publicitação da operação numa perspetiva de co-financiamento FEDER, de acordo com a legislação aplicável e por outro lado por um conjunto de iniciativas que visem a valorização da operação em termos patrimoniais e turísticos. O Plano, para além de prever a criação e registo da marca ALMENARA – que será utilizada em todos os produtos, nomeadamente nas propostas de oferta turística dos agentes/operadores - obedece à estrutura clássica dum plano promocional em termos de peças e produtos a criar, designadamente prees realising, teasers, media, cartazes, flyers, campanha de RP e campanha de marketing. A actividade desenvolve-se ao longo da duração da operação. (Vide Memória Descrita ALMENARA em anexo)

Geographic distribution of financing

82,43 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Lisboa 82,43 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.10.2024